HOJE
O jovemexperiente
Por Liga Nacional de Basquete
Experiente na LDB, Dikembe fala sobre estreia contra Franca e importância em ajudar os mais novos do time: "já estive no lugar deles"
O primeiro dia de jogos do Campeonato Brasileiro de Clubes (CBC) – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) já passou e deixou boas impressões para os fãs do esporte da bola laranja. Em Curitiba, tivemos grandes atuações individuais, mas nenhuma comparada a do pivô Dikembe, do Paulistano.
Na estreia do atual vice-campeão contra o rival paulista Sesi Franca Basquete, o jogador de 19 anos foi dominante nos dois lados da quadra e mostrou todo seu talento e potencial com uma atuação espetacular: 31 pontos (12/18 nos arremessos de 2), 13 rebotes, quatro roubadas de bola, duas assistências e um toco, totalizando incríveis 39 de eficiência.
O grande desempenho de Dikembe foi fundamental para o triunfo da Paulistano em seu primeiro jogo, que seguiu disputado até os minutos finais e acabou em 88 a 83. Para o pivô, a dificuldade encontrada na partida já era esperada.
“Sempre é difícil jogar contra Franca, que é uma grande equipe e muito forte. O jogo com eles no Campeonato Paulista Sub-19 já tinha sido muito equilibrado. Mas a gente trabalhou bastante nessa última semana de preparação e conseguimos impor nosso ritmo físico para sair com a vitória”, afirmou Dikembe.
A história do jogador de 2,06m na LDB é recheada de bons capítulos. Em 2017, foi decisivo na campanha do título do Paulistano, sendo eleito o MVP da competição. No ano passado, também teve bons números no vice-campeonato do CAP – 14,8 pontos, 9,7 rebotes e 17,1 de eficiência. Além do bicampeonato do Desafio Interligas de Desenvolvimento, entre os vencedores das Ligas de Desenvolvimento do Brasil e Argentina.

A LDB perfeita: além de campeão, Dikembe ainda foi eleito o MVP da edição de 2017 (Fotojump/LNB)
Integrado ao elenco profissional e cada vez ganhando mais espaço, Dikembe vê na LDB uma grande oportunidade para melhorar seu jogo e ganhar mais ritmo dentro de quadra.
“Essa é a minha terceira LDB. Vejo isso com uma grande oportunidade, para poder ter mais minutos em quadra, fazer parte da rotação e ganhar mais ritmo de jogo”, disse o pivô.
Para ele, o mais importante é poder ajudar os companheiros mais novos do time, que muitas vezes buscam um exemplo positivo para seguir. Como já esteve nessa posição, Dikembe sabe bem o quanto isso é fundamental para o crescimento dos atletas e, também, do time.
“O mais legal é poder ajudar os meninos mais novos que estão chegando agora. Já estive no lugar deles e sei a importância de ter uma pessoa mais velha como referência. Você vê que aquele cara está no time profissional e que você pode chegar lá também. Já passei por isso, então é muito bom estar ajudando”, completou.

A famosa roda de dança dos meninos do Paulistano (Hedeson Alves/LNB)
Depois de estrear com o “pé direito”, o pivô espera manter as boas atuações para, quem sabe, encerrar a primeira fase invicto e ter mais tranquilidade na segunda etapa da LDB, que será em São Paulo (SP).
+Tabela de jogos completa da 1ª etapa da LDB 2019
“A sequência do campeonato não será fácil, ainda temos muitos jogos nesta etapa. É uma competição de tiro curto, então temos que estar sempre preparados, dia após dia. Sem comemorar muito e já pensar na próxima partida, em busca das seis vitórias aqui em Curitiba e jogar mais tranquilo na etapa de São Paulo”, finalizou o pivô do CAP.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca