#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo de gerações

02-12-2016 | 06:16
Por Liga Nacional de Basquete

Experiência x juventude: com médias de idade completamente opostas, Flamengo e Paulistano medem forças neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

De um lado, a experiência de um elenco tetracampeão do NBB CAIXA. Do outro, uma juventude bastante promissora. Estes são Flamengo e Paulistano/Corpore, que farão um confronto de gerações opostas neste sábado (03/12), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Único invicto da atual edição, com cinco triunfos, o rubro-negro carioca conta com uma base formada por experientes atletas. Dos sete “pilares” que atuam mais efetivamente nas partidas, quatro tem 30 anos ou mais – Marquinhos (32), Marcelinho (41), Olivinha (33), JP Batista (35) e Ramon (30), além de Mineiro (28) e Fischer (25), e a média deste grupo isolado é de 32 anos.

+Saiba mais: José Neto elogia Marquinhos e ressalta foco para invencibilidade do Flamengo

Mas o plantel do clube da Gávea também tem diversos atletas jovens, como Pedrinho Rava (21), Léo Bispo (20), Lelê (20), Danilo (18) e João Vitor (17), que fazem com que a idade do elenco cair para 26,6 anos. Mas mesmo com esta queda, a experiência é dominante na equipe comandada pelo técnico José Neto.

Georginho, do Paulistano, e João Phylippe, do Brasília

Paulistano, do promissor Georginho, tem média de idade de 23,6 anos (Ale da Costa/Portrait)

Já no Paulistano, a juventude reina. Ao todo, o elenco alvirrubro conta com nada menos que oito atletas Sub-22 e apenas cinco adultos – apenas um com mais de 30 anos, o recém contratado Daniel Hure, ala/pivô argentino, de 31, que ainda não estreou. Eddy, Jhonatan, Guilherme Hubner e Renato Carbonari, todos de 29 anos, foram a ala experiente do esquadrão paulista, que tem média de idade de 23,6 anos.

“Temos que impor nosso ritmo de jogo na defesa e usar nossa juventude. Os dois times são bem qualificados. Quando entramos na quadra, cada jogo é um jogo. Quem cometer menos tem mais chances de sair com a vitória”, concluiu Arthur Pecos, que registrou seu recorde de pontos na história do NBB CAIXA ao fazer 20 pontos contra o Macaé.

+Confira a tabela de classificação completa da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA

Os destaques da molecada do também jovem técnico Gustavo De Conti ficam por conta dos armadores Georginho e Arthur Pecos. O primeiro é o cestinha, reboteiro e atleta mais eficiente da equipe, com médias de 13,7 pontos, 5,3 rebotes e 15,0 de eficiência. Já Arthur Pecos é o líder em assistências do grupo, com 4,5 de média, além de anotar 9,3 pontos.

“O Paulistano também tem jogadores experientes, como Eddy, Jhonatan, Renato, Guilherme. Os mais jovens já jogaram competições importantes, como NBB CAIXA e Sul-americano ou Seleções: Pecos, Lucas Dias. Georginho é um prospecto de NBA há alguns anos. O Paulistano vem de uma excelente participação na Liga Sul-americana e com certeza é uma equipe que pode perfeitamente estar lutando pelas primeiras posições do NBB CAIXA”, declarou José Neto, técnico do Paulistano.

Marquinhos, JP Batista e Ronald Ramon, Flamengo

Marquinhos, JP Batista e Ronald Ramon são alguns dos destaques do experiente elenco do Flamengo (Gilvan de Souza/Flamengo)

Do outro lado, o Flamengo tem como principais líderes a dupla de alas Marquinhos, cestinha do NBB CAIXA (23,1 ppj), e Marcelinho Machado, quarto colocado no ranking (21,0 ppj). Além dele, o ala/pivô Olivinha é o reboteiro da competição, com média de 11,8 rebotes e ainda 13,6 pontos por partida – o único com média de duplo-duplo na atual temporada.

Vindo de duas vitórias seguidas, sobre Minas em casa e Macaé fora, o Paulistano ocupa a oitava colocação da atual edição do NBB CAIXA, com três triunfos em seis partidas (50% de aproveitamento). Em meio à sua primeira sequência positiva na atual edição, os alvirrubros da capital paulista preferem esquecer os triunfos passados e focar apenas no confronto diante dos tetracampeões.

Arthur Pecos, do Paulistano

“Seguiremos pensando em um jogo de cada vez”, disse Arthur Pecos, líder em assistências do Paulistano (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

“Nossa expectativa é de um grande jogo, pois sabemos que a equipe do Flamengo é bem qualificada. Essas duas vitórias que tivemos já passaram. Preferimos pensar que cada jogo é um jogo. As vitórias servem para dar confiança para toda a equipe, mas seguiremos pensando em um jogo de cada vez”, concluiu Arthur Pecos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.