#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Conheça João Fernando Rossi

06-12-2016 | 06:21
Por Liga Nacional de Basquete

Amante do basquete, experiente e determinado: João Fernando Rossi carrega boa bagagem de vice da LNB e anos gloriosos no Pinheiros para assumir presidência

João Fernando Rossi

João Fernando Rossi é envolvido no basquete desde pequeno por influência de seu pai (Renato Oliveira/LNB)

A Liga Nacional de Basquete (LNB) está de presidente novo. João Fernando Rossi, de 51 anos, assumiu o cargo máximo da entidade, que pertencia a Cássio Roque, após eleição realizada nesta terça-feira (06/12), em São Paulo (SP).

O novo presidente sempre esteve envolvido no basquete. Seu pai, João Paulo Rossi, foi médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) durante um longo tempo e esteve presente em nada menos que cinco Olimpíadas. Neste período, João Fernando cresceu em meio a uma geração campeã, com nomes como Amaury Pasos, Jatyr e Sucar, todos amigos de seu pai.

+Saiba mais: confira mais detalhes e o novo corpo diretivo de João Fernando Rossi

Na quadra, João Fernando Rossi foi federado dos sete aos 22 anos e jogou no Pinheiros na grande maioria deste período, com breve passagem pelo Continental, sempre atuando como armador. Depois de encerrar sua carreira de atleta, deu início à sua vida profissional no setor comercial do ramo têxtil, no qual adquiriu nada menos que 25 anos de experiência.

Rossi recebe o troféu de campeão da Liga das Américas ao lado do norte-americano Shamell (Samuel Vélez/Fiba Américas)

Rossi recebe o troféu de campeão da Liga das Américas ao lado do norte-americano Shamell (Samuel Vélez/Fiba Américas)

Em meados dos anos 90, começou sua trajetória como dirigente esportivo, no Esporte Clube Pinheiros. Por lá, atuou como diretor de basquete, diretor de esportes coletivos e diretor de esportes olímpicos nos seus três últimos anos (2014 a 2016).

Inclusive, a gestão de Rossi proporcionou primeiro título do basquete adulto pinheirense na história: o Campeonato Paulista de 2011. Além dele, o clube conquistou a inédita Liga das Américas 2013 e o vice-campeonato da Copa Intercontinental contra o Olympiacos (GRE).

Paralelamente, João Fernando Rossi foi o vice-presidente da LNB, durante a gestão do ex-mandatário Cássio Roque. Neste período, diversos feitos enriquecedores à modalidade foram realizados, como as criações da Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB CAIXA) e a consolidação da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) como maior competição de base do país.

+Saiba mais: Cássio Roque deixa presidência da LNB após 4 gloriosos anos para o basquete

Ainda durante o mandato, foi firmada a histórica parceria entre LNB e NBA (National Basketball Association), anunciada no final de 2014. A pioneira aliança trouxe e ainda traz ao basquete brasileiro uma série de ações, dentre elas a ida de clubes do NBB CAIXA à pré-temporada da liga norte-americana e atuação ativa nos eventos da LNB.

Além disso, a gestão capitou os patrocínios da CAIXA, SKY e Avianca Brasil para o maior campeonato da modalidade no país e ainda promoveu o retorno de transmissões constantes do basquete na TV aberta depois de um longo tempo, através das parcerias com a RedeTV! e a TV Bandeirantes.

Jason Carrily, chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA, e João Fernando Rossi, vice-presidente da LNB

Como vice-presidente, João Fernando Rossi participou de diversos momentos importantes para a LNB, como a parceria com a NBA (João Pires/LNB)