#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mogivirtual

04-09-2018 | 03:04
Por Liga Nacional de Basquete

Em parceria com empresa de tecnologia, Mogi se tornará primeiro time no Brasil a utilizar realidade virtual; NBA é referência no assunto

Torcedores de Mogi terão a chance de estar em quadra com Gui Deodato, Arthur Pecos e Shamell através da realidade virtual (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

O basquete brasileiro está prestes a ganhar mais uma inovação. Em parceria com a empresa Panogramma, o Mogi das Cruzes/Helbor está se preparando para levar a realidade virtual (VR – virtual reality, em inglês) até seus torcedores. O projeto está em desenvolvimento e, em pouco tempo, proporcionará novas experiências aos fãs da bola laranja.

Integrantes da companhia de tecnologia estiveram no Ginásio Hugo Ramos na última semana para captar imagens e jogadas de três jogadores em quadra. Os escolhidos do time foram Shamell, Arthur Pecos e Gui Deodato.

+Saiba mais sobre o último jogo de Mogi pelo Campeonato Paulista

Com experiências já realizadas na Olimpíada do Rio 2016, em partidas de futebol e até na Stock Car, a vontade de chegar no basquete sempre esteve presente no produtor musical e sócio da Panogramma, João Marcello Bôscoli. A parceria com a equipe de Mogi das Cruzes permitirá que o projeto saia do papel.

“Quando você coloca o óculos, você é transportado, fica imerso no jogo de basquete. É transformador e inovador. Sei que inovação é uma palavra desgastada, contudo, é fato. Você só vê isso na NBA. O Mogi das Cruzes/Helbor será o primeiro no Brasil, talvez na América Latina, a adotar essa linguagem de mídia”, afirmou João Marcello Bôscoli.


Além da inovação e de proporcionar experiências diferentes aos torcedores, o plano tem como objetivo divulgar cada vez mais os patrocinadores e, até quem sabe, atrair novos anunciantes. A criação de um estande nos jogos do time no Hugão com o VR será feita.

“A realidade virtual é uma plataforma presente no mundo inteiro e a gente quer trazer um conteúdo diferente para a nossa torcida. A ideia é criar um núcleo para o torcedor experimentar a realidade aumentada. Um estande durante os jogos para os torcedores poderem usar os óculos e terem a experiência inicial de jogar com os jogadores”, explicou Rodrigo Geammal, diretor de marketing do Mogi.

+Confira a tabela completa de jogos do Mogi das Cruzes/Helbor no próximo NBB CAIXA

Este projeto conta com outro parceiro estratégico, o Torcedores.com, maior site independente de conteúdo esportivo do Brasil.

NBA é referência no uso da realidade virtual

A NBA começou a utilizar a realidade virtual no final de 2016. Na época, a liga norte-americana oferecia aos amantes do esporte, através da assinatura do League Pass, a oportunidade de assistir a algumas partidas com a opção VR.

Na última temporada da liga, o uso dessa tecnologia atingiu outro patamar. Em parceira com o aplicativo NextVR, todas as partidas do campeonato tiveram a opção de serem assistidas em realidade virtual, por meio do pacote pago ou compras simples de jogos.

A novidade chegou com a opção Screening Room, que cria uma enorme tela virtual para os usuários com acesso a até 13 jogos simultâneos e estatísticas detalhadas sobre cada lance.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.