HOJE
Voltou e quer mais
Por Liga Nacional de Basquete
Após sete anos, Rio Grande do Sul volta a ter equipe no cenário nacional, e Caxias espera fazer bonito na Liga Ouro 2015 para conquistar vaga para o NBB
Daqui a exatos três dias a bola laranja sobe para o início da segunda edição da Liga Ouro, a divisão de acesso ao NBB. Através do “caçula” Caxias Basquete, o Estado do Rio Grande do Sul voltará a ter uma equipe no grande cenário do basquete nacional após sete anos.
O último time gaúcho a disputar um campeonato nacional de basquete no Brasil foi o Lajeado, ainda na primeira edição do NBB. Mesmo com tanto tempo fora dos ‘holofotes’, o Rio Grande do Sul possui grande história no basquete e esteve no topo do esporte da bola laranja no início dos Anos 90.
No Campeonato Brasileiro de 1994, sob o comando do lendário Ary Vidal, herói da conquista da medalha de Ouro da Seleção Brasileira no Pan de 1987, o PITT/Corinthians se sagrou campeão brasileiro, o único troféu nacional da história do basquete gaúcho.
Além da conquista nacional em 1994, o basquete do Rio Grande do Sul também é conhecido por ser um Estado muito forte em revelar grandes jogadores. Diversos atletas saíram das bases de clubes gaúchos e atuaram em bom nível no profissional, ou até mesmo chegaram a defender a camisa da Seleção Brasileira, caso do ala Rogério Klafke, um dos maiores jogadores da história do NBB, que foi revelado pelo Sogipa (RS) e disputou mais de 100 partidas com a camisa verde-amarela.
Atualmente, a temporada 2014/2015 do NBB conta com 17 atletas nascidos no Rio Grande do Sul: Márcio Dornelles (Macaé), Murilo Becker e Thiago Mathias (Bauru), Léo Waszkiewicz (Franca), Audrei, Gruber e Renan (Uberlândia), Kurtz (Pinheiros), Renan (São José), Daniel Gaúcho (Liga Sorocabana), e os jovens Maxwell (Brasília), Matheus Dalla (Limeira), Pedrinho Rava (Macaé), Bruno Irigoyen e Pitico (Minas), Arthur (Paulistano) e Ícaro (Uberlândia).

O Caxias terminou a temporada 2014 com o título do Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul, o terceiro de sua história (Divulgação)
Fundado há apenas dez anos, o Caxias disputa a Liga Ouro 2015 em busca de uma vaga na elite do basquete brasileiro, pouco tempo depois de vencer o terceiro título Estadual de sua breve e já vitoriosa história e encerrar o ano de 2014 com 24 vitórias nos 27 jogos disputados.
“A nossa preparação não está sendo diferente do que nós sempre fizemos. Estamos com o elenco praticamente igual ao do ano passado, e isso será muito bom para dar continuidade ao bom trabalho que já esta sendo feito”, comentou o técnico Rodrigo Barbosa.
Para a disputa da divisão de acesso ao NBB, o elenco caxiense é liderado por dois jogadores com bastante experiência no NBB, são eles os Guto e Cauê Verzola. O primeiro atuou com a camisa do Palmeiras na última temporada do NBB, e ainda possui passagem pelo Flamengo em sua trajetória no maior campeonato de basquete do Brasil.
Já seu companheiro de time e posição atuou em três edições do NBB, com a camisa do Franca e do Assis, e na última temporada defendeu o Lins Basquete, na primeira edição da Liga Ouro, onde obteve médias de 6,4 pontos e 3,3 rebotes por jogo.
“O Guto e o Cauê são dois dos jogadores mais importantes do nosso grupo. O Guto por toda a sua experiência e liderança em quadra e Cauê por seu talento e por ser formado em Franca, todo jogador que nasce em Franca é diferenciado e isso não é diferente com o Cauê. Fico muito feliz em poder contar com os dois jogadores durante a Liga Ouro 2015”, comentou o comandante do Caxias.

Ex-Palmeiras, o ala Guto é um dos principais jogadores do elenco do Caxias para a disputa da Liga Ouro 2015 (Léo Pinheiro/Divulgação)
Outros jogadores que foram destaques do título gaúcho de 2014 e que permanecem no elenco caxiense são jovens os alas/pivôs Arthur Bernardi, que possui em seu currículo passagem pela Universidade Batista de Houston (EUA), e Bruno Ferreira, que já atuou com a camisa da Seleção Brasileira nas categorias de vase, além do também jovem armador Bruno Mazoni.
Para a temporada 2015, o Caxias não perdeu nenhum atleta e para dar mais força ainda para sua equipe, a diretoria caxiense anunciou a contratações do pivô André Mineiro, que estava no Blumenau na última temporada, e do ala/armador Tobias, de apenas 21 anos.

O jovem Tobias, sétimo cestinha da LDB 2015, chega ao Caxias para disputar a Liga Ouro 2015 (Tárlis Schneider/LNB)
Nascido no Rio Grande do Sul, Tobias disputou três edições do NBB (NBB 4, NBB 5 e NBB 6) com a camisa do Minas e em 2014, com a camisa do Grêmio Náutico União na LDB, o jovem jogador é o sétimos cestinha do campeonato, com 16,4 pontos por partida. Após disputar a quarta edição da LDB, Tobias se apresentará ao elenco do Caxias.
“Sabemos do potencial que o Tobias possui. Não tivemos a oportunidade de contratá-lo no ano passado, mas assim que surgiu a chance de tê-lo em nosso grupo nós aproveitamos”, disse Rodrigo.
“O estilo de jogo do Tobias será muito bom para nós, já que suas características principais são bem diferentes do que a maioria dos jogadores do nosso time. Temos um grupo muito alto e ele possui um estilo de jogo muito agressivo e rápido, com certeza será muito importante para nós”, completou.
Além do Caxias, a Liga Ouro 2015 terá a participação de mais outros três times: Sport Clube do Recife (RE) e Campo Mourão Basquete (PR), que participaram da última edição da divisão de acesso ao NBB e o também novato e CEUB (DF). O Caxias estreia na Liga Ouro no próximo dia 26 de fevereiro, e se prepara para uma sequência de quatro partidas seguidas ao lado de seu torcedor na Liga Ouro.
“Fizemos uma solicitação para a LNB para jogar a primeira rodada da Liga Ouro em casa, que já temos alguns projetos de ações para a nossa torcida logo neste início de competição. É claro que se começarmos com resultados ruins não será nada bom correr atrás do prejuízo, mas penso que começar a competição com quatro jogos seguidos em casa não irá interferir em nossa campanha ao final da fase de classificação”, conclui o treinador.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca