HOJE
Voo garantido
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília acerta contratação do ala/pivô Lucas Cipolini, que atuou no Uberlândia nas quatro últimas temporadas; jogador é o líder em enterradas da história do NBB

Cipolini chega ao tricampeão do NBB após quatro belas temporadas no Uberlândia (Ricardo Bufolin/ECP)
O UniCEUB/BRB/Brasília acertou mais uma grande contratação visando a temporada 2014/2015. Depois de anunciar a vinda do armador Fúlvio, ex-São José/Unimed, a equipe tricampeã do NBB confirmou o ala/pivô Lucas Cipolini, que estava no Unitri/Uberlândia, como seu mais novo reforço.
“As expectativas são as melhores. Estou chegando para somar em um time campeão e quero fazer parte dessa história. É uma honra poder ser parte de uma equipe como Brasília”, afirmou Cipolini.
Aos 28 anos, Cipolini vai para sua quinta participação no NBB, a primeira longe da equipe uberlandense, onde atuou nas últimas quatro temporadas. Na sexta edição do maior campeonato do país, o jogador registrou as boas médias de 17,2 pontos e 5,8 rebotes por jogo.
Mas não foram só nos números que o ala/pivô se destacou na temporada passada. Um dos principais líders do Uberlândia, Cipolini chamou a responsabilidade para si em diversas partidas e, em três delas, acertou arremessos nos últimos segundos e deu a vitória a sua equipe, contra Bauru, Palmeiras e Limeira.
Dono de grande impulsão e explosão física, o atleta, de 2,03m de altura, é o líder em enterradas na história do NBB, com 223 no total, média de 1,51 cravadas por partida, também a maior de todo o campeonato.

Cipolini deu 223 enterradas em apenas quatro temporadas no NBB (Raphael Olivera/EAZ)
Nascido em Casa Branca (SP), Cipolini iniciou sua trajetória no basquete no clube de sua cidade natal. Após de chamar a atenção por seu enorme potencial físico, o jogador se transferiu para o Pinheiros (SP) ainda nas categorias de base. Depois, teve curta passagem pelo Uberlândia (MG), em 2005, e Universo/Ajax (GO).
Logo em seguida, o ala/pivô se aventurou no basquete universitário norte-americano para defender a BYU Hawaii, universidade que ficou por aproximadamente quatro anos. Em 2010, retornou ao Triângulo Mineiro para defender o Uberlândia no novo projeto da equipe, que naquele ano fez sua primeira participação no NBB.
Depois de quatro temporadas em Minas Gerias, Cipolini vai para Brasília e agora terá ao seu lado o armador Fúlvio, ex-São José, o também armador Bruno Felipe, os alas Arthur, Isaac, Rossi e Maxwell, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, os pivôs Alírio e Ronald.
“Dentro do que penso, o Cipolini vai jogar mais próximo da cesta. É um jogador com excelente porte atlético, que corre a quadra toda. Particularmente, prefiro pivôs mais leves”, contou o técnico José Carlos Vidal.
O primeiro compromisso oficial do Brasília na temporada 2014/2015 será em setembro, a partir do dia 30, quando a equipe buscará o tricampeonato da Liga Sul-Americana. Adversários e sedes dos jogos ainda não foram definidos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca