HOJE
#10Fatos – LSB x Pinheiros
Por Liga Nacional de Basquete
Campanhas distintas, gringos protagonistas e confronto dos cestinhas; confira os 10 principais fatos da partida entre LSB e Pinheiros
Vivendo situações bem diferentes neste início de NBB CAIXA 17/18, LSB/Uniso e EC Pinheiros ficarão frente a frente nesta sexta-feira (22/12), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Gualberto Moreira. Como o duelo entre as equipes paulistas terá transmissão ao vivo via Twitter, selecionamos os 10 principais fatos deste jogão. Confira:
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Em sua primeira temporada no Brasil, Cook é o atual cestinha do NBB CAIXA 17/18, com média de 18,1 pontos (Marina Gouvêa/LSB)
Duelo dos cestinhas
Os dois principais pontuadores do NBB CAIXA 17/18 neste momento ficarão frente a frente no duelo desta sexta. Com média de 18,1 pontos por jogo, o estreante na competição, Anton Cook, da LSB, lidera a temporada no quesito. Enquanto isso, o MVP da última edição, Holloway, vem logo atrás, com média de 17,8 tentos por partida, na segunda posição.
Vantagem pinheirense
Rivais no NBB CAIXA desde a temporada 12/13, quando a Liga Sorocabana fez sua estreia na competição, os dois times só se enfrentaram em jogos válidos pela fase de classificação. Ao todo, são 12 confrontos diretos disputados, com oito vitórias do Pinheiros, contra quatro da LSB.
Confronto de opostos
Fazendo campanhas exatamente inversas neste início de NBB CAIXA, as duas equipes se veem em situações bem distintas neste momento. Enquanto o Pinheiros é o vice-líder da competição, com oito vitórias e duas derrotas, abaixo apenas do Mogi das Cruzes/Helbor, a Liga Sorocabana é a 13ª colocada atualmente, com dois resultados positivos e oito negativos, à frente apenas do Botafogo.
+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18
Batalha na linha do lance livre
Apesar das campanhas e sequências bem distintas na temporada, as duas equipes têm algo bem em comum nesta edição. Enquanto o time sorocabano é que mais converte lances livres na competição, com média de 17,7 à cada jogo, o Pinheiros vem na terceira colocação no quesito, com média de 16,5 tiros livres convertidos por partida.

Hoje grande nome do Pinheiros, Holloway chegou ao Brasil através da LSB, por quem fez uma temporada no NBB CAIXA (Newton Nogueira/Divulgação)
Primeira casa
MVP do último NBB CAIXA e um dos principais nomes do basquetebol nacional atualmente, Holloway iniciou sua trajetória no país verde e amarelo via Liga Sorocabana. Contratado em 2012, o norte-americano atuou por uma edição da competição pela equipe paulista (NBB CAIXA 12/13). Com médias de 20,3 pontos e 4,6 rebotes, em 37 atuações naquela temporada, o ala logo atraiu interesse de outras equipes e acabou indo para o Paulistano/Corpore no ano seguinte.
Lados opostos
Não será apenas Holloway que enfrentará uma antiga equipe nesta sexta. Pivôs, tanto de um lado quanto do outro, serão protagonistas destes reencontros. Fazendo um bom início de temporada, Mineiro, da LSB, por exemplo, atuou pelo rival em sua última temporada dentro da competição até então (NBB CAIXA 15/16). Hoje no Pinheiros, Lupa atuou por três temporadas com Liga Sorocabana, enquanto seu companheiro de garrafão, Ansaloni, fez 19 partidas pela equipe no NBB CAIXA 11/12.
Sequência amarga
Após iniciar o NBB CAIXA 17/18 de forma positiva, com duas vitórias, a Liga Sorocabana não sabe mais o que é vencer desde então. Em seus últimos oito compromissos pela competição, oito resultados negativos. No último domingo (17), derrota apertada para o Paulistano/Corpore, por 78 a 75, dentro de casa.

Em sua sexta temporada no Brasil, Holloway poderá atingir os 6000 minutos de atuação no NBB CAIXA, nesta sexta (Willian Oliveira/Divulgação)
Falta pouco
Além de todas as histórias que cercam Holloway neste duelo, o norte-americano ainda poderá alcançar um marca bem significativa nesta sexta. Caso atue dentro da sua média nesta temporada, que é de 29,3 minutos por jogo, o ala pinheirense atingirá 6000 minutos de atuação no NBB CAIXA, chegando ao número em sua partida de número 202 na competição.
Causando pouco
Além do já citado, Anton Cook, outros dois norte-americanos veem roubando a cena em Sorocaba (SP). Também estreantes no NBB CAIXA, Dontrell Brite e Kevin Crescenzi vem fazendo um ótimo início de temporada. Enquanto o primeiro tem médias de 11,2 pontos, 3,4 rebotes e 3,9 assistências, o segundo tem 11,9 tentos, 4,1 sobras e 2,7 assistências. Assim, os três gringos lideram a LSB em pontos nesta edição da competição.
Who’s the Real B? Brite ou Bennett?
Um dos destaques da LSB, Brite terá um adversário complicado nesta sexta. Se o armador norte-americana da equipe sorocabana vem muito bem em sua primeira temporada no NBB CAIXA, Cordorro Bennett, do Pinheiros, que está em sua terceira, segue em altíssimo nível. Nesta edição, o camisa 3 pinheirense tem médias de 11,3 pontos (com 59,8 de aproveitamento), 3,1 rebotes e 3,4 assistências.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca