HOJE
A caminhada do título
Por Liga Nacional de Basquete
Oscilação no início e evolução nas etapas finais: saiba como foi a caminhada do Pinheiros rumo ao título da LDB 2018

Capitão Lucas, do Pinheiros, levantou a taça da LDB 2018 – a segunda do clube da capital paulista (João Pires/LNB)
Nada melhor do que levantar um troféu contra o maior adversário, na casa dele. Esse foi o cenário do título do EC Pinheiros na LDB 2018, que venceu o Paulistano/Corpore, neste domingo, em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 81 a 61, e se sagrou bicampeão da competição – o primeiro foi em 2015.
+Estatísticas, fotos e matéria da final entre Pinheiros x Paulistano
A caminhada até a grande final foi longa, e ficou clara a evolução da equipe com o decorrer das partidas. Na primeira etapa da competição, realizada no Rio de Janeiro (RJ), o time comandado pelo técnico David Pelosini teve altos e baixos, com três vitórias e duas derrotas – para Paulistano e Flamengo.
“Ao longo das etapas do campeonato, a ausência do Ruivo e do Mamedes, em uma delas, fez com que o grupo crescesse e ganhasse um pouco de bagagem. Quando a gente fala em Campeonato Brasileiro, é o top do país. Na base, é necessário ter paciência. Tivemos paciência com o time, que perdeu duas no início, mas não acabou o mundo e continuamos trabalhando”, disse David Pelosini, comandante da equipe.
A paciência foi transformada em muito trabalho, que renderam bons frutos. Depois de duas semanas de treinos, o Pinheiros conseguiu se recuperar na etapa de São Paulo – com cinco triunfos em cinco partidas – e garantiu uma vaga na fase final com a terceira melhor colocação.
Para a fase final, a equipe da capital paulista contou com um reforço de peso: o armador Felipe Ruivo. Nas cinco partidas finais da LDB – três pelo Grupo D, mais a semifinal e a final – o jogador conseguiu incríveis médias de 20,2 pontos, 6,2 rebotes, 7,6 assistências e 26,4 de eficiência por jogo.
+Estatísticas completas de Felipe Ruivo
“Eles sabiam que com a entrada do Ruivo na fase final e que se a gente tivesse um time coeso em quadra, ele iria achá-los. E foi o que aconteceu, tivemos média de mais de 80 pontos por jogo, fizemos 92 em duas oportunidades. E na final do campeonato fazer 81 pontos, para esse nível de jogo, mostra que estamos de parabéns”, avaliou David Pelosini.
Visualizar esta foto no Instagram.
A grande atuação na final contra o Paulistano – 19 pontos, nove rebotes, sete assistências e 27 de eficiência – rendeu ao armador o prêmio de MVP da Final. Muito feliz com a conquista, Ruivo deixou clara sua ambição pelo título da LDB, que veio, justamente, em seu último ano na base.
“Eu realmente vim para a LDB em busca do título, por ser meu último ano, muito focado nisso. A parte de eu ter feito um papel foi mais pelo fato de eu estar ajudando a equipe do que eu me sentir bem. Todo mundo aqui merece e trabalha. Fiquei muito contente em ter vindo aqui, feito um bom papel e ter ajudado minha equipe na conquista do título”, declarou o armador Felipe Ruivo.

Coletivo forte foi uma das principais armas do Pinheiros campeão da LDB 2018 (João Pires/LNB)
A partida contra o Paulistano, vencida por 81 a 61, foi perfeita, para o treinador David Pelosini. Segundo o comandante, seu time funcionou bem em todos os sentidos – taticamente, fisicamente e mentalmente.
“Nossa partida foi espetacular. Tanto o plano tático, quanto o físico, conseguimos preservar o Ruivo para ele ter a bola na mão nos momentos finais. Todo mundo jogou, cinco jogadores fizeram mais de dez pontos. Quando as coisas estão para dar certo e a gente acredita, elas acontecem”, avaliou David Pelosini.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca