#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – CAP x Solar

07-12-2017 | 05:16
Por Liga Nacional de Basquete

Campanhas idênticas, cestinha da temporada e confrontos nos playoffs; confira os 10 principais fatos da partida entre Paulistano e Basquete Cearense deste sábado

Rivais nos playoffs da temporada passada, o confronto direto entre Paulistano/Corpore e Solar Cearense vai ganhando mais importância à cada jogo. Neste sábado (09/12), os dois times ficarão frente a frente pela 21ª vez na história do NBB CAIXA, em duelo que ocorrerá no Ginásio Antonio Prado Jr., às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band. Com tudo isso, elegemos os 10 principais fatos que marcarão este confronto tão aguardado.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Tanto no NBB CAIXA 12/13 quanto no NBB CAIXA 16/17, o Paulistano foi o carrasco do Basquete Cearense, eliminando a equipe nas oitavas de final (João Pires/LNB)

Rivais logo de cara

O histórico entre as duas equipes começou da maneira mais empolgante possível. Logo na temporada de estreia do Basquete Cearense no NBB CAIXA, edição 12/13, os dois times se enfrentaram logo nas oitavas de final. Após cada equipe vencer seus dois jogos em casa, a quinta e decisiva partida foi para Fortaleza (CE). Em um duelo emocionante, o Paulistano venceu de forma dramática, por 69 a 68, eliminando o time nordestino.

Mais uma vez deu CAP

Quatro temporadas depois, no NBB CAIXA 16/17, os dois times voltaram a se encontrar na fase oitavas de final. Após uma vitória para cada lado nas duas primeiras partidas, o Basquete Cearense ‘roubou’ o mando do rival, com vitória no Jogo 3 por 85 a 81. Porém, a um resultado negativo da eliminação, o Paulistano se reergueu na série. Primeiro, vitória por 82 a 67 em Fortaleza (CE), no Jogo 4, e para fechar, triunfo por 76 a 72, dentro de casa, eliminando mais uma vez o time comandado por Alberto Bial.

Atuação enorme

Um dos grandes trunfos dessa virada histórica do Paulistano na série diante do Basquete Cearense foi a atuação de Lucas Dias no Jogo 4, que proporcionou a quinta e decisiva partida da série. Na partida vencida pelo time paulista por 82 a 67, o jovem ala/pivô CAP anotou um duplo-duplo gigante, de 15 pontos e 15 rebotes, registrando seu recorde pessoal de rebotes alcançados em uma partida do NBB CAIXA.

Boa vantagem

Indo para sexta temporada como adversários no NBB CAIXA, Basquete Cearense e Paulistano já se enfrentaram 20 vezes pela competição. A vantagem no histórico é boa para equipe da capital paulista. Enquanto o CAP venceu 13 duelos, o Carcará tem sete vitórias diante do rival. Um confronto inesquecível entre as equipes ocorreu na fase de classificação da edição 15/16, quando os comandados de Gustavo De Conti superaram o time nordestino, por 108 a 101, sem qualquer prorrogação.

Após conquistar duas vitórias seguidas, Paulistano foi derrotado pelo arquirrival EC Pinheiros, em seu último jogo (Willian Oliveira/Divulgação)

Derrota amarga

Após emplacar duas vitórias seguidas antes da pausa para os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias ao Mundial de 2019, o Paulistano voltou a atuar pelo NBB CAIXA logo no dérby da capital paulista. Após um primeiro tempo bem equilibrado, o Pinheiros voltou melhor na segunda metade, construiu vantagem e fechou o clássico com grande vitória, por 81 a 65. Para o CAP, fica amarga derrota para o maior rival, que segue invicto na competição.

Em grande fase

Quem teve um início bem ruim e se recuperou é o Basquete Cearense. Depois de perder suas duas primeiras partidas pela competição, o Carcará conquistou duas vitórias em seus dois primeiros jogos dentro de casa. Contra o Botafogo, grande trabalho defensivo e vitória, por 61 a 47. Já diante do Vasco da Gama, jogo muito equilibrado, mas com uma reta final melhor, triunfo por 85 a 76 da equipe nordestina.

Colados

Com os resultados deste início, Basquete Cearense e Paulistano se vêem colados na tabela de classificação neste momento. Com campanhas idênticas, de duas vitórias e três derrotas, assim como a do Joinville/AABJ, os times estão separados por uma posição. Enquanto o time nordestino é o nono colocado, a equipe paulista está em décimo lugar, devido ao saldo de cestas superior do Carcará, de -23 contra -29 do CAP.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18

Que início!

Um dos grandes destaques deste início de competição, e fator crucial nas recentes vitórias do time nordestino, é Paulinho Boracini. Contratado pelo Basquete Cearense justamente para esta temporada o experiente armador vem vem fazendo um início incrível. Saindo do banco de reservas na grande maioria dos jogos, o camisa 9 do Carcará é o cestinha desta edição no momento, com média de 19,4 pontos.

Cestinha da competição, Paulinho Boracini faz sua melhor temporada na individual desde o NBB CAIXA 09/10, seu primeiro, quando atuou justamente pelo CAP (Divulgação)

Passado distante

A grande temporada individual vivida por Paulinho só é superada neste momento pelo grande NBB CAIXA 09/10 que o armador fez, quando vestia o uniforme do rival deste sábado, o Paulistano. Em 16 atuações daquela edição, Paulinho teve a maior média de minutos em quadra da competição, com 37,8, e foi o segundo principal cestinha, com 23,3 ppj, ficando abaixo apenas de Marcelinho Machado.

Velhos conhecidos

Companheiros de Paulinho naquele time, outros dois atletas do Basquete Cearense defenderam o uniforme do Paulistano por três temporadas, juntos. Entre o NBB CAIXA 09/10 e 11/12, Betinho e Felipe Ribeiro atuaram pelo CAP. Nas duas últimas edições com o CAP, enquanto Betinho foi o cestinha do time, com médias de 15,6 e 13,1 ppj, respectivamente, Felipe foi o principal reboteiro, com médias de 6,9 e 6,7 rpj, respectivamente.