#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Momento excepcional!

Pinheiros PIN 107
x
86 Uberlândia UBE
28
1ºQ
X
15
23
2ºQ
X
23
23
3ºQ
X
27
33
4ºQ
X
21

Poliesportivo H. Villaboim

6 de janeiro de 2015

Lucas Dias dá sequência à sua ótima fase, tem atuação impecável e comanda vitória do Pinheiros sobre Uberlândia no NBB 7; paulistas encerraram sequência negativa

DOCUMENTOS:
Súmula
107
X
86
107
PTS
86
12
A3C
8
24
A2C
22
23
LLC
18
26
RT
25
23
ASS
18

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Quem acompanhou as três primeiras etapas da LDB 2014 sabe que Lucas Dias atravessa um momento especial. Dono de três recordes da competição Sub-22, o garoto tratou de dar sequência à ótima fase que vive e registrou sua melhor atuação no NBB, nesta terça-feira. Com desempenho excepcional, o jogador teve grande participação na importante vitória do Pinheiros/SKY sobre o Unitri/Pilhas Energizer, pelo placar de 107 a 86

Sem errar um arremesso sequer durante todo o jogo – foram três bolas de três pontos, cinco tiros de dois pontos e dois lances livres convertidos –, Lucas, de apenas 19 anos, foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, e estabeleceu a maior pontuação individual de sua trajetória entre os profissionais.

+ Veja também: Dono de três recordes e cestinha do campeonato, Lucas Dias brilha no início da LDB 2014

“Gostaria de agradecer aos meus companheiros de equipe, que se entregaram muito nessa partida. Vínhamos de algumas derrotas, então todos entraram com muita vontade de vencer. Acho que minhas participações na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) também contribuíram para o meu bom desempenho e estou feliz por ter aproveitado as oportunidades hoje”, comemorou Lucas Dias.

Junto de Lucas, outros quatro jogadores do Pinheiros tiveram boas atuações no duelo: Joe Smith, responsável por 21 pontos e cinco assistências, Jefferson Campos, com 13 pontos e sete assistências, Jason Smith, autor de 12 pontos e cinco assistências, e Marcus Toledo, que registrou 11 pontos, seis bolas recuperadas e cinco rebotes. Do lado uberlandense, o principal pontuador foi o pivô Renan, com 20 pontos.

Esta foi a sexta vitória do Pinheiros em 13 partidas realizadas e, após encerrar uma sequência de quatro resultados negativos, a equipe segue na região intermediária da tabela de classificação da competição nacional. Por sua vez, a agremiação do Estado de Minas Gerais conheceu sua nona derrota também em 13 jogos disputados e deixou a zona de classificação aos playoffs.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Vínhamos de quatro derrotas e tentamos reverter essa situação durante as festas de fim de ano. Trabalhamos para voltar bem e para recuperarmos a maneira de jogar do time, a identidade da equipe. Tivemos um bom desempenho defensivo por parte de toda a equipe, que a meu ver foi fundamental para o resultado do jogo”, disse o comandante pinheirense Marcel de Souza.

O jogo

O começo da partida foi agitado e os dois times trocaram cestas nos instantes iniciais da partida. Porém o equilíbrio durou somente até o momento em que o placar apontava 8 a 7 para o Pinheiros. Novidade do técnico Marcel de Souza no quinteto inicial do time paulista, Jefferson Campos teve grande participação na arrancada dos donos da casa. Com 100% de aproveitamento nos arremessos, o jogador marcou sete pontos e ainda distribuiu três assistências, Junto do camisa 7, Marcus Toledo foi outro grande responsável pelo ótimo primeiro quarto dos pinheirenses, ao registrar cinco pontos e expressivas cinco bolas recuperadas.

No embalo dos grandes desempenhos da dupla e também de um ótimo aproveitamento nos arremessos – 75% nos arremessos de três pontos e 63,6% nas bolas de dois pontos –, o Pinheiros passou a dominar completamente o jogo. Com muitos erros e sem conseguir equilibrar as ações, o Uberlândia nada pôde fazer para impedir que os rivais aplicassem uma incrível sequência de 20 a 8 e fechassem a parcial inicial com 13 pontos de frente (28 a 15).

Com destaque para o bom desempenho de Audrei, Uberlândia apresentou uma expressiva melhora ofensiva no segundo quarto. Só que do outro lado, os anfitriões seguiram muito bem e não deram chances a uma reação dos rivais. Com cinco bolas de três convertidas no período, duas do garoto Lucas Dias, outras duas de Joe Smith e mais uma de Jason, o Pinheiros conseguiu segurar a diferença construída nos dez minutos iniciais e, após empate parcial por 23 a 23, fechou a primeira metade do duelo ainda com uma vantagem de 13 pontos: 51 a 38.

Na volta do intervalo, Uberlândia seguiu tentando diminuir o prejuízo no placar. Desta vez com destaque para Renan, o time do Triângulo Mineiro manteve o alto aproveitamento ofensivo, venceu o terceiro quarto por 27 a 23 e conseguiu baixar a desvantagem. Porém o Pinheiros contou com a categoria do garoto Lucas Dias para manter a ponta do marcador com certa folga. Ainda sem errar um arremesso sequer, o garoto, de 19 anos, marcou mais oito pontos e foi peça chave para os donos da casa chegarem para o último período com uma diferença de nove pontos a seu favor: 74 a 65.

Depois de ver os adversários encostarem, o Pinheiros tratou de acelerar o ritmo logo no início do último período. Com uma sequência de 9 a 2, o time da capital paulista rapidamente recolocou sua vantagem em dígitos duplos (83 a 67) e praticamente sacramentou seu triunfo. Depois, com muita tranquilidade, os comandados de Marcel de Souza souberam controlar o ritmo do jogo e encerraram a sequência negativa no NBB 7.

Novamente em casa, o Pinheiros terá o Minas Tênis Clube como próximo adversário, nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília). Na mesma data, mas às 20 horas (de Brasília), o Uberlândia desafiará o Palmeiras/Meltex, no Ginásio Palestra Itália, também em São Paulo.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB