HOJE
#10Fatos – Vasco x Flamengo
Por Liga Nacional de Basquete
Confronto recente, equilíbrio histórico e destaques individuais; confira os 10 fatos do “Clássico dos Milhões” deste sábado
Depois de um jogo eletrizante pelo primeiro turno, Vasco da Gama e Flamengo ficarão frente a frente mais uma vez para o segundo “Clássico dos Milhões” deste NBB CAIXA, neste sábado (2701), às 14 horas (de Brasília), na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo da Band e do SporTV. Com isso, reunimos os 10 principais fatos que marcarão este grande jogo. Confira:
+Lucas Mariano mostra empolgação para o clássico: “impor ritmo ao lado da torcida”
+Olivinha destaca importância do clássico, elogia JP Batista e comemora vinda de Varejão
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Com grande atuação de Marcelinho, Flamengo bateu Vasco no primeiro confronto direto entre os times no NBB CAIXA 17/18 (João Pires/LNB)
Pegou fogo
No penúltimo dia de 2017, os rivais cariocas se enfrentaram pela primeira vez neste NBB CAIXA. Em um jogo muito equilibrado, o Flamengo aproveitou o mando de quadra e fez a festa ao lado de sua torcida. Com ótimo quarto final, o rubro-negro resistiu a tentativa de reação cruzmaltino e conquistou o resultado positivo, por 89 a 81.
Brilhou
O grande nome do clássico foi Marcelinho Machado. Em tarde realmente inspirada, o experiente ala rubro-negro fez a sua melhor atuação até o momento no NBB CAIXA 17/18. Ao todo, foram 22 pontos, seis rebotes e quatro assistências para o camisa 4, cestinha e jogador mais eficiente da partida, com 22 de valorização.
100% desde então
Após perder para o Sesi/Franca Basquete, por 100 a 82, o Flamengo iniciou justamente contra o Vasco a grande sequência que mantém até o momento. A vitória sobre o arquirrival, foi a primeira das sete consecutivas até então: Vasco (89 a 81), EC Pinheiros (72 a 68), Mogi das Cruzes/Helbor (77 a 71), LSB/Uniso (82 a 67), Solar Cearense (92 a 75), Universo/Vitória (76 a 68) e Botafogo (107 a 54).

Após três derrotas seguidas, Vasco bateu Minas, por 70 a 54, sofrendo sua menor pontuação nesta temporada (Thiago Moreira/Vasco)
Não passou nada
Apesar da 11ª colocação, o Vasco se reabilitou em seu último jogo e acabou com a sequência de derrotas que já durava três partidas, diante do Minas Tênis Clube. Em uma grande atuação defensiva, o cruzmaltino sofreu sua menor pontuação neste NBB CAIXA, e saiu do mesmo palco do jogo deste sábado, a Arena Carioca 1, com vitória por 70 a 54.
Liderando
Além de liderar a tabela de classificação do NBB CAIXA 17/18, com 12 vitórias e duas derrotas, o Flamengo também é a principal equipe da competição em duas características fundamentais. Com média de 84,1 pontos por jogo, nenhum outro time pontua mais que os rubro-negros na competição. O elenco comandado por José Neto é também o mais eficiente, totalizando 99,4 de média no quesito.
Equilíbrio máximo
Desde que o Vasco retomou sua equipe profissional de basquete, o Clássico dos Milhões ocorreu nove vezes, incluindo Estadual, torneios preparatórios de pré-temporada e NBB CAIXA. Ao todo, o clube de São Januário venceu cinco partidas, uma pelo torneio Super Four 2016 em Fortaleza (CE), por 84 a 80, duas pelo Estadual, uma no NBB CAIXA e uma na Copa Avianca, por 93 a 83. Já o rubro-negro tem quatro triunfos, dois pelo NBB CAIXA e outros dois pelo Campeonato Carioca de 2016.

Em atuação histórica, Fla venceu Botafogo por 107 a 54 em seu último jogo, maior diferença de pontos em jogo desde o NBB CAIXA 10/11 (Staff Images/Flamengo)
Fizeram história
Se o Vasco vem de sua menor marca de pontos sofridos em jogo nesta edição, o Flamengo registrou a maior pontuação de todo NBB CAIXA 17/18 em sua última partida. Com atuação histórica, o rubro-negro carioca anotou 107 pontos sobre o rival Botafogo, sofreu apenas 54, e construiu a maior vitória desta temporada, e a quarta maior de todos os tempos da competição, por 53 pontos de diferença.
Sobrando
Vivendo sua melhor fase na temporada, o Flamengo tem dois dos principais destaques individuais deste NBB CAIXA, como o cestinha e o jogador mais eficiente até então. Com média de 17,8 pontos, o ala Marquinhos lidera a competição no quesito. Já em eficiência, quem está acima dos demais colegas é JP Batista, com 19,2 de média, que também é o atleta que mais converte arremessos de 2 pontos, com média de 6,3 cesta por jogo.

Principal passador rubro-negro nesta edição, armador Arthur Pecos está a quatro assistências de atingir 500 dentro do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)
Em alta
Apesar do grande destaque para Marquinhos e JP, o grande momento rubro-negro se deve a todo elenco. A dupla de armadores titulares da equipe, por exemplo, formada por um venezuelano e um dominicano, vive grande fase. Em dois de seus últimos três jogos, David Cubillan registrou seu recorde de pontos, com 24, diante do Basquete Cearense, e depois de assistências no NBB CAIXA, com 12, contra o Botafogo. Já Ronald Ramon tem média de 16,2 pontos em suas últimas cinco atuações.
Quase lá
Além de Cubillan e Ramon, outro armador do Flamengo vem se destacando. Melhor Sexto Homem do NBB CAIXA 16/17 e contratação rubro-negra para esta temporada, Arthur Pecos é o melhor passador do time (3,5 APJ) e está a quatro assistências de atingir 500 na carreira pela competição. Em suas últimas três partidas, o camisa 23 atingiu ao menos quatro assistências.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca