HOJE
Tetra mesmo!
Por Liga Nacional de Basquete
Com seu 4º título nacional consecutivo, Flamengo iguala feito histórico do Monte Líbano na década de 80, e quarteto rubro-negro marca época no basquete brasileiro
São muitos os motivos que o Flamengo tem para comemorar depois de mais um título. Mas um deles, em especial, marcou a história de todo o basquete brasileiro. Com mais esta glória no NBB CAIXA, conquistada neste sábado em cima do Paschoalotto/Bauru, o clube da Gávea faturou seu quarto troféu nacional consecutivo e igualou o feito que somente o Monte Líbano realizou na década de 80.
Naquela oportunidade, o extinto e tradicional clube da capital paulista tinha em seu elenco nomes como Cadum Guimarães, Pipoka, Israel e Maury, e eram comandados por Edvar Simões. Este forte grupo conquistou os campeonatos nacionais de 1984/1985, 1985/1986, 1986 e 1987, feito este igualado pelo Flamengo, campeão das edições 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016.
+ Sob o comando de José Neto, Flamengo conquista seu 4º título em 4 anos e estende dinastia
“É uma emoção muito grande. Nós trabalhamos duro a temporada toda para chegar a este momento e é isso que marca a carreira de um jogador. Nos últimos quatro anos nós ganhamos todos os títulos possíveis e eu fico muito feliz de poder participar de toda essa história. O grupo todo está de parabéns”, disse o ala/pivô Olivinha, nomeado o MVP das Finais do NBB CAIXA 2015/2016.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Marquinhos e Olivinha, junto de Gegê e Marcelinho, entraram para o seleto grupo de tetracampeões da história do basquete nacional (Fotojump/LNB)
Presentes em todos estes títulos rubro-negros, o quarteto Marcelinho Machado, Marquinhos, Olivinha e Gegê, comandados pelo técnico José Neto, também colocaram seu nome na história do basquete brasileiro ao se juntarem aos atletas da histórica equipe do Monte Líbano como únicos tetracampeões nacionais de todos os tempos da modalidade da bola laranja do Brasil.
+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 5 das Finais entre Flamengo e Bauru
E não para por aí. De quebra, o Flamengo ultrapassou o próprio Monte Líbano e assumiu o posto de terceiro maior campeão da história dos campeonatos nacionais, agora com seis conquistas – cinco do NBB CAIXA e um do Campeonato Brasileiro da CBB em 2008. Os maiores são o Franca Basquete, com 11 títulos, e o EC Sírio, que tem sete.
“Ver o Flamengo ganhar quatro títulos seguidos e igualar uma marca tão histórica igual a do Monte Líbano é algo que nos motiva cada vez mais para continuar fazendo um trabalho sério como estamos fazendo. Quando escutamos a torcida gritar que nós somos o Orgulho da Nação, é um momento muito especial, mas é algo que nos traz muita responsabilidade, pois quando você é o orgulho de alguém ou de alguma coisa não tem chance de fracasso”, disse o técnico José Neto.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca