#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Futuro em quadra

21-11-2025 | 08:14
Por Marcius Azevedo

Convocados para defender o Brasil pelo técnico Aleksandar Petrovic, Wini Silva e Pedro Pastre se enfrentam no jogo entre KTO Minas e Pinheiros, nesta sexta-feira, na Arena UniBH

A Arena UniBH será palco nesta sexta-feira (21/11), às 19h, de um confronto entre dois jogadores que são o futuro do basquete brasileiro. Pelo KTO Minas, estará o pivô Wini Silva, enquanto o Pinheiros terá em quadra o ala Pedro Pastre. As duas promessas foram convocados nesta semana pelo técnico Aleksandar Petrovic para representar o Brasil na primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA Catar 2027, em dois jogos contra o Chile.

Wini Silva e Pedro Pastre foram convocados para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Fotos: Hedgard Moraes/MTC e Willian Oliveira/Foto Atleta

Natural de Altamira (PA), Wini Silva vem ganhando cada vez mais destaque no basquete nacional. Com presença firme no garrafão, ele tem mostrado maturidade e força física, além de uma progressão constante em sua eficiência desde que foi MVP da LDB de 2024. Na atual temporada do NBB CAIXA, sua terceira na carreira, o jogador de 20 anos registra médias de 8,2 pontos e cinco rebotes para 8,1 de eficiência, números que refletem seu crescimento e sua importância no elenco do técnico Léo Costa.

Já o curitibano Pedro Pastre, aos 18 anos, impressiona pela versatilidade. Ele tem contribuído significativamente para o Pinheiros em sua segunda temporada no NBB CAIXA após ser campeão da LDB 2025, registrando médias de 9,9 pontos, 4,5 rebotes e 11,3 de eficiência, com aproveitamento de 36,2% nos arremessos do perímetro. Sua rápida evolução nas seleções de base e sua entrada na equipe adulta tornaram natural seu chamado para o time principal do Brasil.

Reconhecimento e confiança

A convocação de Wini e Pastre por Aleksandar Petrovic reforça o compromisso da seleção brasileira com a renovação. O treinador demonstrou grande satisfação com os novos valores emergentes no cenário nacional. Ele vê nesses jovens atletas um potencial significativo para o futuro do basquete brasileiro e considera suas performances no NBB CAIXA como um indicativo de que há talento de sobra para competir no mais alto nível.

O encontro entre KTO Minas e Pinheiros será mais uma oportunidade para essas jovens promessas que, agora, também ganharam o status de jogadores de seleção. Para Wini Silva, será uma chance de reafirmar sua presença como pivô de impacto. Para Pedro Pastre, é o momento de provar que sua convocação teve fundamento. Sua versatilidade e arremesso podem ser armas decisivas.

Além disso, o confronto chega num momento simbólico para ambos: a convocação para a seleção representa um passo importante em suas carreiras, e a partida do NBB CAIXA é uma plataforma para consolidar seu valor nacional.

“Fico muito feliz pela oportunidade de jogar pela seleção e espero conseguir representar muito bem o meu país”, afirmou Wini Silva. “O sentimento de ser convocado é incrível e vem junto com uma alegria muito grande, além de sempre ser uma honra defender as cores da nossa nação”, reforçou Pastre.

Wini Silva e Pedro Pastre também são amigos, fruto das convocações para atuar pelas seleções de base. “Ele é um amigo e espero que faça um ótimo jogo. Mas que não saia com a vitória”, disse o pivô do KTO Minas. “⁠Enfrentá-lo é sempre um desafio muito grande pela qualidade técnica, mas, ao mesmo tempo, muito gratificante. O Wini além de ser um adversário é um amigo”, acrescentou o ala do Pinheiros.

Olhar para o futuro

Se esses dois jovens seguirem no mesmo ritmo de desenvolvimento, podem se tornar referências no basquete brasileiro. A aposta de Petrovic neles indica que o projeto de reconstrução da seleção passa por nomes jovens e ambiciosos, capazes de elevar o país em competições internacionais.

Ambição que ambos levam para o confronto desta sexta-feira, afinal KTO Minas e Pinheiros estão brigando na parte superior da tabela de classificação do NBB CAIXA. A equipe mineira soma nove vitórias e apenas uma derrota, enquanto o time paulista tem seis vitórias e duas derrotas.

“Vejo que o nosso começo de temporada é muito bom, mas acredito que podemos melhorar bastante. Vamos continuar trabalhando para conseguirmos o que queremos, que é nos mantermos na briga por títulos”, disse Wini. “⁠É um começo de temporada com algumas mudanças, mas todas muito positivas, trabalhar com o Gustavinho (De Conti) está fazendo com que nosso time melhore muito e esteja cada vez mais pronto para jogos disputados”, finalizou Pastre.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.