#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Histórias deplayoffs

04-04-2019 | 01:28
Por Liga Nacional de Basquete

Não é a primeira vez que eles se encontram em playoffs: relembre as 3 séries de mata-mata entre Paulistano e Basquete Cearense

O confronto entre Paulistano/Corpore e Basquete Cearense já virou quase que rotina nos playoffs do NBB CAIXA. Ao todo, as equipes já se encontraram em três edições da fase mata-mata e, agora, irão realizar mais uma série decisiva.

No confronto, o histórico é amplamente favorável para o CAP, com três classificações contra nenhuma do Carcará. Pela terceira vez consecutiva – quarta ao todo -, as equipes se encontrarão nas oitavas de final, em busca de uma vaga para as quartas de final.

Já nesta sexta-feira (05/04), mais um capítulo dessa rivalidade começara a ser escrito, no Centro de Formação Olímpica, casa do Basquete Cearense, às 19 horas, com transmissão ao vivo do BandSports.

E para você entender melhor o tamanho deste duelo, separamos as últimas séries de playoffs entre as duas equipes. Confere aí!

#1 – NBB CAIXA 2012/2013 – Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano

Na edição 2012/2013 do NBB CAIXA, Basquete Cearense e Paulistano se encontraram pela primeira vez em playoffs, nas oitavas de final.

Na primeira série de palyoffs entre Paulistano e Basquete Cearense, o time alvirrubro se deu melhor e venceu por 3 a 2 (LC Moreira/Divulgação)

Na ocasião, o Paulistano acabou levando a melhor mesmo sem ter o mando de quadra, em uma série eletrizante, decidida somente no Jogo 5. Aliás, a partida decidiu a classificação teve um final dramático.

Em pleno Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o Basquete Cearense vencia por três pontos (68 a 65) já nos dez segundos finais, quando o armador Elinho, hoje do Franca, acertou um arremesso de 3 pontos todo desequilibrado restando oito segundos para acabar (68 a 68). Depois do empate, a reposição de bola do Carcará não foi nada boa, e a bola voltou para o CAP, que gastou o tempo e viu Eddy sofrer uma falta restando quatro segundos. O jogador converteu somente uma das tentativas e deu números finais ao eletrizante confronto (69 a 68).

Nas quartas de final, o Paulistano encarou o Flamengo, campeão daquela edição, e acabou eliminado na série por 3 a 0.

+ Veja quem são os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA 

#2 – NBB CAIXA 2016/2017 – Paulistano 3 x 2 Basquete Cearense

O outro encontro aconteceu quatro temporadas depois, na edição 2016/2017. O CAP se classificou na sexta colocação, enquanto o Basquete Cearense foi o 11º colocado.

Em uma série acirrada, que novamente foi até o Jogo 5, o Paulistano conseguiu vencer mais uma vez, após reverter uma desvantagem de 2 a 1 na série. E o mais curioso: assim como na ocasião anterior, o clube alvirrubro venceu o Jogo 5 novamente com virada no finalzinho.

Na ocasião, o ala Duda Machado, então do Basquete Cearense, converteu uma bola de 3 e colocou sua equipe em vantagem restando pouco mais de um minuto para acabar (72 a 71). Após várias posses desperdiçadas pelos dois times, o CAP conseguiu a virada somente com 13 segundos no relógio, com dois lances livres certeiros de Arthur Pecos, hoje do Mogi (73 a 72). Em seguida, Duda tentou salvar o Carcará novamente, não converteu o chute final e viu o Paulistano rumar para a vitória (76 x 72).

Essa foi a segunda eliminação do Paulistano sobre o Basquete Cearense em playoffs (João Pires/LNB)

A classificação por 3 a 2 abriu o caminho para a campanha histórica do time alvirrubro, que chegou à sua segunda final da história, mas acabou derrotado pelo Sendi/Bauru Basket.

+ Veja quem são os recordistas de cada fundamento nos playoffs do NBB CAIXA

#3 – NBB CAIXA 2017/2018 – Paulistano 3 x 1 Basquete Cearense

O terceiro encontro entre os times nos playoffs aconteceu na última temporada, na campanha do título inédito do Paulistano no NBB CAIXA.

Classificado direto para as quartas de final, o time alvirrubro encarou um Basquete Cearense que estava com a moral lá em cima, pois havia acabado de bater o Pinheiros nas oitavas, por 3 a 1.

Na série com o Paulistano, o time da capital cearense ainda largou na frente, com uma vitória apertada dentro de casa (72 a 67). Na sequência da série, o CAP reverteu o cenário, emplacou três vitórias seguidas e encerrou o confronto no Jogo 4 com acachapante triunfo por 98 a 57.

Yago Mateus e Cia. fizeram a festa com a classificação em pleno Ginásio Paulo Sarasate (Stephan Eiliert/Basquete Cearense)

Após a classificação, o Paulistano seguiu firme na campanha que culminaria em seu primeiro título do NBB CAIXA da história.

Tabela de Jogos da série: 

– Paulistano/Corpore (5º) x Basquete Cearense (12º)

Jogo 1 – 05/04 (Sexta-feira), às 19 horas, na Arena CFO, em Fortaleza – ao vivo no BandSports
Jogo 2 – 08/04 (Segunda-feira), às 19 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo – transmissão a definir
Jogo 3* – 10/04 (Quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo – transmissão a definir

Vencedor desta série enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor (4º) nas quartas de final

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.