#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

De olho no rival

14-02-2019 | 07:27
Por Liga Nacional de Basquete

Adversário do Flamengo na Copa Intercontinental 2019, Austin Spurs chega ao Rio com elenco modificado; saiba mais sobre a equipe texana

O início da Copa Intercontinental 2019 está muito próximo. Os dois primeiros jogos da competição acontecerão nesta sexta-feira (15/02) e os vencedores se enfrentarão na grande decisão de domingo.

Em casa, o Flamengo terá logo de cara um adversário de peso: o Austin Spurs (EUA), atual campeão de G-League (Liga de Desenvolvimento da NBA). A bola subirá para o confronto às 21 horas, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Um pouco antes, às 18 horas, San Lorenzo (ARG) e AEK Atenas (GRE) disputarão a outra semifinal.

+Informações de ingressos e transporte para a Copa Intercontinental 2019

O Austin Spurs, franquia filiada ao San Antonio Spurs (NBA), veio ao Brasil com o elenco um pouco modificado em relação à última temporada, mas ainda assim possui um time muito promissor e com grande potencial.

Para conhecer um pouco mais sobre o adversário do Flamengo na estreia da Copa Intercontinental 2019, listamos algumas informações e curiosidades sobre a equipe. Confere aí!

+Mineiro entra em sua 3ª Intercontinental e cita YouTube para saber sobre rivais

Grande campanha na última G-League

A trajetória do Austin Spurs até chegar às finais da G-League na última temporada foi brilhante. O time texano terminou a temporada regular com a melhor campanha do campeonato, junto ao Westchester Knicks (filiado ao New York Knicks), com 32 vitórias e 18 derrotas.

Por ter sido o melhor time da Conferência Oeste, o Austin Spurs não precisou disputar a primeira rodada dos playoffs. Na semifinal, a equipe passou pelo Rio Grande Valley Vipers (filiado ao Houston Rockets), em jogo único, por 117 a 91, e na final venceu o South Bay Lakers (filiado ao Los Angeles Lakers), por 104 a 93.

O Raptors 905 (filiado ao Toronto Raptors), campeão da Conferência Leste, foi o rival na série final, em melhor de três partidas. O Austin Spurs precisou apenas dos dois primeiros jogos para levantar o troféu da G-League 2017/2018, o segundo da equipe que já havia conquistado na temporada 2011/2012.

Nas finais da última G-League, o Austin Spurs derrotou o Raptors 905 por 2 x 0 e levantou o troféu (Divulgação/FIBA)

Um dos grandes destaques da equipe durante a competição foi o ala Derrick White, draftado no início da temporada pelo San Antonio Spurs, que ficou revezando entre as equipes. Na G-League, o ala disputou 24 partidas e teve boas médias de 20,1 pontos, 5,0 rebotes e 3,5 assistências. Durante os playoffs, a média foi ainda maior: 24,8 pontos, 4,8 rebotes e 4,0 assistências.

Oscilação na atual temporada

Depois da conquista do título, o elenco do Austin Spurs passou por algumas mudanças, principalmente com a perda de alguns dos destaques do time. O ala Derrick White passou a ser utilizado com frequência pelo San Antonio Spurs, na NBA.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Derrick White (@dwhite921) em

Outros nomes importantes, que tiveram média de mais de dez pontos no último ano, também deixaram a equipe. O armador Nick Johnson, eleito MVP das finais de 2017/2018, se transferiu para o Wiscosin Herd (filiado ao Milwaukee Bucks); o ala/pivô Jaron Blossomgame chegou a disputar algumas partidas desta temporada, mas foi chamado pelo Cleveland Cavaliers para participar da NBA; além do ala Darrun Hilliard, que saiu rumo ao Baskonia, da Liga ACB (Espanha).

Com um elenco repleto de novidades, o Austin Spurs possui campanha de 16 vitórias em 36 partidas disputadas até o momento e ocupa a nona colocação da Conferência Oeste – fora da zona de classificação para os playoffs.

Quem veio para o Rio?

Para a Copa Intercontinental, dez jogadores já desembarcaram no Rio de Janeiro para a competição. O treinador Blake Ahearn não contará com alguns nomes importantes do elenco que estão servindo ao San Antonio Spurs em algumas oportunidades, casos dos pivôs Drew Eubanks e Chimezie Metu, e dos alas Ben Moore e Loonie Walker IV.

Dentre os atletas disponíveis, os destaques ficam por conta dos pivôs DeJuan Blair e Amida Brimah e do ala Josh Huestis.

O mais conhecido é DeJuan Blair, de 29 anos. O pivô defendeu o San Antonio Spurs entre 2009 e 2013, com boa participação na equipe comandada pelo lendário treinador Greg Popovich. Depois, o norte-americano ainda passou por Dallas Mavericks e Washington Wizards, além de uma passagem recente pelo San Lorenzo de Almagro, que também disputará a Copa Intercontinental 2019.

+Veja aqui: Campeão em 2014 com o Flamengo e hoje no San Lorenzo, Meyinsse retorna ao Rio

Um dos destaques do Austin Spurs, DeJuan Blair defendeu o San Lorenzo na última temporada (Divulgação/San Lorenzo)

Outro que promete chamar muita atenção é o promissor ganês Amida Brimah, de 24 anos. O pivô de 2,08m entrou na seleção dos melhores defensores da última G-League e lidera a atual competição em tocos, com 3,31 por jogo.

Além deles, quem também está na Cidade Maravilhosa é o ala Josh Huestis. O jogador defendeu o Oklahoma City Thunder nos últimos três anos, com direito a 69 partidas disputadas na última temporada da NBA.

Lista completa de atletas do Austin Spurs na Copa Intercontinental 2019:

Armadores: Richard Bader, Devon Bookert, Demetri McCamey e Cameron Rundles

Alas: Maverick Rowan, Josh Huestis e Jordan Green

Pivôs: DeJuan Blair, Amida Brimah e Jeffrey Coby

+Leia também: 3 razões para acreditar no bicampeonato do Flamengo