#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Cabeça erguida

17-02-2019 | 09:37
Por Liga Nacional de Basquete

Destaque do Flamengo na final da Copa Intercontinental, Varejão exalta entrega contra AEK Atenas e elogia elenco: “melhorando a cada dia”

O bicampeonato da Copa Intercontinental, infelizmente, não veio para o Flamengo. Na decisão do título, a equipe rubro-negra foi derrotada pelo AEK Atenas, na Arena Carioca 1, por 86 a 70, e ficou com o vice do torneio mundial.

O pivô Anderson Varejão foi o grande nome do clube da Gávea na partida ao finalizar o duro confronto com um duplo-duplo de 21 pontos (10/14 nos arremessos de quadra) e 11 rebotes, o que lhe rendeu expressivos 28 de eficiência.

+Veja como foi Flamengo 70 x 86 AEK Atenas (GRE)

Boa parte da produção do pivô foi no primeiro tempo, em que ele registrou 15 pontos e nove rebotes. No entanto, na segunda metade do duelo, o desempenho dele e do time todo caiu, e o AEK aproveitou para abrir uma larga vantagem.


A grande atuação deixou claro o quão importante é a experiência e bagagem internacional do pivô, que ficou fora do Brasil por mais de 15 anos – jogou anos no Barcelona (ESP) e mais 14 temporadas na NBA.

Na coletiva de imprensa realizada após o término da decisão, Varejão lamentou os erros cometidos, mas deu méritos ao time grego.

“Foi um jogo duro desde o início. O AEK apostou em uma estratégia de jogo que deu certo, e a gente não teve muitas respostas para isso. Eles foram melhores, as bolas caíram na hora certa, principalmente ali no terceiro quarto, quando eles abriram a vantagem. Brigamos até o fim, não nos rendemos em momento algum, mérito total deles”, declarou o pivô de 36 anos.

O duplo-duplo de Varejão não foi suficiente para evitar a derrota para o AEK (Gaspar Nóbrega/FIBA)

Apesar do título perdido, nem tudo é negativo para Anderson Varejão. Atualmente, o Flamengo é o terceiro colocado no NBB CAIXA, com 16 vitórias e quatro derrotas, e acumula oito triunfos nos últimos nove jogos na competição.

Fora isso, no contexto da temporada toda, a equipe possui três finais em quatro campeonatos disputados, sendo que em dois deles foi o campeão – Campeonato Carioca e a Copa Super 8, com direito a vitória sobre o Sesi Franca em pleno Pedrocão.

“É sempre bom lembrar que somos um time novo, que vem em uma pegada muito forte. Mostramos isso na Copa Intercontinental e também nas outras competições da temporada. Nossa equipe vem melhorando a cada dia, isso que importa. Vamos analisar esses jogos, ver o que deu certo e o que não deu, tirar as coisas boas e levar para os próximos desafios”, disse Varejão.


Agora, o Flamengo entrará em quadra pelo NBB CAIXA somente no dia 01 de março, no clássico contra o Botafogo, no Ginásio Oscar Zelaya, às 21h10, ao vivo no Fox Sports.

+Tabela de jogos do Flamengo no NBB CAIXA 2018/2019

Antes disso, Varejão defenderá a Seleção Brasileira na última janela de jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 na próxima semana, nos dias 21 e 25 de fevereiro, contra Ilhas Virgens e República Dominicana, ambos fora de casa.