#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No Days Off

04-01-2018 | 02:09
Por Liga Nacional de Basquete

Treinos nas festas e resultado em quadra: Paulistano abre 2018 a todo vapor, e Lucas Dias dedica vitória sobre líder Mogi a Gustavo De Conti: “foi fundamental”


No Pain, No Gain. O conhecido dito popular representa um pouco da mentalidade que o Paulistano/Corpore adotou no período de fim de ano. Mirando o primeiro jogo de 2018, no dia 03 de janeiro contra o líder Mogi das Cruzes/Helbor, o técnico Gustavo De Conti optou pelo trabalho duro durante as festas e até marcou treinos nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro.

O resultado não poderia ser outro, e a recompensa pela dura rotina no período de festas veio dentro de quadra: atuação imponente e grande vitória em pleno Hugo Ramos lotado, pelo placar de 84 a 80. Curiosamente, justamente no período entre o Natal e Ano Novo, a equipe de marketing do CAP aderiu ao “No Days Off” e até confeccionou uma camiseta com a frase. A equipe literalmente “vestiu a camisa”, e o lema parece ter surtido efeito.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da vitória do CAP sobre o líder Mogi

“Estamos vindo de uma semana muito dura. O Natal foi corrido, depois treinamos duro a semana inteira, dia 31 e dia 01. O Gustavo (De Conti, técnico) dosou os treinos, mas falou que o único jeito da gente ficar feliz é sair com essa vitória. Nos entregamos muito, deixamos tudo em quadra, precisávamos muito dessa vitória para ficar no G-4, que era nosso objetivo”, comentou Lucas Dias, destaque da equipe, com 16 pontos, sete rebotes e quatro assistências.

Como bem disse Lucas, o resultado positivo diante do líder do NBB CAIXA ampliou a sequência vitoriosa do Paulistano para seis seguidas e de quebra colocou a equipe dentro do G-4, com campanha de oito vitórias em 11 partidas (72,7% de aproveitamento). Essa é a maior série invicta já conquistada na atual temporada.

Mesmo com seus 16 pontos, os 14 de Guilherme Hubner e as 15 bolas de 3 pontos convertidas pela equipe, Lucas Dias teve uma nobre e madura atitude e preferiu dedicar a expressiva vitória sobre Mogi ao técnico Gustavo De Conti. Segundo o ala de 22 anos, a escolha do comandante de treinar durante as festas e a mentalidade passada aos jogadores fez total diferença na preparação e, consequentemente, no resultado obtido na partida desta quarta-feira.

“Ele (Gustavo De Conti) está de parabéns, foi peça fundamental para o resultado de hoje. Se fosse em qualquer outra situação poderíamos só ter pensado no ano novo, nas festas, na folga, mas desde o início ele colocou na nossa cabeça que precisávamos vencer, da importância do jogo contra Mogi. Por isso treinamos forte durante as festas e valeu muito a pena. Fizemos uma grande partida e ele foi peça chave nessa vitória”, elogiou Lucas.

Gustavo, duas vezes vencedor do troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB CAIXA (2013/2014 e 2016/2017), lembrou que o time não costuma lidar muito bem com as pausas e até citou algumas situações, mas a mentalidade adotada desta vez funcionou e valeu muito a pena.

“Sempre voltamos muito mal de pausas longas como foi essa. No Paulista tivemos um período assim e fomos mal, nosso início de NBB não foi bom, e a pausa da Seleção também nos fez mal. Mas não deixamos de fazer o que acreditamos. Treinamos no dia 31 de manhã e dia 01 à tarde. É claro que os treinos foram mais soltos, sem tanta pressão. Acredito que tenha dado certo. Fomos muito bem hoje e conseguimos manter o ritmo que estávamos nos jogos contra Liga Sorocabana, Botafogo e Vasco”, disse De Conti.

Com 16 pontos, 7 rebotes e 4 assistências, Lucas Dias foi o grande destaque do Paulistano na vitória sobre o líder Mogi (Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Na partida contra Mogi, o time do técnico Gustavo De Conti dominou o placar desde o início e foi praticamente perfeito durante 36 minutos. Com tamanha aplicação na defesa, a equipe ainda usou a velocidade no jogo de transição para minar a defesa mogiana. No entanto, a grande arma do CAP foram as bolas de 3.

