HOJE
#10Fatos – Flamengo x Vasco
Por Liga Nacional de Basquete
Encontro de cestinhas, distância na tabela e histórico recente: confira os 10 fatos mais importantes do clássico deste sábado entre Flamengo e Vasco
O ano de 2017 do basquete brasileiro será finalizado com um dos maiores clássicos do mundo. Flamengo e Vasco da Gama, rivais em qualquer modalidade, estarão frente a frente na tarde deste sábado (30/12), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais Band e SporTV.
Entre os destaques do confronto estão o retrospecto dos confrontos recentes entre eles, o encontro entre grandes cestinhas da história do NBB CAIXA, os ótimos momentos individuais de alguns atletas e uma marca próxima do experiente Guilherme Giovannoni, ala/pivô do Vasco. Confira!
+Saiba mais: Marquinhos espera por “clássico da paz” e exalta força do Flamengo
+Saiba mais: David Jackson mostra confiança no Vasco e espera time “solto” no clássico
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos do clássico entre Flamengo e Vasco:
Mais Vasco
Desde que o Vasco da Gama retomou sua equipe profissional de basquete, o Clássico dos Milhões ocorreu oito vezes, incluindo Estadual, torneios preparatórios de pré-temporada e NBB CAIXA. Ao todo, o clube de São Januário venceu cinco partidas – uma pelo torneio Super Four 2016 em Fortaleza (CE), por 84 a 80, duas pelo Estadual, uma no NBB CAIXA e uma na Copa Avianca, por 93 a 83.
Saiu faísca
Os duelos entre Flamengo e Vasco na temporada passada foram de arrepiar. O primeiro, realizado na Rio Arena de portões fechados, foi decidido nos segundos finais e terminou com emocionante vitória cruzmaltina, por 78 a 77. Já no returno, o clássico aconteceu em Manaus (AM), com triunfo rubro-negro, por 94 a 86.

Flamengo e Vasco fizeram duas partidas no último NBB CAIXA, com uma vitória para cada e grandes exibições de Marquinhos (João Neto/LNB)
Só deu Marquinhos
Um dos grandes nomes do elenco do Flamengo, Marquinhos foi o grande destaque rubro-negro em ambos os clássicos contra o Vasco no último NBB CAIXA. No primeiro, o jogador registrou 27 pontos (5/9 nas bolas de 3), mas acabou expulso por duas faltas técnicas em um momento crucial no duelo. No segundo, em Manaus, o ala de 2,07m de altura anotou 25 pontos, seis rebotes e sete assistências. Olivinha também se destacou e registrou duplo-duplo nos dois duelos: 14 pontos e 17 rebotes no primeiro e 16 pontos e 11 rebotes no segundo.
Já jogaram lá
O elenco do Vasco da Gama conta com três peças que já atuaram com a camisa do Flamengo no NBB CAIXA: os norte-americanos David Jackson e Chris Hayes (2011/2012), e o técnico André Barbosa, que teve três passagens pelo clube da Gávea (1997/1998, 2002 e 2009/2010), sendo a última dela com título da primeira edição do NBB CAIXA.
Momentos distintos
Flamengo e Vasco da Gama vivem momentos opostos na atual temporada do NBB CAIXA. A equipe rubro-negra ocupa a terceira colocação, com sete vitórias e duas derrotas (71,4% de aproveitamento), enquanto o time alvinegro é o 11º, com campanha de três triunfos e seis resultados negativos (33,3% de aproveitamento).

Segundo mais eficiente do NBB CAIXA, David Jackson é o grande nome do Vasco na temporada (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
DJ é o cara
Apesar da campanha irregular, o Vasco tem em seu elenco um dos grandes nomes do NBB CAIXA: David Jackson, que é segundo jogador mais eficiente do campeonato, com média de 18,9 de valorização por jogo. O norte-americano é o cestinha (14,4 pontos por jogo), segundo maior reboteiro (5,4 rebotes por jogo) e segundo em assistências (4,0 por jogo) da equipe cruzmaltina na atual temporada do NBB CAIXA.
Ataque ou defesa?
O Flamengo é dono do maior ataque do NBB CAIXA, com média de 83,3 pontos por partida. Em contrapartida, a equipe tem a segunda pior defesa da competição, com 77,8 pontos sofridos por partida. Muito de seu alto rendimento ofensivo se deve a Marquinhos e JP Batista, que possuem respectivas médias de 16,8 e 16,0 pontos por partida.
Fúlvio out
O Vasco da Gama entrará em quadra novamente desfalcado do armador Fúlvio. O jogador sofreu uma lesão na posterior da coxa na partida contra o Universo/Vitória e ainda deverá ficar mais cinco semanas fora de combate. Contratado pelo clube de São Januário para esta temporada, o garçom acumula médias de 7,5 pontos e 5,8 assistências neste NBB CAIXA.
É muito ponto
O duelo colocará reunirá em quadra cinco atletas presentes no Top 10 de cestinhas da história do NBB CAIXA: Marcelinho Machado (2º com 5500 pontos), Marquinhos (4º com 5372), Giovannoni (5º com 5163), Olivinha (6º com 4825) e Nezinho (10º com 4074).
Faltam 3
Giovannoni, por sua vez, está a três bolas de 3 pontos de se tornar o 11º jogador a completar 500 convertidas na história do NBB CAIXA. O ranking tem Marcelinho Machado (934), Shamell (762), Nezinho (675), Jefferson William (643), Robert Day (631), Marquinhos (618), Duda Machado (606), Alex Garcia (602), Fernando Fischer (518) e Ronald Ramon (507).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
