HOJE
Histórias deplayoffs
Por Liga Nacional de Basquete
Não é a primeira vez que eles se encontram em playoffs: relembre as 3 séries de mata-mata entre Paulistano e Basquete Cearense
O confronto entre Paulistano/Corpore e Basquete Cearense já virou quase que rotina nos playoffs do NBB CAIXA. Ao todo, as equipes já se encontraram em três edições da fase mata-mata e, agora, irão realizar mais uma série decisiva.
No confronto, o histórico é amplamente favorável para o CAP, com três classificações contra nenhuma do Carcará. Pela terceira vez consecutiva – quarta ao todo -, as equipes se encontrarão nas oitavas de final, em busca de uma vaga para as quartas de final.
Já nesta sexta-feira (05/04), mais um capítulo dessa rivalidade começara a ser escrito, no Centro de Formação Olímpica, casa do Basquete Cearense, às 19 horas, com transmissão ao vivo do BandSports.
E para você entender melhor o tamanho deste duelo, separamos as últimas séries de playoffs entre as duas equipes. Confere aí!
#1 – NBB CAIXA 2012/2013 – Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano
Na edição 2012/2013 do NBB CAIXA, Basquete Cearense e Paulistano se encontraram pela primeira vez em playoffs, nas oitavas de final.

Na primeira série de palyoffs entre Paulistano e Basquete Cearense, o time alvirrubro se deu melhor e venceu por 3 a 2 (LC Moreira/Divulgação)
Na ocasião, o Paulistano acabou levando a melhor mesmo sem ter o mando de quadra, em uma série eletrizante, decidida somente no Jogo 5. Aliás, a partida decidiu a classificação teve um final dramático.
Em pleno Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o Basquete Cearense vencia por três pontos (68 a 65) já nos dez segundos finais, quando o armador Elinho, hoje do Franca, acertou um arremesso de 3 pontos todo desequilibrado restando oito segundos para acabar (68 a 68). Depois do empate, a reposição de bola do Carcará não foi nada boa, e a bola voltou para o CAP, que gastou o tempo e viu Eddy sofrer uma falta restando quatro segundos. O jogador converteu somente uma das tentativas e deu números finais ao eletrizante confronto (69 a 68).
Nas quartas de final, o Paulistano encarou o Flamengo, campeão daquela edição, e acabou eliminado na série por 3 a 0.
+ Veja quem são os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA
#2 – NBB CAIXA 2016/2017 – Paulistano 3 x 2 Basquete Cearense
O outro encontro aconteceu quatro temporadas depois, na edição 2016/2017. O CAP se classificou na sexta colocação, enquanto o Basquete Cearense foi o 11º colocado.
Em uma série acirrada, que novamente foi até o Jogo 5, o Paulistano conseguiu vencer mais uma vez, após reverter uma desvantagem de 2 a 1 na série. E o mais curioso: assim como na ocasião anterior, o clube alvirrubro venceu o Jogo 5 novamente com virada no finalzinho.
Na ocasião, o ala Duda Machado, então do Basquete Cearense, converteu uma bola de 3 e colocou sua equipe em vantagem restando pouco mais de um minuto para acabar (72 a 71). Após várias posses desperdiçadas pelos dois times, o CAP conseguiu a virada somente com 13 segundos no relógio, com dois lances livres certeiros de Arthur Pecos, hoje do Mogi (73 a 72). Em seguida, Duda tentou salvar o Carcará novamente, não converteu o chute final e viu o Paulistano rumar para a vitória (76 x 72).
A classificação por 3 a 2 abriu o caminho para a campanha histórica do time alvirrubro, que chegou à sua segunda final da história, mas acabou derrotado pelo Sendi/Bauru Basket.
+ Veja quem são os recordistas de cada fundamento nos playoffs do NBB CAIXA
#3 – NBB CAIXA 2017/2018 – Paulistano 3 x 1 Basquete Cearense
O terceiro encontro entre os times nos playoffs aconteceu na última temporada, na campanha do título inédito do Paulistano no NBB CAIXA.
Classificado direto para as quartas de final, o time alvirrubro encarou um Basquete Cearense que estava com a moral lá em cima, pois havia acabado de bater o Pinheiros nas oitavas, por 3 a 1.
Na série com o Paulistano, o time da capital cearense ainda largou na frente, com uma vitória apertada dentro de casa (72 a 67). Na sequência da série, o CAP reverteu o cenário, emplacou três vitórias seguidas e encerrou o confronto no Jogo 4 com acachapante triunfo por 98 a 57.

Yago Mateus e Cia. fizeram a festa com a classificação em pleno Ginásio Paulo Sarasate (Stephan Eiliert/Basquete Cearense)
Após a classificação, o Paulistano seguiu firme na campanha que culminaria em seu primeiro título do NBB CAIXA da história.
Tabela de Jogos da série:
– Paulistano/Corpore (5º) x Basquete Cearense (12º)
Jogo 1 – 05/04 (Sexta-feira), às 19 horas, na Arena CFO, em Fortaleza – ao vivo no BandSports
Jogo 2 – 08/04 (Segunda-feira), às 19 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo – transmissão a definir
Jogo 3* – 10/04 (Quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo – transmissão a definir
Vencedor desta série enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor (4º) nas quartas de final
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
