#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Aí sim, Brasil!

02-08-2014 | 12:54
Por Liga Nacional de Basquete

Com bom público no Maracanãzinho, Seleção Brasileira bate rival Argentina e fica com o título do Super Desafio BRA; preparação para o Mundial segue na próxima semana

Brasil abriu sua preparação para o Mundial com o título do Super Desafio BRA (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Brasil abriu sua preparação para o Mundial com o título do Super Desafio BRA (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Na manhã deste sábado, a Seleção Brasileira deu sequência à sua preparação para Copa do Mundo de Basquete e conquistou um importante resultado. Com boa presença do público no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time verde-amarelo derrotou a rival Argentina, pelo placar de 68 a 59, e ficou com o título do Super Desafio BRA.

Com o domínio da partida nas mãos por praticamente todo o jogo, o selecionado nacional dominou a partida e se sagrou campeão do torneio amistoso. Antes, as duas equipes da América do Sul haviam vencido Angola e chegaram para o duelo deste sábado para decidir quem ficaria com o troféu da competição realizada na capital carioca que serviu de preparação para o Mundial.

“É sempre importante ganhar. A diferença entre o jogo de hoje e o contra Angola foi que tivemos baixo aproveitamento de quadra e também tivemos baixo aproveitamento nos lances livres. Ainda temos muito que melhorar até a estreia contra a França no dia 30 de agosto”, avaliou o técnico Rubén Magnano.

Splitter foi o principal destaque brasileiro no duelo frente aos argentinos (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Splitter foi o principal destaque brasileiro no duelo frente aos argentinos (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

No primeiro quarto, o time brasileiro contou com boas jogadas de Tiago Splitter e Alex Garcia para abrir seis pontos de frente (20 a 14). Na parcial seguinte, o ataque do time verde-amarelo caiu de produção e, do outro lado, os “hermanos” melhoraram seu rendimento. Campazzo e Ricchoti saíram do banco de reservas e comandaram a reação dos visitantes, que diminuíram o prejuízo para apenas um tento (33 a 32) antes da chegada do intervalo.

O início do terceiro quarto foi totalmente favorável ao Brasil. Com bons contra-ataques, os comandados de Magnano chegaram a abrir dez pontos de frente (45 a 35). Mas a Argentina não se entregou e novamente voltou a reduzir a diferença no marcador para um ponto (49 a 48). No último período, o time nacional passou a impor muitas dificuldades para os rivais pontuarem. Enquanto isso, Leandrinho e Varejão apareceram muito bem e a vitória ficou mesmo com os donos da casa.

Com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes, o pivô Splitter foi o principal destaque da Seleção Brasileira. Com dez pontos cada, Leandrinho e Nenê também tiveram boas participações, assim como Varejão que marcou sete pontos e acumulou 12 rebotes. Mesmo com a derrota, o armador argentino Facundo Campazzo, autor de 17 pontos, foi o cestinha do jogo.

“Começamos o primeiro quarto muito bem, mas eles melhoraram na defesa no segundo período e equilibraram a partida. Na etapa final o jogo continuou equilibrado até que conseguimos abrir uma vantagem nos minutos finais para garantir a vitória. Foram duas vitórias importantes para dar moral para o grupo. Ainda temos algumas coisas para melhorar. Fico muito feliz com o apoio e carinho da torcida. Essa energia positiva é muito importante”, comentou o cestinha brasileiro Splitter.

Agora, os comandados do técnico Rubén Magnano retornarão a São Paulo e darão sequência à preparação para o Mundial. Já na próxima semana, o time brasileiro disputará novo torneio amistoso, desta vez em Buenos Aires, e terá pela frente novamente os argentinos, além de duelar contra o México.

Brasil e Argentina voltarão a se enfrentar em jogo amistoso, na próxima semana, desta vez em Buenos Aires (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Brasil e Argentina voltarão a se enfrentar em jogo amistoso, na próxima semana, desta vez em Buenos Aires (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a programação completa da preparação da Seleção Brasileira para o Mundial 2014:

– Super Desafio BRA
Brasil 98 x 60 Angola
Angola 77 x 86 Argentina
Brasil 68 x 59 Argentina

– Torneio Internacional de Buenos Aires (ARG)
Dia 08/8 – Argentina x Brasil
Dia 09/8 – Brasil x México
Dia 10/8 – Argentina x México

– Amistoso Internacional em Chicago (EUA)
16/8 – Estados Unidos x Brasil

– Torneio Internacional na Eslovênia
21/8 – Brasil x Lituânia
22/8 – Brasil x Eslovênia
23/8 – Irã x Brasil

– 24/08 – viagem para Granada (Espanha)
25 ou 26/8 – Amistoso

– 30 de agosto a 14 de setembro – Copa do Mundo da Espanha
1ª Fase – Grupo “A” (Sede: Granada)
30 de agosto – Brasil x França
31 de agosto – Brasil x Irã
1º de setembro – Brasil x Espanha
3 de setembro – Brasil x Sérvia
4 de setembro – Brasil x Egito