
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03
31/03
02/04

Homenagem
Por Liga Nacional de Basquete
Vozes do NBB CAIXA falam da importância de Ivan Zimmermann, uma referência na narração esportiva em sua trajetória na ESPN e BandSports, que morreu aos 64 anos, nos Estados Unidos
No final da noite desta quarta-feira (05/02) chegou uma notícia ao Brasil que entristeceu todo amante de esportes americanos e de boas narrações. O narrador Ivan Zimmermann sofreu um acidente fatal de carro e faleceu. A tragédia ocorreu na sexta-feira (31/01) em uma estrada na Flórida (EUA), local onde residia o narrador. Um carro invadiu a pista pela contramão e colidiu com o carro de Ivan e outros veículos. Contudo, a família teve conhecimento porque autoridades americanas entraram em contato por Instagram.
Com um estilo único e voz marcante, Ivan Zimmermann se tornou uma referência na narração esportiva. Criou inúmeros bordões, como “Shaq Attack!” sempre que o pivô Shaquille O’Neal realizava uma grande jogada na NBA, ou o “barrado no baile” para aquele toco absurdo, sem esquecer, claro, do “hasta la vista, baby”. A morte do jornalista aos 64 anos é uma triste notícia e, neste momento de luto, nada melhor do que homenageá-lo. As vozes do NBB CAIXA falam da importância do narrador que fez que transmissões históricas da NFL, NCAA, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos por ESPN e BandSports.

Ivan Zimmermann se tornou uma referência na narração esportiva
“Tive o privilégio de conhecer o Ivan tomando café em uma padaria em São Paulo. Ele era genial como narrador. Sempre alegre, pra cima, com tiradas ótimas, com bordões incríveis. E sim, com certeza uma baita referência narrando basquete. A cada dia a profissão que amo está empobrecendo” Odinei Ribeiro (sportv)
“Foi na voz do Ivan que assisti o primeiro SuperBowl da minha vida, conheci a NCAA… E depois descobri que ele fez narrações icônicas da NBA e de outros esportes americanos!!! Seu jeito divertido de narrar com bordões históricos, para sempre será lembrado por todos nós amantes do esporte!!! Grande Ivan!!! Hasta la vista, baby!!!” Gil Arruda (TV Cultura)
“O Ivan Zimmermann é, sem dúvida, um dos gigantes da narração esportiva e uma referência para todos nós que seguimos essa profissão. Arrisco dizer que ele está entre os maiores, especialmente quando o assunto é basquete e outros esportes americanos. Sua voz inconfundível, marcada por uma rouquidão única, seus bordões memoráveis e sua irreverência deixaram um legado imenso. Ele partiu muito cedo e deixa uma saudade imensa. Que a família encontre forças neste momento tão difícil” Otávio Augusto (YouTube do NBB CAIXA)
“O Ivan foi um dos responsáveis por popularizar vários esportes americanos e foi voz de momentos marcantes da NBA. A irreverência trazendo coisas do cotidiano para o esporte era sensacional. Tenho certeza que boa parte da minha geração de narradores tinha ele como uma grande inspiração. Hasta la vista, Ivan” Gerson Junior (YouTube do NBB CAIXA)
Carreira
Ivan Zimmermann nasceu em Blumenau (SC) no começo da década de 1960 e se mudou para fazer jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo na década de 1980. Teve a oportunidade de viajar para Nova York, através da comitiva do ex-presidente José Sarney e ficou por lá para trabalhar conduzindo veículos.
No começo da década de 90, o canal norte-americano da ESPN Internacional estava a procura de brasileiros para ser narrador de suas transmissões voltadas ao país na América do Sul. Foi a oportunidade que Ivan aguardava e permaneceu no canal por 12 anos. Ficou popular com seus bordões na NBA e NFL, mas também narrava hóquei no gelo (NHL) e beisebol (MLB), além de golfe e até pesca esportiva.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Quando retornou ao Brasil, em 2003, foi contratado pelo Bandsports, onde foi uma das vozes dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Também cobriu as Copas do Mundo de 1994 e 2006 em radio e canais de TV por assinatura.
Ivan Zimmermman ficará marcado, além de sua voz rouca característica, pelo seu jeito descolado e bem humorado de narrar, que tornou-se referência para as gerações seguintes. A Liga Nacional de Basquete lamenta a perda do narrador que tanto fez para popularizar o basquete no Brasil e fará um minuto de silêncio nas partidas do NBB CAIXA desta quinta-feira (06/02) em homenagem ao narrador.