HOJE
Voa, Felício!
Por Liga Nacional de Basquete
Jovem pivô Cristiano Felício assina com o Chicago Bulls e é mais um a ir da LDB para a NBA; jogador se torna o 17º brasileiro na história a ir para a liga norte-americana

Cristiano agradou aos dirigentes do Bulls na Summer League e assinou contrato com a tradicional franquia de Chicago (João Pires/LNB)
O basquete brasileiro está em alta na NBA. Depois do anúncio do acerto do armador Raulzinho Neto, de 23 anos, com o Utah Jazz, na última quinta-feira, mais uma jovem promessa do esporte da bola laranja está a caminho da liga norte-americana: Cristiano Felício. O ex-pivô do Flamengo, que completou 23 anos na semana passada (dia 07), assinou contrato com o Chicago Bulls, franquia pela qual está disputando a Summer League, em Las Vegas.
“É o melhor presente de aniversário que eu poderia receber. Vim para os Estados Unidos com um objetivo na cabeça, que era mostrar o meu basquete, dar o meu melhor para aproveitar essa oportunidade. Queria apenas fazer uma grande Summer League e já recebi essa notícia maravilhosa. Fiz bons treinos em Chicago e estou muito, muito feliz. Quero fazer um grande campeonato e ajudar o meu novo time a ir longe no torneio”, vibrou Felício.
+Quem fica? Quem chega? Quem sai? Veja as transações oficiais das equipes do NBB no “Vai e Vem”

Cristiano Felício foi o líder em eficiência da edição passada da LDB; agora, ele está na NBA (Luiz Pires/LNB)
Desta forma, o garoto, natural de Pouso Alegre (MG), se junta ao ala Bruno Caboclo, ex-Pinheiros, na lista de atletas que saíram direto da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), para a NBA. Felício disputou três edições da principal competição nacional de base da modalidade da bola laranja no país: em 2011 pelo Minas, além de 2013 (no qual foi campeão), e 2014, (no qual foi reboteiro e terceiro colocado), ambas pelo Flamengo.
De quebra, o reforço do Bulls se tornou o 17º brasileiro na história a ir para a liga norte-americana. O pivô, de 2,10m de altura, é o oitavo jogador verde-amarelo garantido na próxima temporada da NBA e se juntou ao armador Raulzinho Neto (Utah Jazz), aos alas Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors) e Bruno Caboclo (Toronto Raptors), e aos pivôs Tiago Splitter (Atlanta Haws), Nenê Hilário (Washington Wizards), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Lucas Bebê (Toronto Raptors).
+Saiba mais: LDB revela diversos atletas para o cenário nacional e internacional do basquete
O novo brasileiro na NBA iniciou sua trajetória no esporte da bola laranja em sua cidade (Pouso Alegre – MG), depois passou por Varginha (MG) e Jacareí (SP). No entanto, foi no Minas Tênis Clube que o garoto começou a crescer e se tornar um verdadeiro gigante. Pelo clube de Belo Horizonte, Felício disputou três edições do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) e uma LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), (2011), que é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball).
Seu enorme potencial o levou para a Seleção Brasileira Adulta, e o atleta disputou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX), em 2011. No mesmo ano, Cristiano defendeu o Brasil no Mundial Sub-19, na Letônia, e foi um dos destaques da equipe na competição, ao somar médias de 9,5 pontos e 7,1 rebotes em pouco mais de 24 minutos em quadra por jogo. Naquela Seleção, comandada pelo técnico José Neto, hoje do Flamengo, ex-clube de Felício, estavam nomes que hoje também estão na NBA, como Raulzinho Neto (Utah Jazz) e Lucas “Bebê” Nogueira (Toronto Raptors).

Cristiano Felício disputou o Mundial Sub-19 pela Seleção Brasileira ao lado de seus agora companheiros de NBA, Raulzinho e Lucas Bebê (Divulgação/FIBA)
Após obter destaque nas experiências com a camisa verde-amarela, o jogador se transferiu para o basquete universitário norte-americano, na Youth Basketball Academy. Em 2013, o mineiro de Pouso Alegre voltou ao Brasil para defender as cores do Flamengo, onde ficou até o final da última temporada e conquistou grande parte dos títulos que possui em sua ainda curta carreira, como Copa Intercontinental 2014, a Liga das Américas 2014, dois NBB’s (2013/2014 e 2014/2015), a LDB 2014 e dois Campeonatos Estaduais do Rio de Janeiro (2013 e 2014).
+Saiba mais: Com 24 equipes e uma novivdade, LDB 2015 terá início em 24 de julho, em Uberlândia (MG)
Inscrito no Draft 2014, Felício foi eleito o ‘Melhor Pivô’ do Eurocamp em 2014 (Treviso/Itália) e fez apenas dois treinos em Chicago antes de seguir para Las Vegas. O pivô foi um dos nomes mais comentados durante as três partidas que o Flamengo disputou na pré-temporada da NBA no ano passado (contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies) e, com isso, chamou a atenção do Chicago Bulls e foi chamado para disputar a Summer League pela franquia.
Confira a lista completa dos 17 brasileiros na NBA na história (Atleta/Ano que assinou/Primeira franquia):
1º – Rolando Ferreira (1988) – Portland Trailblazers
2º – Pipoka (1991) – Dallas Mavericks
3º – Nenê Hilário (2002) – Denver Nuggets
4º – Leandrinho Barbosa (2002) – Phoenix Suns
5º – Alex Garcia (2003) – San Antonio Spurs
6º – Anderson Varejão (2004) – Cleveland Cavaliers
7º – Rafael “Bábby” Araújo (2004) – Toronto Raptors
8º – Lucas Tischer (2005) – Phoenix Suns
9º – Marquinhos (2006) – New Orleans Hornets
10º – Tiago Splitter (2010) – San Antonio Spurs
11º – Fab Melo (2012) – Boston Celtics
12º – Scott Machado (2012) – Houston Rockets
13º – Vitor Faverani (2013) – Boston Celtics
14º – Bruno Caboclo (2014) – Toronto Raptors
15º – Lucas “Bebê” Nogueira (2014) – Toronto Raptors
16º – Raulzinho Neto (2015) – Utah Jazz
17º – Cristiano Felício (2015) – Chicago Bulls

Mais um fruto da LDB, Cristiano Felício disputou a primeira edição da competição Sub-22 pelo Minas, clube que o revelou (Célio Messias/LNB)
Veja os 8 brasileiros confirmados para a temporada 2015/2016 da NBA:
– Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers)
– Bruno Caboclo (Toronto Raptors)
– Cristiano Felício (Chicago Bulls)
– Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors)
– Lucas “Bebê” Nogueira (Toronto Raptors)
– Nenê Hilário (Washington Wizards)
– Raulzinho Neto (Utah Jazz)
– Tiago Splitter (San Antonio Spurs)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca