#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Voando baixo!

Fortaleza B. C. / CFO FOR 96
x
84 Brasília BRA
25
1ºQ
X
21
23
2ºQ
X
20
18
3ºQ
X
23
30
4ºQ
X
20

Ginásio Paulo Sarasate

13 de março de 2015

Embalado pelo inédito título da LDB, Basquete Cearense mantém bom momento, vence Brasília e dá importante passo na luta por vaga nos playoffs do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
96
X
84
96
PTS
84
9
A3C
11
30
A2C
17
9
LLC
17
36
RT
30
15
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

É só festa por parte do Basquete Cearense. Depois de comemorar o título inédito da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) na última terça-feira, a equipe nordestina também pôde vibrar com a vitória importante da equipe adulta no NBB, nesta sexta-feira, sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, por 96 a 84, realizado no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

Para sair de quadra com sua melhor atuação ofensiva em toda a temporada, o Basquete Cearense não contou com destaques somente individuais e sim com a forte participação de todo o seu coletivo, já que ao final da partida, todos os jogadores do Basquete Cearense que pontuaram deixaram a quadra com dez tentos ou mais.

O cestinha foi o ala Fernando Fischer, autor de 27 pontos, com direito a cinco arremessos certeiros para 3 pontos. Além do camisa 14, outros seis jogadores fecharam a partida com atuações importantes: Davi Rossetto (13 pontos), Rashaun (13 pontos),  Paranhos (12 pontos), Andrezão (11 pontos),  Socas (10 pontos) e Araujo (10 pontos).

“Nós tivemos uma partida muito inspirada no ataque. Soubemos aproveitar bem os nossos contra ataques. Corremos bem a quadra. Aí, ficou mais fácil de segurá-los na defesa. Foi uma vitória fundamental, que deixa a gente cada vez mais perto do nosso objetivo, que é a classificação para os playoffs”, comentou Davi Rossetto.

Após o triunfo, o Basquete Cearense agora é dono da campanha de oito vitórias em 26 partidas (30,7% de aproveitamento) e continuou na 13ª posição da tabela de classificação do NBB 7. Mesmo assim, a equipe comandada pelo técnico Alberto Bial colocou muita pressão no Macaé Basquete, 12ª colocado, que também possui oito vitórias no campeonato, entretanto, com 24 jogos disputados.

“Foi uma partida em que o Basquete Cearense conseguiu uma sincronia de movimentos no sistema ofensivo como teve poucas vezes na competição. Com isso, teve uma atuação de bom nível no ataque. Sete jogadores anotaram 10 ou mais pontos, com um aproveitamento muito alto. Foi um jogo coletivo muito legal”, analisou o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

O Basquete Cearense agora só pensa no duelo contra o Macaé, que acontece na próxima terça-feira (17/03), às 20 horas, novamente no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). O confronto contra a equipe macaense é mais do que direto na luta pela 12ª posição e consequentemente a última vaga para os playoffs do NBB.

Já o Brasília, que contou com boas atuações do ala/pivô Guilherme Giovannoni e do pivô Cipolini, autores de respectivos 20 a 17 pontos, é dono da campanha de 11 triunfos em 26 partidas (42,3% de aproveitamento), e agora só volta a atuar na sétima edição do NBB na próxima quinta-feira (19/03), às 20 horas, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), também contra o Macaé.

O Jogo

O Basquete Cearense começou quente o duelo contra o Brasília. Com êxito nos seis primeiros arremessos, a equipe da Região Nordeste do país anotou rapidamente 16 pontos e abriu boa vantagem (16 a 7). Passado o nervosismo dos primeiros minutos, o Brasília conseguiu muito bem administrar esse início fulminante de seu adversário e com forte presença da dupla de garrafão Giovannoni e Cipolini, a equipe candanga conseguiu se recuperar e encostou no placar ao final do primeiro quarto (25 a 21).

A equipe comandada pelo técnico Alberto Bial deu indícios que iria começar o segundo quarto da mesma forma que o primeiro, após arremesso para 3 pontos do jovem armador Davi Rossetto logo nos primeiros segundos, porém não foi bem assim. Depois de abrir oito pontos de vantagem, a equipe cearense viu novamente o Brasília se recuperar e equilibrar a partida, tanto em quadra quanto no placar. Após mais um período muito equilibrado e muito forte ofensivamente (23 a 20), o Basquete Cearense foi para os vestiários liderando o placar por sete pontos de vantagem (48 a 41).

O intervalo não mudou o desempenho das duas equipes, que voltaram para a segunda etapa com tudo, e fizeram mais um período com alta produção ofensiva. Contando com bom desempenho do trio Arthur, Giovannoni e Cipolini, o Brasília conseguiu vencer pela primeira vez um período na partida (23 a 18), porém mesmo com o bom desempenho candango, o Basquete Cearense, que contou com ótima participação de Fernando Fishcer durante o terceiro período, autor de dez pontos, foi para o período derradeiro vencendo a partida por dois pontos (66 a 64).

Com seis pontos seguidos, o Basquete Cearense colocou oito pontos de vantagem no placar e já começou a encaminhar sua vitória. Mesmo com a equipe candanga lutando a cada ataque para se recuperar no placar, e até conseguindo mais uma boa atuação ofensiva, a equipe nordestina não abaixou o ritmo e foi aumentando sua vantagem, que chegou a ser de 15 pontos, anotou 30 pontos no período e conseguiu fechar o jogo com o placar elástico e com a importante vitória no NBB 7.