HOJE
Hegemonia brasileira
Por Liga Nacional de Basquete
Com título do Franca, clubes brasileiros chegam ao 5º título nas últimas 6 edições da Liga Sul-Americana e confirmam hegemonia continental do NBB CAIXA
A hegemonia do basquete brasileiro na América do Sul ganhou ainda mais força. Com o título do Sesi Franca Basquete, conquistado na noite desta sexta-feira, em Córdoba (ARG), os clubes do NBB CAIXA acumularam o quinto título nas últimas seis edições da Liga Sul-Americana.
Os brasileiros campeões do torneio foram Universo/CAIXA/Brasília (2013 e 2015), Sendi/Bauru Basket (2014), Mogi das Cruzes/Helbor (2016) e agora o Sesi Franca (2018) – o Guaros de Lara (VEN) conquistou o título em 2017.
Esse foi o 10º título do Brasil na Liga Sul-Americana – além dos times citados acima, Vasco da Gama (1999 e 2000), Uberlândia (2005) e Flamengo (2009) foram os responsáveis pelas conquistas dos clubes brasileiros, que agora estão a dois títulos da Argentina (12) no histórico da competição.
A Liga Sul-Americana é disputada somente desde 1996 e, para falar em hegemonia continental na história, é necessário considerar também o antigo Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões.
A antiga competição sul-americana, na qual o Brasil tem 23 títulos, reunia todos os campeões das ligas nacionais de cada país, além do campeão da edição anterior, e foi a mais importante de todo o continente entre anos de 1946 e 1995.
O Franca foi seis vezes campeão do Sul-Americano de Clubes Campeões (1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991) e, com a conquista da Sul-Americana 2018, se firmou como segundo maior campeão do continente na história, atrás apenas do também brasileiro EC Sírio (SP), que tem oito.
+Tradição é tradição: Franca se firma como 2º maior campeão da América do Sul na história
Somando as conquistas de Sírio (8) e Franca (7) com todas as outras dos brasileiros no antigo Campeonato Sul-Americano de Clubes e na atual Liga Sul-Americana, o Brasil é o maior campeão da América do Sul, com 33 títulos, contra 22 da Argentina.
Agora, voltando para o presente, o basquete brasileiro terá como próxima missão de nível internacional a Liga das Américas 2019, a “Libertadores do Basquete”, que terá forte participação brasileira.
Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor, finalistas do último NBB CAIXA, e o Sesi Franca, campeão da Liga Sul-Americana 2018, serão os representantes do Brasil na competição, que já foi vencida pelos clubes brasileiros quatro vezes – empatado com a Argentina como país com maior número de títulos.
O Franca está no Grupo B (25 a 27 de janeiro), ao lado de Capitanes de Arecibo (MEX), Soles de Mexicali (MEX) e Real Estelí (NIC). Já o Paulistano caiu no Grupo A (18 a 20 de janeiro) com Atenas de Córdoba (ARG), Malvin (URU) e Titanes (COL). E por fim, o Mogi faz parte do Grupo C, com San Lorenzo (ARG), San Martín (ARG) e Animas de Valdivia (CHI).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

