#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Déjà Vu

24-05-2024 | 03:50
Por Juvenal Dias

Na semifinal do NBB CAIXA 2022/23, Wesley foi para o jogo 4 com 2 a 1 contra, junto com o Minas; agora, no Sesi Franca, revive situação, mas no lado que está em vantagem

Na semifinal do NBB CAIXA 2023/24, o Sesi Franca chega para o jogo 4 da série contra Minas vencendo por 2 a 1. Na semifinal do NBB CAIXA 2022/23, o Sesi Franca chegou para o jogo 4 da série contra Minas vencendo por 2 a 1.

Seria um déjá vu?

Não, é claro que cada temporada tem sua história a ser contada, mas há uma coincidência muito interessante neste lado da semifinal do NBB CAIXA. Um fator em semelhante é a situação que chega o confronto ao jogo 4, outro ponto em comum é a presença de alguns jogadores, entre eles o pivô Wesley. Contudo, há uma diferença no uniforme que ele veste. Na temporada passada, defendia o Minas e foi para o jogo 4 precisando da vitória para manter o time vivo na série. Na temporada atual, passou para o lado do Sesi Franca e tem a vantagem de poder fechar a série, jogando diante do seu novo torcedor.

Wesley, que defendeu o Minas na temporada 2022/23, agora está no Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Em um domingo à noite, no dia 21 de maio de 2023, ocorreu o quarto jogo da série de semifinal e o Minas venceu, no Pedrocão, por 93 a 90, forçando o quinto jogo da série. Na ocasião, Wesley esteve em quadra por pouco mais de oito minutos, anotou dois pontos, pegou um rebote e deu uma assistência. Todavia, o time do pivô não resistiu ao último confronto e Wesley viu o adversário avançar para a final e se tornar bicampeão do NBB CAIXA.

Dessa vez, o quarto jogo será em um sábado à tarde, no dia 25 de maio de 2024, às 17h10, no mesmo Pedrocão, com transmissão do sportv, da TV Cultura e do NBB BasquetPass. E agora, Wesley faz parte do time do Sesi Franca e já teve destaque no jogo 3, que o técnico Helinho Garcia fez questão de ressaltar. O pivô teve três pontos, liderou o time nos rebotes com oito resgates e deu uma assistência, com mais de 15 minutos em quadra.

“É uma situação bem espelhada com o ano passado. Pelo lado do Minas, como foi anteriormente, jogo de vida ou morte, ou segue ou vira férias. Nessa situação, todo mundo dá um pouco a mais de si. Creio que eles virão com o espírito muito diferente do que foi esse último jogo. Virão para o tudo ou nada, literalmente. Nós, sabendo disso, temos que limitá-los, principalmente, na defesa”, alertou Wesley.

Seu atual treinador, Helinho Garcia, também estava presente na semifinal de 2022/23 do NBB CAIXA, no comando do Sesi Franca. O técnico quer usar a situação vivida no ano passado como exemplo a não se repetir: “Aquilo que nós vivenciamos na temporada passada, para aqueles que estavam conosco, serve de exemplo, para os que chegaram depois, temos que contar essa história. Naquele quarto jogo, nós fomos abaixo do normal dentro da temporada e, para fecharmos os playoffs, precisamos de três vitórias. Por isso mesmo, precisamos de intensidade total em busca da terceira vitória e, consequentemente, a conquista da vaga na grande final.”

Coincidentemente, Léo Costa, que era o treinador do Wesley na temporada passada, agora estará do lado contrário, mais uma vez como comandante do Minas e buscando repetir a história para forçar o desempate. “No ano passado, as equipes foram até o jogo 5 com ajustes entre um jogo e outro. É claro que queríamos muito ter fechado os jogos em casa com vantagem, isso, de certa forma, emocionalmente, seria uma vantagem a nosso favor. Na temporada passada, ninguém venceu dois jogos consecutivos. Não é fácil ganhar lá no Pedrocão, mas nossa equipe é experiente, vamos lá para defender a nossa temporada.”

O pivô do Sesi Franca comparou as situações vividas na temporada passada com o momento atual. “É um pouco mais tranquilo você jogar sem essa pressão de ‘ou volta para casa ou continua’. Sabendo disso, temos de nos policiarmos para não entrar na zona de conforto e deixar escapar o jogo 4”, afirmou, situação que aumentaria o déjà vu da série. Mas Wesley não quer isso. “A gente quer encurtar essa série, não queremos ir para o jogo 5. A cabeça é matar logo no jogo 4”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.