HOJE
do campoàs quadras
Por Gabriel Rocha
Inspiração em Kevin Durant, início tardio no basquete e raízes em Guiné Bissau: a história de Yan Djalo, um dos destaques da LDB 2021
Yan Djalo Barbosa Te, ou simplesmente Djalo, é um dos principais nomes do Corinthians na LDB 2021. Com apenas 19 anos, o atleta vem sendo importante na campanha do alvinegro paulista: o Timão está classificado para a fase final da competição, que começa no dia 27 de setembro de 2021, no Ginásio do Paulistano.
Para quem assiste Djalo jogar, a sensação é de que o garoto pratica basquetebol desde criança, tamanha a facilidade e a agilidade nos dois lados da quadra. Porém, a história é outra: Yan foi jogador de futebol, atuava como lateral direito, e só conheceu o esporte da bola laranja aos 15 anos. A partir desse momento, o basquete se tornou prioridade em sua vida. Após iniciar os treinos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Djalo decidiu que se tornaria jogador e conseguiu se destacar em campeonatos de Federação. Aos 18 anos foi recrutado por Vitor Galvani, técnico do Corinthians na LDB 2021, e desde então faz parte do elenco de basquete do Timão.
‘’Eu era ruim, não tinha noção do jogo e decidi: ’preciso aprender esse esporte.’ Fui aprendendo, tomei gosto e comecei a treinar para virar jogador. Desde que eu conheci o basquete, nunca mais pensei em outra coisa. Não vou abandonar. É um esporte divertido, fiz várias amizades, e metade delas veio do basquete’’, comentou Djalo.
Hoje em dia, só podemos assistir o jovem Yan Djalo desbravando as quadras do basquete brasileiro por conta de seus pais, que fizeram uma longa viagem um ano antes do nascimento do jogador: sua mãe estava em busca de oportunidades de estudo e com isso viajaram de Guiné Bissau, na África, para São Paulo. Em 2001, nascia a promessa corintiana.
Como nem tudo são flores, o jogador já passou dificuldade em sua curta carreira no basquete – uma lesão no ano de 2019 o afastou das quadras por alguns meses:
”Uma dificuldade que eu tive foi quando quebrei o tornozelo. Pensei que não conseguiria mais jogar, porque tive que fazer até cirurgia e foi difícil. Mas o Rafael Garcia (fisioterapeuta do Corinthians) me ajudou, disse que se eu fizesse tudo certinho eu voltaria 100% e foi assim.”
Ver essa foto no Instagram
Completamente recuperado, Djalo vem fazendo bons jogos na LDB 2021, em busca de uma minutagem maior no adulto do Corinthians. Um exemplo foi na vitória corintiana sobre o São Paulo, quando o ala anotou 20 pontos, seis rebotes e quatro roubos de bola, sendo decisivo em um clássico na casa do rival. Com esse destaque, o camisa 7 figurou no Quinteto CBC, a seleção da 2ª Etapa da LDB.
”Jogar a LDB está me mostrando as dificuldades de enfrentar outros bons jogadores. Quero sempre evoluir meu nível, jogar bastante para ter um bom basquete e conhecer outros lugares’’, analisou o ala do Corinthians.
Ver essa foto no Instagram
Aconselhado a largar o futebol por conta de sua grande envergadura (2,02m), a inspiração de Yan Djalo no basquete é um jogador que joga em sua posição, também é muito alto e é versátil dentro de quadra, com qualidades defensivas e ofensivas: o astro da NBA, Kevin Durant. Apesar da altura de pivô, os dois jogadores têm semelhanças pela agilidade e velocidade dentro de quadra. Por isso, desequilibram jogando na ala. Visto que um dos sonhos de Djalo é jogar na NBA, o jovem está seguindo os passos de um jogador que é referência técnica e que tem estilo de jogo semelhante: ”sempre tento fazer o que o Kevin Durant faz dentro de quadra”.
O Corinthians de Djalo volta às quadras da Liga de Desenvolvimento de Basquete no dia 27/09, em partida válida pela fase final da competição, contra o Sesi Franca, às 11h15, no Ginásio do Paulistano.