#JOGAJUNTO

LDB

Voltou a sorrir

B.Cearense/Cuca CEA 60
x
45 Goiânia LDB GO
15
1ºQ
X
12
15
2ºQ
X
11
26
3ºQ
X
18
4
4ºQ
X
4

1 de agosto de 2013

Depois de perder para o Minas na abertura da segunda etapa, Basquete Cearense bate Goiânia e soma nona vitória na LDB 2013

DOCUMENTOS:
Súmula
60
X
45
60
PTS
45
2
A3C
3
17
A2C
15
20
LLC
6
28
RT
36
12
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Depois da derrota para o Minas Tênis Clube no primeiro dia de disputas da segunda etapa da LDB 2013, o SKY/Basquete Cearense voltou a ter motivos para sorrir. Nesta quinta-feira, no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), a equipe da cidade de Fortaleza bateu o Universo/Goiânia, pelo placar de 75 a 53, e conheceu sua nova vitória na competição Sub-22.

Para voltar a vencer no principal campeonato de base do basquete brasileiro, o esquadrão nordestino contou com um bom jogo coletivo e cinco jogadores atingiram dígitos duplos na pontuação: João Pedro, cestinha do jogo, com 14 pontos, Rômulo e Luis Henrique, que marcaram 11 tentos cada, e Erick Camilo e Sualisson, ambos bom dez pontos.

Além do quinteto, outro destaque cearense no duelo foi o armador Davi, que ficou muito próximo de anotar um duplo-duplo, ao registrar nove pontos e nove assistências. Além disso, o jogador ainda apanhou seis rebotes e totalizou 18 pontos de eficiência.

“Tivemos alguns percalços na preparação para esta segunda etapa e viemos sem um jogador importante. Ontem (quarta-feira), o Minas fez uma partida taticamente perfeita e mereceu a vitória. Avaliamos nossos erros e conseguimos mudar nossa postura para a partida de hoje (quinta-feira)”, disse o técnico do Basquete Cearense, Espiga, ao lembra que a equipe atua na capital federal sem seu principal pontuador, o ala/armador Victor Gusmão, que contraiu uma virose e ficou em Fortaleza.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

[galeria id=”40725″]

O Basquete Cearense começou a partida com tudo. Com uma defesa agressiva, que forçou os rivais a seguidos erros, e rápidos contra-ataques, a equipe nordestina precisou de apenas quatro minutos para abrir 9 a 0 de vantagem. Mas o Goiânia reagiu. O armador Raphael saiu do banco de reservas e foi peça-chave para que o esquadrão do Centro-Oeste do país equilibrasse o jogo ainda no primeiro quarto. Sendo assim, a parcial inicial terminou com os representantes de Fortaleza ainda na frente, mas por apenas três pontos: 15 a 12.

No segundo período, as equipes caíram de produção, mas o equilíbrio seguiu como tônica do confronto. Depois de muitas violações dos dois lados, o esquadrão do Estado de Goiás conseguiu assumir a liderança do placar pela primeira vez na partida. Após um tiro de longa distância de Raphael, o time comandado por Brenno Pinheiro colocou 23 a 21 de frente, com pouco mais de dois minutos para o fim da primeira metade do duelo. Foi então que o Basquete Cearense voltou a atuar em alto nível.

Novamente com uma defesa forte e também com um ataque mais equilibrado, a equipe nordestina emplacou uma nova sequência de 9 a 0 e reassumiu o controle do jogo. Desta maneira, o jogo chegou para o intervalo com o placar em 30 a 23 a favor dos cearenses. O bom final do segundo quarto foi positivo para os comandados de Espiga. Na volta dos vestiários, a equipe seguiu atuando com intensidade e não demorou a ampliar sua vantagem para a casa dos dois dígitos.

Sempre bem organizado pelo armador Davi, o time do Ceará contou com bons lances do ala/armador João Pedro e do pivô Erick, até então discretos no jogo, para aumentar a diferença no placar para 15 pontos (52 a 37), com pouco menos de quatro minutos para o fim do terceiro quarto. E foi justamente com esta vantagem dos cearenses que a partida chegou para seu último e decisivo período: 56 a 41.

Na parcial final, o Basquete Cearense não teve muito trabalho para confirmar o triunfo sobre os goianos. Com um ataque muito bem trabalhado, a equipe seguiu soberana no controle da partida e reencontrou o caminho das vitórias na competição nacional para atletas de até 22 anos de idade.

“Não abandonamos nosso conceitos de jogo e nesta partida contra Goiânia tivemos um rendimento melhor. Fico feliz de o time depois de uma derrota como a de ontem tenha conseguido atuar melhor hoje. Mas não podemos estar satisfeitos e tem muita coisa pela frente ainda”, disse o treinador do time cearense, Espiga.