#JOGAJUNTO

LDB

Os MVP’s

25-02-2018 | 10:58
Por Liga Nacional de Basquete

“Torres gêmeas”, Dikembe e Victão brilham na conquista do Paulistano e faturam prêmios individuais mais desejados da LDB

Dikembe foi o MVP da LDB, enquanto Victão foi o MVP da Fase Final da LDB (Marcelo Zambrana/LNB)

Campeão invicto da sétima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o Paulistano/Corpore se sobressaiu no trabalho coletivo ao longo da competição. Não à toa, nenhum adversário foi capaz de superá-lo ao longo da competição. Mas a força do grupo alvirrubro começa a partir de sua dupla de garrafão, formada pelas “torres gêmeas” Victão e Dikembe, os grandes MVP’s do campeonato.

+Estatísticas, fotos e a matéria completa da partida do título do Paulistano

Um dos grandes líderes do elenco Sub-20 muito por conta de sua experiência como o elenco adulto, Victão mostrou personalidade nas horas decisivas para o Paulistano e foi eleito o grande MVP da Fase Final da LDB. Ao todo, nos cinco jogos da última leva de jogos da competição, o camisa 10 alvirrubro acumulou médias de 14,6 pontos, 9,0 rebotes e 16,6 de eficiência na parte final do campeonato.

Victão recebeu o troféu das mãos do “chefe” Gustavo De Conti (Marcelo Zambrana/LNB)

No entanto, o momento máximo dessa trajetória foi no Final Four. Na semifinal contra o rival EC Pinheiros, Victão registrou um sonoro duplo-duplo de 26 pontos e 14 rebotes (27 de eficiência) e liderou a vitória do CAP por 78 a 63. Já na decisão deste domingo contra o São José, o “experiente” ala/pivô deixou a quadra com outro duplo-duplo, desta vez com 20 pontos e dez rebotes.

“Me sinto muito honrado, era um título que o Paulistano não tinha. A experiência que tenho no adulto certamente me ajudou muito nessa LDB. Estou sempre conversando muito com os jogadores do adulto, até os que não são da minha posição. Eles me ajudam demais, me dão dicas. Sempre venho chutar em horários alternativos, principalmente com o Eddy, que é o meu mentor no adulto. Todos se ajudam muito e isso faz do Paulistano um ambiente de trabalho incrível”, disse Victão, que está em sua terceira temporada no elenco adulto do CAP.

Enquanto isso, o pivô Dikembe André foi premiado por sua regularidade ao longo da competição. O jogador, que veio das categorias de base do Barueri (SP), obteve médias de 13,0 pontos, 7,5 rebotes e 16,7 de eficiência na LDB. Dos 14 jogos disputados, ele pontuou em dígitos duplos em 12. Nessa fase final, registrou em média 17,2 pontos, 9,8 rebotes e 23,8 de eficiência, o que reforça ainda mais a importância do atleta no inédito título do CAP.

+”Campeão de tudo”, Paulistano coroa trabalho de base com título da LDB

“É um momento maravilhoso na minha carreira, que só tenho a agradecer. É o trabalho em equipe que fez que isso acontecesse comigo. Todos aqui foram responsáveis por esse meu crescimento pessoal. Fico muito feliz com esse título de MVP, porque entrei pra um grupo seleto de atletas que já ganharam esse prêmio e estão brilhando em suas carreiras, como Felício, Lucas Dias, entre outros, então fico muito feliz de entrar para a história da LDB”, comentou Dikembe.

Dikembe André foi “promovido” à equipe adulta do Paulistano no início da temporada no Campeonato Paulista. Porém, no NBB CAIXA, o pivô entrou em quadra em apenas duas partidas, contra Joinville/AABJ e Banrisul/Caxias do Sul Basquete, e não pontuou em ambas.

“Acredito que esse troféu de MVP pode me ajudar no adulto sim, mas o primordial para que eu consiga espaço é o trabalho no dia a dia. Tecnicamente esse troféu não muda nada para mim, preciso trabalhar forte todos os dias para conseguir meu espaço, porque sem trabalho forte não conseguirei alcançar esse objetivo”, concluiu Dikembe.

+Confira a lista completa de todos os prêmios individuais da LDB 2017

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).