HOJE
De olho no rival
Por Liga Nacional de Basquete
Adversário do Flamengo na Copa Intercontinental 2019, Austin Spurs chega ao Rio com elenco modificado; saiba mais sobre a equipe texana
O início da Copa Intercontinental 2019 está muito próximo. Os dois primeiros jogos da competição acontecerão nesta sexta-feira (15/02) e os vencedores se enfrentarão na grande decisão de domingo.
Em casa, o Flamengo terá logo de cara um adversário de peso: o Austin Spurs (EUA), atual campeão de G-League (Liga de Desenvolvimento da NBA). A bola subirá para o confronto às 21 horas, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Um pouco antes, às 18 horas, San Lorenzo (ARG) e AEK Atenas (GRE) disputarão a outra semifinal.
+Informações de ingressos e transporte para a Copa Intercontinental 2019
O Austin Spurs, franquia filiada ao San Antonio Spurs (NBA), veio ao Brasil com o elenco um pouco modificado em relação à última temporada, mas ainda assim possui um time muito promissor e com grande potencial.
Para conhecer um pouco mais sobre o adversário do Flamengo na estreia da Copa Intercontinental 2019, listamos algumas informações e curiosidades sobre a equipe. Confere aí!
+Mineiro entra em sua 3ª Intercontinental e cita YouTube para saber sobre rivais
Grande campanha na última G-League
A trajetória do Austin Spurs até chegar às finais da G-League na última temporada foi brilhante. O time texano terminou a temporada regular com a melhor campanha do campeonato, junto ao Westchester Knicks (filiado ao New York Knicks), com 32 vitórias e 18 derrotas.
Por ter sido o melhor time da Conferência Oeste, o Austin Spurs não precisou disputar a primeira rodada dos playoffs. Na semifinal, a equipe passou pelo Rio Grande Valley Vipers (filiado ao Houston Rockets), em jogo único, por 117 a 91, e na final venceu o South Bay Lakers (filiado ao Los Angeles Lakers), por 104 a 93.
O Raptors 905 (filiado ao Toronto Raptors), campeão da Conferência Leste, foi o rival na série final, em melhor de três partidas. O Austin Spurs precisou apenas dos dois primeiros jogos para levantar o troféu da G-League 2017/2018, o segundo da equipe que já havia conquistado na temporada 2011/2012.
Um dos grandes destaques da equipe durante a competição foi o ala Derrick White, draftado no início da temporada pelo San Antonio Spurs, que ficou revezando entre as equipes. Na G-League, o ala disputou 24 partidas e teve boas médias de 20,1 pontos, 5,0 rebotes e 3,5 assistências. Durante os playoffs, a média foi ainda maior: 24,8 pontos, 4,8 rebotes e 4,0 assistências.
Oscilação na atual temporada
Depois da conquista do título, o elenco do Austin Spurs passou por algumas mudanças, principalmente com a perda de alguns dos destaques do time. O ala Derrick White passou a ser utilizado com frequência pelo San Antonio Spurs, na NBA.
Visualizar esta foto no Instagram.
Outros nomes importantes, que tiveram média de mais de dez pontos no último ano, também deixaram a equipe. O armador Nick Johnson, eleito MVP das finais de 2017/2018, se transferiu para o Wiscosin Herd (filiado ao Milwaukee Bucks); o ala/pivô Jaron Blossomgame chegou a disputar algumas partidas desta temporada, mas foi chamado pelo Cleveland Cavaliers para participar da NBA; além do ala Darrun Hilliard, que saiu rumo ao Baskonia, da Liga ACB (Espanha).
Com um elenco repleto de novidades, o Austin Spurs possui campanha de 16 vitórias em 36 partidas disputadas até o momento e ocupa a nona colocação da Conferência Oeste – fora da zona de classificação para os playoffs.
Quem veio para o Rio?
Para a Copa Intercontinental, dez jogadores já desembarcaram no Rio de Janeiro para a competição. O treinador Blake Ahearn não contará com alguns nomes importantes do elenco que estão servindo ao San Antonio Spurs em algumas oportunidades, casos dos pivôs Drew Eubanks e Chimezie Metu, e dos alas Ben Moore e Loonie Walker IV.
Dentre os atletas disponíveis, os destaques ficam por conta dos pivôs DeJuan Blair e Amida Brimah e do ala Josh Huestis.
O mais conhecido é DeJuan Blair, de 29 anos. O pivô defendeu o San Antonio Spurs entre 2009 e 2013, com boa participação na equipe comandada pelo lendário treinador Greg Popovich. Depois, o norte-americano ainda passou por Dallas Mavericks e Washington Wizards, além de uma passagem recente pelo San Lorenzo de Almagro, que também disputará a Copa Intercontinental 2019.
+Veja aqui: Campeão em 2014 com o Flamengo e hoje no San Lorenzo, Meyinsse retorna ao Rio
Outro que promete chamar muita atenção é o promissor ganês Amida Brimah, de 24 anos. O pivô de 2,08m entrou na seleção dos melhores defensores da última G-League e lidera a atual competição em tocos, com 3,31 por jogo.
Além deles, quem também está na Cidade Maravilhosa é o ala Josh Huestis. O jogador defendeu o Oklahoma City Thunder nos últimos três anos, com direito a 69 partidas disputadas na última temporada da NBA.
Lista completa de atletas do Austin Spurs na Copa Intercontinental 2019:
Armadores: Richard Bader, Devon Bookert, Demetri McCamey e Cameron Rundles
Alas: Maverick Rowan, Josh Huestis e Jordan Green
Pivôs: DeJuan Blair, Amida Brimah e Jeffrey Coby
+Leia também: 3 razões para acreditar no bicampeonato do Flamengo