Equipe que mais acerta tiros de 3 no campeonato, o Paulistano acertou 15 arremessos de longa distância em 39 tentativas (3ª maior marca da temporada), sendo 14 deles nos três primeiros quartos (14/29). Assim, abriu 21 pontos de vantagem (80 a 59) ainda no último quarto e pareceu nadar de braçadas rumo a um elástico triunfo, mas não foi o que aconteceu. Com corrida de 11 a 0 nos últimos quatro minutos, o Mogi se empolgou e cortou a diferença para quatro pontos (84 a 80). No fim, CAP foi “salvo pelo gongo” e soltou o grito da vitória no Hugão.

+Reloginho SKY: Lucas Dias e Deryk participam mostram mão quente na disputa de arremessos

“Ainda precisamos melhorar algumas coisas. Tínhamos 21 pontos contra Mogi e, mesmo sabendo que eles são muito bons, não podíamos deixar a vantagem cair para quatro pontos. Mas acredito que pegamos um ritmo bom. São seis vitórias seguidas, uma grande sequência. Estamos em uma pegada muito boa no campeonato e esperamos continuar assim”, comentou Lucas Dias, atleta mais eficiente do CAP contra Mogi, com 22 de valorização.

Com a vitória no confronto direto contra o líder Mogi, Paulistano chegou a 6 triunfos seguidos e entrou no G-4 (Willian Oliveira/Divulgação)

Em sua segunda temporada no Paulistano, Lucas Dias continua sendo um dos grandes destaques do elenco alvirrubro (2º cestinha do time, com 11,4 ppj) mesmo com a vinda de novas peças. Aliás, as contratações de Elinho, Kyle Fuller, Nesbitt e Du Sommer foi bastante elogiada pelo camisa 9 do CAP. Para ele, a vinda desses atletas trouxe mais experiência ao time. E de fato, a bagagem a mais já pôde ser notada nos momentos de decisão no Campeonato Paulista, em que a equipe bateu o próprio Mogi na semifinal e conquistando o inédito título em pleno Pedrocão contra Franca.

+Arremesso de Lucas Dias aparece entre as 17 melhores jogadas do ano de 2017

“Ganhamos mais experiência no elenco, como com Elinho, que é fundamental para a gente, o Kyle (Fuller), o Nesbitt, o Du (Sommer), todos eles são feras demais. Não que os de antes não fossem, mas na temporada passada nosso time era muito jovem, acho que isso pesou na final contra Bauru. Esse ano é diferente. Temos o Elinho que é experiente, o Jhonatan vindo com a gente mais um ano, o Kyle vindo com outra mentalidade. Então acho que tudo isso se agregou no que o Gustavo (De Conti) queria. Nosso time está pronto e é assim que vamos brigar por todos os campeonato que disputarmos”, concluiu Lucas.

Lucas Dias e Gustavo De Conti comemorando o inédito título de campeão Paulista de 2017 (Divulgação/CAP)

Campeão Paulista 2017, o Paulistano terá, além do NBB CAIXA, a Liga das Américas 2018 em seu calendário na temporada. O atual vice-campeão nacional está ao lado do próprio Mogi no Grupo B, que acontecerá entre os dias na cidade de Talca (CHI), entre os dias 26 e 28 de janeiro. Além dos mogianos, os adversários do CAP serão o anfitrião Español de Talca (CHI) e o atual bicampeão argentino San Lorenzo (ARG).

Pelo NBB CAIXA, o próximo compromisso do Paulistano será na segunda-feira (08/01), diante do lanterna Campo Mourão Basquete, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30. Caso vença os mourãoenses, o time do técnico Gustavo De Conti pode se beneficiar do duelo entre Flamengo (3º) e Pinheiros (2º), no domingo (07/01), para se aproximar ainda mais do topo.

O comandante do Paulistano afirmou que não há metas exatas traçadas para o CAP. Na verdade, o alvo será sempre o próximo jogo. “Sinceramente não traçamos uma meta para essa temporada. Como todo ano, não temos aquela lista de objetivos que os psicólogos falam: ‘traça sua meta e vai’ (risos). Não temos isso. Vamos pensando jogo a jogo, treinando contra cada adversário e essa vitória contra Mogi foi muito importante”, disse o treinador.

+Retrospectiva: confira os 17 principais momentos do basquete brasileiro em 2017

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira mais fotos de Mogi x Paulistano pelas lentes de Willian Oliveira: