#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Pinheiros x Mogi

19-12-2017 | 04:24
Por Liga Nacional de Basquete

Disputa pela liderança, equilíbrio histórico e gringos em alta: confira os 10 fatos mais importantes do duelo desta quarta-feira entre Pinheiros e Mogi, ao vivo no Facebook

Disputando a primeira colocação do NBB CAIXA 17/18 de forma isolada, EC Pinheiros e Mogi das Cruzes/Helbor ficarão frente a frente nesta quarta-feira (20/12), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Henrique Villaboim, com transmissão ao vivo via Facebook. Com isso, reunimos os 10 principais fatos que marcarão este confronto direto, confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Dois primeiros colocados da competição, Pinheiros e Mogi farão confronto direto pela liderança (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Vale a liderança

O duelo desta quarta-feira entre Pinheiros e Mogi valerá nada menos do que a liderança do NBB CAIXA 2017/2018. No momento, as duas equipes estão empatadas no topo da classificação com campanha de oito vitórias e uma derrota (88,8% de aproveitamento). Quem vencer, se isolará na ponta da tabela. E aí? Quem leva?

Restabelecendo a confiança

Após perder a invencibilidade na competição em uma dura derrota para o Sendi/Bauru Basket, o Pinheiros se recuperou diante do Universo/Vitória, no último sábado. Porém, o time da capital paulista precisou contar com arremesso decisivo de 3 pontos de Ansanoli, nos segundos finais, para vencer, por 80 a 77. Para recuperar de vez a confiança, nada melhor que um segundo resultado positivo consecutivo, não?!

Moral elevada

Se o Pinheiros quer restabelecer de vez a confiança, isso é que não falta para o Mogi, que vem de três vitórias consecutivas, sendo as duas últimas em clássicos estaduais. Depois de bater o Joinville/AABJ (67 a 61), os mogianos conquistaram importantes resultados positivos, em jogos muitos disputados, diante dos rivais Sesi/Franca Basquete (72 a 71) e Sendi/Bauru Basket (72 a 69), dentro de casa.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18

Fez história

Apesar de hoje vestir o uniforme mogiano, Shamell tem uma longa trajetória com a camisa do Pinheiros. Ao todo, foram cinco temporadas de vínculo entre o atleta e o clube, que gerou o título da Liga das Américas de 2013, com o norte-americano como MVP das Finais. No NBB CAIXA, o ala foi o cestinha da edição 13/14, e somou um total de 3468 pontos pela equipe da capital paulista, com média fantástica de 19,1 por partida.

Vivendo grande momento, Shamell foi o “Dono da Bola” da última semana no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Voando baixo

Se o passado de Shamell é de muito bom basquetebol com o Pinheiros, o presente não tem sido diferente em Mogi. Não à toa, nesta semana, o norte-americano foi eleito o “Dono da Bola” do NBB CAIXA. Com médias de 20,5 pontos, 4,5 assistências e 3,0 roubos de bola, o ala liderou seu time aos triunfos sobre os rivais Franca e Bauru, com direito à cesta da vitória contra os francanos.

Equilíbrio histórico

Rivais desde a edição 12/13, quando os mogianos entraram no NBB CAIXA, as duas equipes já se enfrentaram 14 vezes pela competição e o histórico é bem equilibrado. Ao todo, são oito vitórias para o Mogi, contra seis do Pinheiros. Na temporada passada, triunfo apenas para os mandantes (PIN 74 x 67 MOG, no 1º turno – MOG 90 x 78 PIN, no 2º turno).

Carrasco antigo

Dentro as oito vitórias mogianas na história do confronto direto, três delas vieram nos playoffs do NBB CAIXA 13/14. 12º colocado na fase de classificação, o Mogi surpreendeu o Pinheiros e eliminou o rival logo nas oitavas de final. Após vencer o Jogo 2, na capital paulista, os mogianos fizeram a lição de casa e finalizaram a série no Hugão, com mais dois resultados positivos.

Presente na última “Seleção da Semana”, Holloway é um dos grandes nomes deste início de NBB CAIXA (Willian Oliveira/Divulgação)

Em alta

MVP do último NBB CAIXA, Holloway faz um belo início de temporada mais uma vez. Presente na última “Seleção da Semana”, o norte-americano é o principal destaque do líder Pinheiros também nesta edição. Com o maior +/- da competição (10,2), o norte-americano também aparece como quarto principal cestinha (17,6 ppj), além das boas médias em rebotes e assistências (4,9 em ambos).

Who’s the King?

Dois dos maiores estrangeiros da história do NBB CAIXA, Shamell e Holloway tem um longo histórico de confrontos diretos. Em nove partidas, a vantagem fica para o ala mogiano, que tem seis vitórias, contra três do compatriota. Já nos números individuais, Shamell tem média de 24,3 pontos e 4,0 rebotes por partida, enquanto Holloway tem 16,1 pontos e 5,0 rebotes.

Velhos conhecidos

Não foi só Shamell que já defendeu as cores do rival desta quarta. Pivô do Mogi, Caio Torres, por exemplo, atuou pelo Pinheiros nas categorias de base. Também no lado mogiano hoje, Filipin defendeu as cores da equipe da capital paulista na primeira edição do NBB CAIXA. Já do outro lado, Ansaloni jogou pouco tempo por Mogi. Na pré-temporada de 2012, antes de se transferir para o Minas Tênis Clube, por quem disputou o NBB CAIXA 12/13, o hoje pivô pinheirense defendeu as cores mogianas.