HOJE
Velhos conhecidos
Por Liga Nacional de Basquete
Confronto que mais aconteceu na história, Flamengo e São José se encontram em playoffs do NBB pela 4ª vez e abrem série quartas de final nesta quinta-feira

Flamengo e São José se enfrentarão pela 28ª vez e farão seu 4º playoff na história do NBB (Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Flamengo e São José são protagonistas do duelo que mais aconteceu na história do NBB. Até o momento, foram 27 partidas, com direito a duas semifinais e uma quartas de final. O destino os colocou frente a frente novamente nos playoffs da temporada 2014/2015, agora mais uma vez pelas quartas. A série terá início nesta quinta-feira (23/04), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
No histórico entre os dois times no NBB, a equipe carioca tem ampla vantagem, com 20 vitórias e apenas sete derrotas. Se tratando de playoffs, o clube da Gávea também é superior e ganhou as séries de quartas do NBB 2 (3 a 0) e das semifinais do NBB 5 (3 a 2) contra a Águia do Vale, que levaram a melhor sobre os rubro-negros apenas uma vez em mata-matas, nas semifinais da quarta edição do maior campeonato do país, também por 3 a 2.
+Clique aqui e confira informações, curiosidades e recordes históricos das quartas de final do NBB
“O São José é uma equipe bastante tradicional, experiente e que fez uma excelente série de oitavas de final diante do Paulistano, além de possuir jogadores que são acostumados a vencer e a decidir jogos. É um adversário já tem história com o Flamengo em disputa de playoff, por isso, acredito que serão jogos muito bons para quem assistir nos ginásio ou acompanhar pela televisão e internet”, comentou o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo.
“Essa série tem boas chances de ser equilibrada. Desde que eu comecei a disputar playoff eu digo que cada jogo é um jogo. Acredito que o primeiro jogo vale muito para que esta escrita de vários jogos seja mantida. Será muito difícil, mas espero que essa escrita seja mantida e a série dure até o último jogo”, afirmou o comandante do São José.

Sem perder há 12 partidas no NBB, Flamengo, de Marcelinho e Marquinhos, ficou na 3ª posição e avançou direto às quartas (Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Embora agora estejam juntos, flamenguistas e joseenses percorreram caminhos diferentes para chegar às quartas de final da sétima edição do NBB. Os atuais bicampeões terminaram a fase de classificação na terceira posição, com campanha de 23 vitórias em 30 jogos (76,7% de aproveitamento), sendo 12 delas nas últimas 12 rodadas, e com isso foram direto à segunda fase dos playoffs. Já o São José, 11º na primeira fase, passou pelo sexto Paulistano/Unimed nas oitavas de final, por 3 a 1.
“Fizemos um segundo turno excelente, perdendo apenas um jogo em 15 partidas. Isso foi determinante para conquistarmos uma boa posição na classificação e o mando de quadra nessa série contra o São José. Mas o que fizemos até agora fica de lado, começa uma nova competição, os playoffs são um campeonato à parte e sabemos que cada partida é uma decisão”, declarou o ala rubro-negro Marcelinho Machado.
Mesmo sem ter o mando de quadra, o time do técnico Luiz Augusto Zanon se impôs diante do atual vice-campeão do NBB e usou sua força no Lineu de Moura para eliminar os alvirrubros da capital paulista e ir às quartas. Aliás, três das quatro séries das oitavas de final do NBB 7 foram vencidas pela equipe de pior campanha na primeira fase, o que mostra que o equilíbrio é grande e as quartas de final também prometem fortes emoções.

São José chega às quartas embalado por uma classificação sobre o Paulistano nas oitavas (João Pires/LNB)
“Estamos muito motivados. Crescemos muito nos últimos jogos da fase de classificação e nos portamos muito bem nas oitavas de final contra o Paulistano. Mas eu sempre friso que em playoff você não leva nada de um jogo para o outro, nada de uma série para outra. Temos uma nova série, contra um adversário muito duro e fortíssimo candidato ao título. Mas independente disso, vivemos um bom momento e estamos confiantes em um bom resultado”, disse Zanon, técnico do São José.
Depois de manter seus 100% de aproveitamento em oitavas de final – a equipe venceu as cinco oitavas que disputou – o São José agora tentará chegar à sua quarta semifinal seguida. Nos três últimos anos, a equipe do Estado de São Paulo venceu três séries quartas de final, sendo as duas últimas delas sobre o Brasília mesmo sem ter o mando de quadra, situação semelhante a que encontrará diante do Flamengo.
O Flamengo venceu os dois duelos sobre o São José na fase de classificação da atual temporada. O primeiro deles, no Vale do Paraíba, sem dificuldades e dominando do início ao fim, por 94 a 71. Já no segundo turno, no Rio de Janeiro, os comandados de José Neto tornaram a vencer, desta vez pelo placar de 93 a 88. Com isso, o clube da Gávea emplacou sua terceira vitória consecutiva sobre os joseenses na história.
+Clique aqui e confira informações e curiosidades sobre o confronto entre Flamengo e São José no NBB
“São José vem de uma vitória sobre o Paulistano nas oitavas de final, o que mostra a força deles, e é um time muito bom, olhando jogador por jogador. Um dos nossos últimos jogos do returno foi contra eles, então as coisas ainda estão frescas na memória, e estudamos bastante a maneira como eles jogam para essa série”, comentou o armador Gegê, do Flamengo.
Mas se o assunto é histórico, o Flamengo é soberano. Em todas as seis edições anteriores do NBB, a agremiação do Rio de Janeiro jamais ficou de fora do G-4 e sempre avançou direto às quartas de final. E tem mais. Os rubro-negros nunca foram eliminados nesta fase do mata-mata e disputaram todas as semifinais de toda a história do maior campeonato do país, no qual foi derrotado apenas duas vezes, uma delas para o São José, no NBB 4.

Um dos confrontos entre São José e Flamengo foi nas semifinais do NBB 5, que terminou com vitória rubro-negra por 3 a 2 (João Pires/LNB)
Logo após abrirem a série na quinta-feira, Flamengo e São José voltarão à quadra do Tijuca Tênis Clube no sábado (25/04), às 18 horas (de Brasília), para o Jogo 2, que terá transmissão ao vivo via web (www.lnb.com.br/tempo-real). Depois dos dois jogos no Rio de Janeiro, o confronto se transfere para o Vale do Paraíba, onde os dois times medirão forças na terça-feira (28/04), no “caldeirão” Lineu de Moura, às 20 horas, também ao vivo na web.
“Temos um rival de muita qualidade, que tem jogadores como Laws, Dedé, Caio, Valtinho e Drudi, acostumados a jogos desse tipo. Vamos jogar em casa, precisamos tirar proveito disso, jogar com inteligência e ditar o ritmo para começar a série com uma vitória – afirmou Marcelinho Machado, maior cestinha da história dos playoffs do NBB, com 1084 pontos, média de 22,12 pontos por jogo.
Confira o calendário completo da série quartas de final entre Flamengo (3º) e São José (11º):
Jogo 1 – 23/04 (quinta-feira), às 18 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 25/04 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 28/04 (terça-feira), às 20 horas, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 30/04 (quinta-feira), às 19h30 horas, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca