#JOGAJUNTO

LDB

Cereja do bolo

25-02-2018 | 09:43
Por Liga Nacional de Basquete

Potência na base e “campeão de tudo”: Paulistano coroa fantástico trabalho de formação de atletas com título invicto da LDB

Gustavo De Conti e Betão atuam lado a lado no fantástico trabalho de formação do Paulistano (Marcelo Zambrana/LNB)

O Paulistano/Corpore é uma potência da base do basquete nacional. Grande formador de atletas há anos, o clube da capital paulista colocou a “cereja no bolo” com o título invicto do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, conquistado neste domingo, após vitória sobre o São José na grande decisão.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Só em 2017 foram três troféus de base para o clube, com as conquistas dos estaduais Sub-13, Sub-17 e Sub-19. Agora, com o incontestável título da sétima edição da LDB (campeonato nacional Sub-20), o Paulistano põe uma taça inédita em sua galeria e mostra que, de fato, tem uma força enorme no trabalho de formação.

Para se sagrar campeão inédito da LDB, o Paulistano “sobrou”. Equipe mais eficiente, melhor ataque, melhor defesa e 14 vitórias em 14 jogos. Foi assim que o clube paulista colocou seu nome na galeria dos campeões do maior campeonato de base do basquete brasileiro, ao lado de Flamengo, Bauru, Solar Cearense, Pinheiros e Franca.

+Os MVP’s: Victão e Dikembe faturam os troféus individuais mais desejados da LDB

“Com todo o respeito aos demais participantes da LDB, mas o Paulistano foi amplamente superior durante toda a competição. Tanto fisicamente quanto tecnicamente nossa equipe estava acima das demais, e isso mostra que nosso trabalho de formação vem sendo muito bem feito”, exaltou Gustavo De Conti, técnico do time adulto do Paulistano, que também foi campeão paulista e ainda garantiu o vice-campeonato do último NBB CAIXA.

Desde os tempos em que Gustavo De Conti ainda comandava equipes de base, o Paulistano virou um “papa-títulos”. Mesmo com diversas conquistas em todas as categorias noas últimos 15 anos, o clube da capital paulista mostra a cada a evolução no trabalho com os garotos.

Técnico Betão levou o famoso “banho” dos jogadores após o título (Marcelo Zambrana/LNB)

Muito mais do que ganhar títulos na base, o Paulistano é um grande celeiro de craques. Nos últimos anos, a equipe foi responsável por lançar nomes como Arthur Pecos, Gemerson, Yago Matheus, Wesley Mogi e tantos outros que hoje brilham nas quadras do NBB CAIXA. Isso sem falar em Georginho e Lucas Dias, que “explodiram” no clube após longa passagem pelo Pinheiros na base.

“O Paulistano abriu a porta para os garotos nesses últimos anos e esse trabalho vem dando muito certo. O Brasil todo tem que começar a pensar assim pois o basquete brasileiro precisa muita dessa renovação. São esses garotos que vão representar o país em grandes competições daqui para frente. Eu fico muito satisfeito de poder participar desse grande trabalho feito no Paulistano”, disse o técnico campeão da LDB, Betão.

Do time que se sagrou campeão da LDB, alguns já figuram na equipe adulta, casos de Victão e Alex Doria. Outro que já teve diversas participações é o ala/armador Gemadinha, mas que agora defenderá as cores do Corinthians na disputa da Liga Ouro 2018.

“Qualquer título é importante, mas nas categorias de base às vezes não é o que mais importa. Você pode perguntar pra qualquer jogador se ele prefere ser campeão na base ou jogar com o adulto e a grande maioria vai falar que quer uma chance entre os profissionais. Aqui no Paulistano conseguimos mesclar muito bem isso”, exaltou De Conti, que comanda a ótima campanha do líder Paulistano neste NBB CAIXA.

“Para o técnico também às vezes o mais importante não é ganhar, mas sim revelar jogadores. Só que o Beto consegue mesclar isso muito bem. Desde que ele trabalhava no Palmeiras foi assim, e aqui no Paulistano também. Ele levou o Sub-19 ao título e fez a dobradinha agora na LDB. Estou muito feliz por ele, que é como um irmão”, completou Gustavo, sobre Betão, técnico campeão da LDB e seu assistente no NBB CAIXA.