HOJE
Os primeiros reforços
Por Liga Nacional de Basquete
Após renovar com cinco atletas, Franca anuncia contratações do pivô Léo Waszkiewicz, ex-Uberlândia, e do armador Carlos Cobos, que estava no basquete espanhol
O Vivo/Franca segue se mexendo para montar um elenco forte para a próxima temporada. Depois de acertar a renovação de cinco atletas do elenco, a diretoria anunciou suas duas primeiras contratações para a próxima temporada do basquete brasileiro: o pivô Léo Waszkiewicz e o armador Carlos Cobos.
Léo, de 25 anos e 2,11m, é cara conhecida no NBB e defendeu o Unitri/Magazine Luiza nas três últimas edições do campeonato nacional. Na edição passada da competição, o pivô, nascido em Santo Ângelo (RS), colecionou médias de 6,7 pontos, 4,9 rebotes e 1,2 tocos por jogo, a terceira maior do campeonato, além de uma eficiência de 10 de valorização pontos por partida.
“Para mim é uma honra poder vestir a camisa de um time como Franca. Espero seguir fazendo um bom trabalho assim como fiz em todas as equipes que passei e ganhei títulos. Vou me esforçar e dar o meu máximo sempre com essa camisa”, comemorou Léo.
Léo começou sua carreira no Bira/Lajeado (RS). Depois, passou pelo Pinheiros, em 2007, e pela Espanha, entre 2008 e 2010, onde atuou por três clubes: Grupo Capitol Valladolid, Óbila Club de Basket e Blancos de Rueda Valladolid, onde foi campeão da Leb Oro (Segunda divisão) em 2009 e bicampeão Copa Castilla Leon em 2010.
“Vou trabalhar dia por dia, passo a passo, degrau por degrau. Espero chegar no meu foco que é sempre ajudar a equipe e se possível chegar a uma final. Vou trabalhar por cada companheiro e pelo meu treinador, dentro e fora de quadra. Espero sentir a torcida francana como um sexto jogador em quadra”, completou o novo pivô do Franca.
Em 2012, foi convocado para defender a Seleção Brasileira durante a fase de treinamentos visando à disputa do Campeonato Sul Americano, realizada na Argentina. Mais tarde, também foi escolhido para fazer parte da Seleção Brasileira de Novos.
“Contratamos um pivô jovem, talentoso e muito raçudo, que sempre se doa muito em quadra. Acredito que ele fará um grande trabalho junto com a nossa equipe e jogará junto com a nossa torcida” disse o presidente do Franca, Paulo Nocera.
Por sua vez, Cobos, de 26 anos e 1,93m, atuará pela primeira vez em solo brasileiro e, consequentemente, estreará no NBB. Nascido em São Paulo, o armador se mudou para a Espanha ainda criança e possui dupla cidadania.
No país europeu construiu sua carreira no tradicional Unicaja Malaga, onde atuou entre os anos de 2001 e 2011, desde a base até o profissional. Depois, o novo reforço francano ainda passou por outros três times espanhóis: CB Granada, Breogan e Club Baloncesto Penãs, seu último clube.
Apesar de ter atuado somente no basquete espanhol, Cobos já defendeu a Seleção Brasileira. Em 2007, o jogador fez parte do elenco verde-amarelo que conquistou o quarto lugar na disputa do Campeonato Mundial Sub-19, na Sérvia, ao lado de nomes como Rafael Mineiro, Paulão Prestes e Betinho. Já em 2010, o atleta foi convocado para os treinamentos visando o Campeonato Sul-Americano, chegou a disputar amistosos preparatórios, mas acabou cortado antes da competição.
Agora, o elenco comandado pelo técnico Lula Ferreira conta com sete jogadores confirmados para as disputas do Campeonato Paulista 2014 e do NBB 2014/2015. Além de Léo Waszkiewicz e Cobos, os jovens Léo Meindl, Lucas Mariano e Antonio Elpídio e os experientes Jhonatan e Juan Pablo Figueroa estão garantidos no plantel francano para a próxima temporada.