#JOGAJUNTO

LDB

Voou alto

B.Cearense/Cuca CEA 74
x
77 São José Basketball SJO
23
1ºQ
X
12
21
2ºQ
X
16
10
3ºQ
X
26
13
4ºQ
X
13
7
5ºQ
X
10

Gin. Antonio Prado Jr

24 de novembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

São José reage de maneira incrível no segundo tempo, bate Solar Cearense na prorrogação e garante vaga na fase final da LDB; equipe venceu três dos últimos quatro jogos

DOCUMENTOS:
Súmula
74
MANTEVE
5º Colocado (*)
X
77
+1 POSIÇÕES
6º Colocado (*)
74
PTS
77
10
A3C
8
16
A2C
19
12
LLC
15
41
RT
43
18
ASS
19

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O São José Basketball alçou um voo alto na manhã desta sexta-feira (24/11). Na primeira partida do dia no Ginásio Antonio Prado Junior, a equipe conquistou uma emocionante vitória sobre o Solar Cearense, na prorrogação, por 77 a 74, e garantiu vaga na fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Que reviravolta! Depois de perder seus quatro jogos na primeira etapa, o São José conquistou sua terceira vitória em quatro jogos na segunda etapa e garantiu vaga na fase final da LDB. Caso vença seu último compromisso, neste sábado, contra o Sogipa, a equipe pode fechar a primeira fase até na quinta posição.

Que reviravolta (2): Para vencer o Solar Cearense, o time paulista conquistou uma virada que parecia improvável.  Ao final do segundo quarto, o time nordestino tinha 16 pontos de frente (44 a 28) e o controle do jogo nas mãos. Só que de maneira expressiva, os joseenses buscaram o jogo ainda no terceiro quarto – vitória parcial por 29 a 13 – e a partida chegou empatada no último período.

Os caras: Dois jogadores comandaram o grande triunfo joseense. Reforço da equipe para a segunda etapa, o armador Léo teve mais uma grande atuação e foi o cestinha do jogo, com 26 pontos. Já o ala Rodrigo ficou próximo de um triplo-duplo e deixou a quadra com 21 pontos, nove rebotes e oito assistências. Ambos tiveram eficiência de 27.

Rodrigo teve grande atuação na vitória joseense e quase registrou um triplo-duplo (João Pires/LNB)

Fala aí: “Conversamos muito no vestiário e sabíamos que o jogo de hoje poderia nos dar a classificação. Voltamos para o terceiro quarto com grande energia e fizemos um grande terceiro quarto. Foi uma grande vitória e que nos dá ainda mais moral para o restante da competição”, disse Rodrigo.

“Nosso time não deixou de acreditar. Depois da primeira etapa ficamos um pouco desanimados, mas sabíamos que tínhamos totais condições de mudar o cenário na segunda etapa e treinamos muito para isso. Fizemos grandes jogos aqui e nossa única derrota na segunda etapa foi para o Paulistano. Está todo mundo de parabéns e espero que a gente siga melhorando”, completou.

Bem que tentaram: Do lado cearense, o maior pontuador foi o ala Gabriel, com 22 pontos. Outros destaques da equipe ficaram por conta do ala/pivô Wallison Guilherme, autor de um duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes, e do ala Felipe Smith, que registrou 14 pontos, oito rebotes e quatro assistências.

Vaga garantida: Mesmo com a derrota, o Solar Cearense já tem seu lugar entre os oito primeiros garantido e disputará a fase final da LDB mais uma vez. No momento, a equipe ocupa a quinta colocação, com campanha de 50% de aproveitamento (quatro vitórias e quatro derrotas).

Começo quente O alto aproveitamento nas bolas de três pontos foi fundamental para o Solar Cearense dominar o primeiro quarto. Logo de cara, a equipe marcou nove de seus primeiros 12 pontos em arremessos de longa distância e abriu dez pontos de frente (12 a 2). Depois, o time nordestino ainda converteu mais três bolas de fora e fechou a parcial com 23 a 12 de frente.

Só os 3: Gabriel, Smith e Wallison converteram duas bolas de três cada e comandaram o ótimo primeiro quarto cearense. A equipe fechou os dez minutos iniciais com seis arremessos convertidos em dez tentativas e marcou 18 de seus 23 pontos em bolas de três. Do outro lado, o São José errou todas as oito bolas de longa distância que tentou.

Reação expressiva: Com outra postura, o São José voltou dos vestiários com tudo e passou a comandar as ações. Com Léo e Rodrigo inspirados – a dupla marcou 18 dos 26 pontos da equipe no terceiro quarto –, a equipe do técnico Chris Ahmed teve grande desempenho e conseguiu empatar o jogo no último lance do período (

Jogo nervoso: O último quarto foi uma verdadeira batalha de nervos e o jogo ficou bastante truncado. Com pouco mais de um minuto para o fim, Gabriel colocou o Solar Cearense em vantagem (67 a 65). Mas, logo em seguida, Rodrigo deixou tudo igual. O time nordestino ainda teve a chance de vencer, mas Wallisson errou arremesso de dois pontos e a decisão foi para a prorrogação.

Soube vencer: Na prorrogação, o São José mostrou mais cabeça no lugar. Com bola de três do armador Lucas, a equipe largou na frente. Depois, os paulistas tiveram grande aproveitamento nos lances livres, principalmente com Léo (5/6), e garantiram a emocionante vitória no Ginásio Antonio Prado Junior.

E agora? Neste sábado (25/11), na última rodada da fase de classificação, o São José enfrentará o Sogipa, às 15h45. Já o Solar Cearense enfrentará o Sesi Franca Basquete, às 13h30.