#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

100% nos testes

22-09-2014 | 10:31
Por Liga Nacional de Basquete

Em suas últimas três partidas antes da disputa da Copa Intercontinental, Flamengo vence Macaé pelo Campeonato Carioca e Pinheiros em dois amistosos

Neste último final de semana, o Flamengo fechou sua fase de testes para a disputa da Copa Intercontinental. Em seus três últimos jogos antes de duelar com o Maccabi Tel-Aviv (ISR), nos próximos dias 26 e 28, o time dirigido pelo técnico José Neto conquistou três vitórias e fechou o período preparatório com 100% de aproveitamento.

+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental

Nos três duelos, o representante das Américas na disputa pelo título mundial interclubes contou com força máxima. De volta após disputarem a Copa do Mundo por suas respectivas seleções, os alas Marquinhos e Marcelinho Machado e os argentinos Nicolás Laprovittola e Walter Herrmann atuaram normalmente, assim como o técnico José Neto.

“Esses jogos que tivemos serviram para colocarmos as peças certas em cada lugar. Temos duas partidas duríssimas pela frente contra o Maccabi e estamos trabalhando para chegarmos o mais preparados possível. O grupo é forte e tem histórico. Vamos batalhar pra fazer tudo certo no final da semana que vem”, declarou Marquinhos.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Argentino Hermann fez suas primeiras partidas com a camisa do Flamengo (Gilvan de Souza/Flamengo)

Argentino Hermann fez suas primeiras partidas com a camisa do Flamengo (Gilvan de Souza/Flamengo)

Na noite da última sexta-feira, o clube da Gávea entrou em quadra pela segunda rodada do Campeonato Carioca e venceu o Macaé Basquete, em casa, pelo placar de 96 a 68. Para vencer os rivais do interior do Estado, os atuais campeões da Liga das Américas contaram com 18 pontos do ala/pivô Olivinha. Pela primeira vez com a camisa rubro-negra, o também ala/pivô Herrmann foi outro a ter um bom desempenho e deixou a quadra com 15 pontos.

Depois de vencer pela segunda vez no Estadual – ainda sem os jogadores que estavam na Copa do Mundo, a equipe superou a Liga Super Basketball na estreia –, o Flamengo voltou à quadra nos dois dias seguintes para dois amistosos frente ao Pinheiros/SKY e levou a melhor em ambas as oportunidades.

No primeiro duelo frente aos paulistas, o esquadrão carioca triunfou pelo placar de 70 a 63, com direito a 19 pontos do experiente ala Marcelinho Machado e outros 14 tentos de Marquinhos. Na segunda partida amistosa, a equipe flamenguista voltou a ficar com a vitória, novamente com o placar apertado: 67 a 63. Com direito a belas enterradas, o jovem pivô Cristiano Felício marcou 16 pontos e foi o cestinha do duelo realizado neste domingo.

“Foram dois amistosos muito importantes porque o que a gente mais precisa é ritmo de jogo. Esses dois jogos contra o Pinheiros e o que a gente jogou contra o Macaé pelo Estadual foram muito importantes para isso. Agora é foco total no Maccabi. Temos material para saber jogar contra eles, analisar o que precisamos melhorar e as coisas boas que fazemos. Isso é o mais importante. Estamos mais preparados possível pra sexta, quando começa esta competição importantíssima que é o campeonato Mundial”, analisou José Neto.

A Copa Intercontinental

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.

Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.

Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.