HOJE
Espaço Conquistado
Por Marcius Azevedo
Wesley Castro aproveita a mudança de cenário no Flamengo, se adapta ao estilo de Sergio Hernández, ganha espaço em quadra e chega embalado para reencontrar o Corinthians
Bicampeão do NBB CAIXA pelo Sesi Franca, Wesley Castro aceitou o desafio de trocar o interior paulista pelo Rio de Janeiro para defender o Flamengo. A princípio, a missão era clara: disputar posição com Ruan Miranda e entregar intensidade. O cenário, no entanto, mudou rapidamente. A grave lesão no joelho do companheiro abriu espaço para um novo protagonismo, e o pivô soube aproveitar a oportunidade para se firmar como titular e se encaixar com naturalidade na proposta de jogo do técnico Sergio Hernández.
A adaptação foi acelerada pelo perfil do próprio jogador, que encontrou espaço em um sistema que valoriza pressão constante, ritmo alto e agressividade nos dois lados da quadra. “A ideia de jogo é sempre pressionar o adversário no ataque e na defesa, imprimindo um jogo muito rápido. Como um pivô não muito alto, venho com a ideia de correr bastante a quadra para ajudar nessa primeira chegada ao ataque e fazer a defesa que o técnico achar melhor, sem gerar muitos mismatches. Creio que ajudo a equipe principalmente nesses pontos”, explicou Wesley.

Wesley Castro tem sido fundamental para o Flamengo nesta temporada. Foto: Mariana Sá/CRF
Os números ajudam a traduzir esse impacto. Wesley registra médias de 10,6 pontos e 4,3 rebotes para 12,9 de eficiência na temporada, em um Flamengo que vive um janeiro intenso e decisivo. Líder do NBB CAIXA, o Rubro-Negro entra forte na disputa da Copa Super 8 e ainda mantém chances reais de garantir vaga antecipada nas quartas de final da Basketball Champions League Americas (BCLA). Tudo isso apesar de um contexto desafiador, marcado por uma sequência de problemas de lesões no elenco.
A capacidade de competir mesmo com tantos desfalques é um ponto que chama a atenção do pivô. “Conseguimos ser competitivos mesmo jogando a maioria das partidas desfalcados. Sinceramente, não me lembro de ter feito um jogo completo nesta temporada, mas seguimos firmes e sabendo que precisamos estar todos bem nos playoffs”, afirmou.
O próprio Wesley esteve entre os ausentes em alguns momentos, após sofrer um estiramento muscular na coxa, somando-se a uma lista que inclui atualmente nomes como Alexey Borges, Shaq Johnson e Daniel Onwenu. “Eu mesmo sofri com uma lesão que me tirou de alguns jogos e venho tentando correr atrás de uma melhora física. Em uma equipe com vários jogadores capazes de pontuar, o jogo fica mais distribuído, e estamos nos adaptando”, admitiu o pivô.
+ Duelo entre argentinos x americanos dita o ritmo do clássico
O próximo desafio será emblemático. Nesta quarta-feira (14/01), o Flamengo recebe o Corinthians no Maracanãzinho, em um clássico que vale a manutenção da liderança do NBB CAIXA antes da segunda janela da BCLA. Para Wesley, o duelo carrega um significado especial, já que defendeu o Alvinegro na temporada 2019/20, quando disputou 26 partidas e registrou médias de 6,6 pontos e 3,6 rebotes.
“É sempre legal enfrentar equipes em que já trabalhamos. Dá, sim, um sentimento diferente, apesar de já fazer bastante tempo que estive no Corinthians. Normalmente essa sensação fica mais forte quando o ex-time é da última temporada, mas passa rápido. Depois do aquecimento, quando a bola sobe, é cada um defendendo o seu lado, com muito respeito e dedicação”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca