#JOGAJUNTO

LDB / NBA

Voa, Felício!

13-07-2015 | 11:41
Por Liga Nacional de Basquete

Jovem pivô Cristiano Felício assina com o Chicago Bulls e é mais um a ir da LDB para a NBA; jogador se torna o 17º brasileiro na história a ir para a liga norte-americana

Cristiano Felício, do Flamengo

Cristiano agradou aos dirigentes do Bulls na Summer League e assinou contrato com a tradicional franquia de Chicago (João Pires/LNB)

O basquete brasileiro está em alta na NBA. Depois do anúncio do acerto do armador Raulzinho Neto, de 23 anos, com o Utah Jazz, na última quinta-feira, mais uma jovem promessa do esporte da bola laranja está a caminho da liga norte-americana: Cristiano Felício. O ex-pivô do Flamengo, que completou 23 anos na semana passada (dia 07), assinou contrato com o Chicago Bulls, franquia pela qual está disputando a Summer League, em Las Vegas.

“É o melhor presente de aniversário que eu poderia receber. Vim para os Estados Unidos com um objetivo na cabeça, que era mostrar o meu basquete, dar o meu melhor para aproveitar essa oportunidade. Queria apenas fazer uma grande Summer League e já recebi essa notícia maravilhosa. Fiz bons treinos em Chicago e estou muito, muito feliz. Quero fazer um grande campeonato e ajudar o meu novo time a ir longe no torneio”, vibrou Felício.

+Quem fica? Quem chega? Quem sai? Veja as transações oficiais das equipes do NBB no “Vai e Vem”

Das mãos de Andrézão, líder em eficiência da LDB 2012, Cristiano recebeu o mesmo prêmio este ano (Luiz Pires/LNB)

Cristiano Felício foi o líder em eficiência da edição passada da LDB; agora, ele está na NBA (Luiz Pires/LNB)

Desta forma, o garoto, natural de Pouso Alegre (MG), se junta ao ala Bruno Caboclo, ex-Pinheiros, na lista de atletas que saíram direto da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), para a NBA. Felício disputou três edições da principal competição nacional de base da modalidade da bola laranja no país: em 2011 pelo Minas, além de 2013 (no qual foi campeão), e 2014, (no qual foi reboteiro e terceiro colocado), ambas pelo Flamengo.

De quebra, o reforço do Bulls se tornou o 17º brasileiro na história a ir para a liga norte-americana. O pivô, de 2,10m de altura, é o oitavo jogador verde-amarelo garantido na próxima temporada da NBA e se juntou ao armador Raulzinho Neto (Utah Jazz), aos alas Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors) e Bruno Caboclo (Toronto Raptors), e aos pivôs Tiago Splitter (Atlanta Haws), Nenê Hilário (Washington Wizards), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Lucas Bebê (Toronto Raptors).

+Saiba mais: LDB revela diversos atletas para o cenário nacional e internacional do basquete

O novo brasileiro na NBA iniciou sua trajetória no esporte da bola laranja em sua cidade (Pouso Alegre – MG), depois passou por Varginha (MG) e Jacareí (SP). No entanto, foi no Minas Tênis Clube que o garoto começou a crescer e se tornar um verdadeiro gigante. Pelo clube de Belo Horizonte, Felício disputou três edições do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) e uma LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), (2011), que é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

Seu enorme potencial o levou para a Seleção Brasileira Adulta, e o atleta disputou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX), em 2011. No mesmo ano, Cristiano defendeu o Brasil no Mundial Sub-19, na Letônia, e foi um dos destaques da equipe na competição, ao somar médias de 9,5 pontos e 7,1 rebotes em pouco mais de 24 minutos em quadra por jogo. Naquela Seleção, comandada pelo técnico José Neto, hoje do Flamengo, ex-clube de Felício, estavam nomes que hoje também estão na NBA, como Raulzinho Neto (Utah Jazz) e Lucas “Bebê” Nogueira (Toronto Raptors).

Cristiano Felício disputou o Mundial Sub-19 pela Seleção Brasileira ao lado de seus agora companheiros de NBA, Raulzinho e Lucas Bebê (Divulgação/FIBA)

Cristiano Felício disputou o Mundial Sub-19 pela Seleção Brasileira ao lado de seus agora companheiros de NBA, Raulzinho e Lucas Bebê (Divulgação/FIBA)

Após obter destaque nas experiências com a camisa verde-amarela, o jogador se transferiu para o basquete universitário norte-americano, na Youth Basketball Academy. Em 2013, o mineiro de Pouso Alegre voltou ao Brasil para defender as cores do Flamengo, onde ficou até o final da última temporada e conquistou grande parte dos títulos que possui em sua ainda curta carreira, como Copa Intercontinental 2014, a Liga das Américas 2014, dois NBB’s (2013/2014 e 2014/2015), a LDB 2014 e dois Campeonatos Estaduais do Rio de Janeiro (2013 e 2014).

+Saiba mais: Com 24 equipes e uma novivdade, LDB 2015 terá início em 24 de julho, em Uberlândia (MG)

Inscrito no Draft 2014, Felício foi eleito o ‘Melhor Pivô’ do Eurocamp em 2014 (Treviso/Itália) e fez apenas dois treinos em Chicago antes de seguir para Las Vegas. O pivô foi um dos nomes mais comentados durante as três partidas que o Flamengo disputou na pré-temporada da NBA no ano passado (contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies) e, com isso, chamou a atenção do Chicago Bulls e foi chamado para disputar a Summer League pela franquia.

Confira a lista completa dos 17 brasileiros na NBA na história (Atleta/Ano que assinou/Primeira franquia):

1º – Rolando Ferreira (1988) – Portland Trailblazers
2º – Pipoka (1991) – Dallas Mavericks
3º – Nenê Hilário (2002) – Denver Nuggets
4º – Leandrinho Barbosa (2002) – Phoenix Suns
5º – Alex Garcia (2003) – San Antonio Spurs
6º – Anderson Varejão (2004) – Cleveland Cavaliers
7º – Rafael “Bábby” Araújo (2004) – Toronto Raptors
8º – Lucas Tischer (2005) – Phoenix Suns
9º – Marquinhos (2006) – New Orleans Hornets
10º – Tiago Splitter (2010) – San Antonio Spurs
11º – Fab Melo (2012) – Boston Celtics
12º – Scott Machado (2012) – Houston Rockets
13º – Vitor Faverani (2013) – Boston Celtics
14º – Bruno Caboclo (2014) – Toronto Raptors
15º – Lucas “Bebê” Nogueira (2014) – Toronto Raptors
16º – Raulzinho Neto (2015) – Utah Jazz
17º – Cristiano Felício (2015) – Chicago Bulls

Mais um fruto da LDB, Cristiano Felício disputou a primeira edição da competição Sub-22 pelo Minas, clube que o revelou (Célio Messias/LNB)

Mais um fruto da LDB, Cristiano Felício disputou a primeira edição da competição Sub-22 pelo Minas, clube que o revelou (Célio Messias/LNB)

Veja os 8 brasileiros confirmados para a temporada 2015/2016 da NBA:

Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers)
– Bruno Caboclo (Toronto Raptors)
– Cristiano Felício (Chicago Bulls)
– Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors)
– Lucas “Bebê” Nogueira (Toronto Raptors)
– Nenê Hilário (Washington Wizards)
– Raulzinho Neto (Utah Jazz)
– Tiago Splitter (San Antonio Spurs)