HOJE
‘Meus meninos’
Por Liga Nacional de Basquete
Rubén Magnano elogia José Neto e Gustavo De Conti e enaltece campanha de seus assistentes na Seleção Brasileira no NBB 2013/2014

Magnano (de costas) conversa com Neto e De Conti durante treino da Seleção no último ano (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
No banco de reservas das duas equipes que disputarão a Final do NBB 2013/2014 estarão dois assistentes técnicos da Seleção Brasileira. Técnicos de Flamengo e Paulistano/Unimed, respectivamente, José Neto e Gustavo De Conti fazem parte da comissão técnica do argentino Rubén Magnano e tentarão levar suas equipes ao título da sexta edição do maior campeonato de basquete do país.
Finalista do NBB pelo segundo ano seguido e atual campeão da Liga das Américas pelo clube carioca, Neto está a mais tempo no selecionado verde-amarelo. O treinador, de 43 anos, já comandou a Seleção Brasileira Sub-19, no Mundial da categoria, em 2007 e ocupa o cargo de assistente técnico do time principal desde 2008.
De irmão para irmão: saiba mais sobre a relação de Neto e Gustavo, amigos e rivais na decisão do NBB
Por sua vez, De Conti, de apenas 34 anos, que levou a equipe paulista à inédita decisão do NBB, passou a integrar a comissão de Magnano em 2012 e teve a oportunidade de dirigir uma “Seleção B” no Sul-Americano do mesmo ano. Além disso, o treinador do Paulistano foi assistente de Neto na disputa da Universíade, em 2013, com a Seleção Sub-24.
“Para mim realmente é um motivo de muito orgulho. Ficou muito feliz pelo trabalho que os dois fizeram em toda temporada. Chegaram na final pelo trabalho, com características diferentes, mas com o mesmo objetivo muito claro que era buscar o título da Liga Nacional. Segundo plano que realmente fico orgulhoso de dois jovens treinadores, com muito futuro e que estão envolvidos com a Seleção Brasileira”, declarou Magnano.
“A importância é a capacidade de cada um. E o Neto, ainda maior porque já saiu campeão da Liga das Américas. Isso dá um aprendizado como treinador. O que ele pode agregar, comentar para ajudar sua equipe. São dois profissionais importantes para esse momento da Seleção e para o futuro do basquete brasileiro”, completou o argentino.

Gustavo e Neto trabalharam juntos no Paulistano, estão ao lado de Magnano na Seleção e decidirão a Final do NBB (Divulgação)
Amigos de longa data – Gustavo foi jogador e assistente de Neto há alguns anos no próprio Paulistano – os treinadores dos dois finalistas da temporada 2013/2014 do NBB vivem grandes momentos profissionais e a escolha de Magnano para ter a dupla ao seu lado na Seleção Brasileira não é difícil de ser explicada.
“Eu já vivi situação parecida com a do Flamengo. Você começa uma Liga como campeão. E não é fácil conviver com isso durante nove meses. Você passa toda temporada convivendo com isso, buscando maneiras de mudar essa situação na cabeça dos jogadores, da torcida e o José Neto sabe muito bem conduzir essa situação. E o caso do Gustavo poucos acreditavam que ficaria entre os quatro semifinalistas, menos ainda chegar na Final. Foi uma equipe muito firme defensivamente e com uma condução muito firme do Gustavinho. Fez um trabalho magnifico, acordando, despertando a confiança dos jogadores para essa campanha. E um momento sublime para ambos chegar na final do NBB”, elogiou o “chefe” Magnano.
Com seus pupilos disputando o título da competição nacional, Magnano prefere não arriscar palpites. Na visão do treinador da Seleção Brasileira, o título estará em boas mãos se ficar com o Flamengo ou com o Paulistano, com Gustavo ou com Neto.
“Eu gostaria que ficasse no empate (risos). Mas como no basquete não tem empate, vou torcer pelo bom basquete dos dois times e pelas duas pessoas nas figuras do Neto e do Gustavo. Os dois merecem o titulo. Mas como é uma é uma partida só, vou ficar com aquele que fizer o melhor jogo na Final”, concluiu Magnano.

Gustavo ou Neto? Quem será o técnico campeão do NBB 2013/2014 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca