#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Os implacáveis

13-05-2015 | 05:04
Por Liga Nacional de Basquete

Alex Garcia, Jimmy e Marcus Toledo concorrem ao prêmio de Melhor Defensor da temporada 2014/2015 do NBB; vencedor será conhecido no dia 08/06

Depois da divulgação dos candidatos aos prêmios de Destaque Jovem e Melhor Sexto Homem do NBB 7, a LNB (Liga Nacional de Basquete) apontou, nesta quarta-feira, os indicados ao troféu de Melhor Defensor da temporada 2014/2015 do maior campeonato do país. Os vencedores das premiações serão conhecidos no dia 08/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, que será realizada em São Paulo (SP).

A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitão das 16 equipes da sétima edição da competição, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Ao final da eleição, o ala Alex Garcia, do Paschoalotto/Bauru, o ala Jimmy, do Mogi das Cruzes/Helbor, e o ala Marcus Toledo, do Pinheiros/SKY, foram os três mais votados e concorrerão ao troféu de melhor marcador do NBB 7.

+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB 7

A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB. Assim como nas edições anteriores, a Liga Nacional de Basquete realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

Alex Garcia, do Bauru, e Marcus Toledo, do Pinheiros

Único vencedor do prêmio na história do NBB, Alex terá como concorrente o pinheirense Toledo (Luiz Pires/LNB)

Eleito Melhor Defensor em nada menos que todas as seis edições anteriores do NBB, Alex Garcia é conhecido por sua marcação implacável e aparece como forte candidato a faturar o troféu mais uma vez. O jogador, de 35 anos, faz sua primeira temporada longe do UniCEUB/BRB/Brasília e vem sendo um dos pilares da grande campanha do Bauru na sétima edição do nacional. No setor defensivo, o experiente ala tem médias de 0,9 roubos de bola, 0,5 tocos e 4,7 rebotes de defesa por partida.

+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7

Um dos indicado a colocar um ponto final na dinastia do “Brabo” é Marcus Toledo. Dono de uma enorme força física, o ala do Pinheiros, de 2,03m de altura, tem como principal característica sua eficácia e multifuncionalidade dentro de quadra. Na atual temporada, Toledo, que exerce as posições tanto de ala (3) como de ala/pivô (4), roubou 2,06 bolas por jogo e teve a quarta melhor média no fundamento na competição, além de pegar 6,5 rebotes por partida e ser o segundo maior reboteiro do time pinheirense, o quinto do campeonato.

Jimmy (à esq.) tentará quebrar o reinado de Alex no prêmio de Melhor Defensor do NBB (Allan Conti/Divulgação)

Jimmy (à dir.) tentará quebrar o reinado de Alex no prêmio de Melhor Defensor do NBB (Allan Conti/Divulgação)

Outro candidato a acabar com o reinado de Alex na premiação é o ala Jimmy, do Mogi. Sempre vindo do banco de reservas, o atleta, de 25 anos, é um dos melhores defensores da equipe do Alto Tietê e na maioria das vezes em que entra em quadra fica responsável por anular os principais jogadores do time adversário, como aconteceu, por exemplo, no playoff quartas de final contra o Macaé Basquete, cujo o camisa 18 mogiano marcou de perto o “motor” e maior destaque macaense, Jamaal Smith.

Também foram votados para o prêmio de Melhor Defensor do NBB 7:

Alex Oliveira (Minas Tênis Clube), Audrei (Unitri/Pilhas Energizer), Danilo Siqueira (Minas Tênis Clube), David Jackson (Winner/Limeira), Eric Tatu (Rio Claro Basquete), Jerome Meyinsse (Flamengo), Márcio Dornelles (Macaé Basquete), Rafael Mineiro (Winner/Limeira), Rômulo (Basquete Cearense) e Shilton (Minas Tênis Clube).

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Defensor na história do NBB:

2013/2014 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2012/2013 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2011/2012 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2010/2011 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2009/2010 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2008/2009 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)