HOJE
Dez jogos imperdíveis
Por Liga Nacional de Basquete
Lula Ferreira x Brasília, Marquinhos/Olivinha x Pinheiros, a primeira vez do Nordeste... Uma lista dos confrontos que pegarão fogo na temporada 2012/2013 do NBB
Os participantes foram definidos, a tabela foi feita, o NBB 2012/2013 tem cara, forma e conteúdo. Tudo bem que o início ainda está um pouco longe, no fim de novembro, só daqui a mais de dois meses, mas já é possível ficar ansioso e imaginar os grandes confrontos que essa temporada reserva.
Pensando nisso, o site do NBB selecionou dez partidas imperdíveis, daquelas em que muita coisa estará em jogo ou uma ou várias histórias darão um tempero especial.
Leia mais sobre o NBB 2012/2013:
Recorde de participantes na nova temporada

Lula Ferreira, agora no Franca, volta ao NBB já enfrentando o Brasília, única equipe que havia comandado na competição (Divulgação)
Vivo/Franca x Uniceub/BRB/Brasília, 1ª rodada, 24/11
Qualquer rodada de abertura de campeonato já se torna imperdível. Estreia que tem duas equipes tradicionais que fizeram a final do NBB 2010/2011, ainda mais. E quando esse jogo tem o atual tricampeão da competição? Já foram tantos motivos, mas um fica ainda mais destacado do que os outros: será a primeira partida do técnico Lula Ferreira no NBB desde 2011. Qual foi a última? Final do NBB 2010/2011, comandando o… Brasília. Pronto, esse confronto tem de estar na sua agenda.

Primeiro teste do novo Flamengo será no Espírito Santo (Fernando Azevedo/Divulgação)
Garoto/Vila Velha x Flamengo, 1ª rodada, 24/11
Quem mora em Vila Velha terá a oportunidade de ser contemplado com a primeira apresentação no NBB do time mais badalado desta temporada. É o Flamengo com Marquinhos, Marcelinho, Olivinha, Benite, Kojo, Shilton, Caio Torres, José Neto, entre outros. Será que a nova equipe rubro-negra já vai mostrar do que é capaz de fazer logo na estreia? A conferir.
São José/Unimed x Paschoalotto/Bauru, 1ª rodada, 24/11
Depois de quatro anos, Larry Taylor poderá ser chamado de brasileiro em uma partida do NBB. O norte-americano se naturalizou e inclusive integrou a Seleção Brasileira que foi quinta colocada do torneio de basquete masculino das Olimpíadas de Londres-2012. Mas só agora o armador fará sua primeira partida na competição nacional com esse novo status.
SKY/Basquete Cearense x Liga Sorocabana, 5ª rodada, 06/12
Um momento histórico para o NBB: a primeira partida da competição em cinco anos no Nordeste. O Basquete Cearense fará três jogos antes do primeiro contato com a torcida de Fortaleza. A promessa é de casa cheia, não só neste confronto, mas como em todos da equipe do estado do Ceará no campeonato. O NBB passará a sentir o calor e a vibração nordestina.

Os jogadores do Basquete Cearense vão estar na primeira partida da história do NBB no Nordeste (José Mário Dias/Divulgação)
Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília, 7ª rodada, 13/12
Pela história deste confronto, o único a ser duas vezes uma final do NBB, pela rivalidade que se criou entre os times e as torcidas, trata-se do maior clássico da competição. Sempre que essas duas equipes se encontram, o passado é relembrado, a sede de vitórias de ambos os lados fica ainda maior. Vencer esse jogo é ainda mais gostoso.
Palmeiras x Flamengo, 16ª rodada, 19/01
Não, você não está enganado. Sim, você está no site do NBB. E sim, haverá jogos entre Palmeiras e Flamengo nesta temporada. Os paulistas entraram no campeonato ao garantir a vaga como vice-campeão da Super Copa Brasil 2012. Não é a primeira vez que os alviverdes participam do campeonato, mas em 2009/2010, jogavam como Araraquara. Agora não, é a Sociedade Esportiva Palmeiras na quadra Palestra Itália. E o clima de futebol definitivamente se instaura no NBB.
Uniceub/BRB/Brasília x São José/Unimed, 18ª rodada, 26/01
Foi a final do NBB 2011/2012. A primeira em jogo único. Aquela partida ainda estará ecoando na cabeça de Murilo, Fulvio e cia. O São José tinha a melhor campanha, jogava no estado de São Paulo, mas não resistiu à experiência de quem já tinha dois troféus e levou mais um para a galeria. Revanche? Pode até não ser, o título não ficará com os paulistas se vencerem. Mas certamente será um duelo pelas primeiras posições, levando em conta o nível dos times.

Alberto Bial ajudou a construir o time do Joinville. Agora, reencontrará os catarinenses com o seu novo projeto, o Basquete Cearense (Jaksson Zanco/Divulgação)
Cia do Terno/Romaço/Joinville x SKY/Basquete Cearense, 27ª rodada, 07/03
É um NBB cheio de reencontros. Esse aí marca a volta de Alberto Bial a Joinville. O técnico foi um dos grandes responsáveis pela construção do time da cidade catarinense. Ele comandou a equipe nas três primeiras temporadas do NBB. Depois de ficar fora da competição passada, Bial volta ao NBB com mais um projeto de desenvolvimento do esporte, agora em Fortaleza. O treinador está bastante envolvido e apaixonado pelo Ceará, mas não esquece o antigo amor por Joinville. Outro momento especial.

Francanos de coração, rivais na quadra (Cadu Gomes/Divulgação)
Vivo/Franca x Unitri/Universo, 35ª rodada, 04/04
Mais um reencontro. Tudo bem que não é a primeira vez que isso acontece. Mas ver Helio Rubens e Helinho, dois ícones do basquete francano, como adversários do Franca no Ginásio Pedrocão sempre é especial. Será o primeiro jogo de pai e filho na cidade natal deles depois de eles deixarem a equipe do interior paulista para defenderem o Uberlândia.
Pinheiros/SKY x Flamengo, 36ª rodada, 06/04
Nas duas últimas temporadas do NBB, o Pinheiros tinha sua força bastante concentrada em um trio de ferro: Marquinhos, Olivinha e Shamell. Com eles, o time paulista fez campanhas memoráveis, conseguiu feitos inéditos e foi terceiro colocado em 2010/2011 e 2011/2012. Mas o trio foi desmanchado. Marquinhos e Olivinha foram para o Flamengo. Shamell ficou no Pinheiros. Será a primeira vez que os ex-pinheirenses pisarão no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, como adversários do tradicional clube. E para completar, a partida fará parte da última rodada, portanto, pelo nível das equipes, pode ser um confronto valendo muitas coisas importantes, como a liderança da primeira fase ou a vaga direta para as quartas de final.

Neste ano, vão ser Marquinhos e Olivinha para um lado, Shamell para o outro (Célio Messias/Divulgação)
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca