#JOGAJUNTO

NBB Caixa

21 anos depois

15-10-2018 | 07:49
Por Liga Nacional de Basquete

Corinthians estreia no NBB CAIXA nesta terça-feira e marca seu retorno à elite do basquete após 21 anos; duelo contra Franca será transmitido ao vivo pela ESPN

Corinthians marcará seu retorno à elite do basquete brasileiro nesta terça-feira na estreia no NBB CAIXA (Luiz Pires/LNB)

Foram longos 21 anos sem o tradicional Corinthians na elite do basquete brasileiro. Mas agora, a espera chegou ao fim. Na noite desta terça-feira (16/10), no Ginásio Wlamir Marques, o Timão fará sua estreia no NBB CAIXA diante do Sesi Franca Basquete, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN, e marcará seu retorno à divisão principal da modalidade da bola laranja.

Há 21 anos…

A última participação do Corinthians em um nacional foi em 1997, um ano depois de seu último título brasileiro (1996). Na ocasião, a equipe tinha as lendas Oscar Schmidt e Gerson Victalino no grupo e era comandado pelo ex-técnico Zé Boquinha, que hoje é comentarista dos canais ESPN.

Oscar Schmidt era um nomes do último time do Corinthians que disputou um nacional de elite (Arquivo/Folha de SP)

Esse time foi até a semifinal da competição e acabou eliminado pelo ‘xará’ Corinthians de Santa Cruz do Sul (RS), do lendário técnico Ary Vidal, por 3 a 1. A equipe gaúcha, por sua vez, foi vice-campeã daquele ano – hoje o clube disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete (Sub-20).

Tetracampeão brasileiro de basquete (1965, 1966, 1969 e 1996), o clube do Parque São Jorge conquistou o acesso ao NBB CAIXA através do título da Liga Ouro 2018. Em seguida, a equipe disputou o Campeonato Paulista 2018, mas acabou não avançando para os playoffs. Agora, o foco é no NBB CAIXA.

“A expectativa para a estreia é muito grande. O Corinthians é um time com história e tradição no basquete. Estamos trabalhando muito forte nessas últimas duas semanas para representar da melhor maneira possível essa camisa e brigar de igual para igual com qualquer equipe”, declarou o técnico do Corinthians, Bruno Savignani.

O elenco

Para sua nova era no basquete, o Corinthians foi ao mercado e trouxe nomes de peso para o elenco. Os destaques são Ricardo Fischer, armador da Seleção Brasileira e ex-Bilbao Basket-ESP, o ala/armador Kyle Fuller, campeão do último NBB CAIXA com o Paulistano/Corpore, e Guilherme Giovannoni, tricampeão brasileiro e com mais de 14 anos de Seleção, ex-Vasco.

Os pivôs Teichmann, também ex-Minas, e Shilton, outro com título do NBB CAIXA no currículo, os alas Gui Bento, campeão do último Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas, e o Maurício Aguiar, uruguaio com experiência na Itália e na seleção de seu país, foram outras aquisições do Timão.

Aguiar, Giovannoni, Fischer, Teichmann e Fuller estão entre os principais nomes do Timão (Luiz Pires/LNB)

Em relação ao elenco campeão da Liga Ouro 2018, permaneceram somente o capitão Gustavinho, o ala Humberto e o pivô Abner, MVP das Finais do título, além dos garotos Nicolas e Douglas e, é claro, do técnico Bruno Savignani.

“Montamos um elenco mesclando juventude e experiência buscando sofrer pouco fisicamente com a sequência de jogos. Nosso time vai entrar com uma postura agressiva defensivamente e buscando sempre a vitória, independente do adversário”, disse Savignani.

Sequência dura

Os primeiros passos do Corinthians no NBB CAIXA não serão nada fáceis. Depois de pegar o Franca, embalado pelo título do Paulista 2018 e pela classificação invicta na Liga Sul-Americana, a equipe terá pela frente o atual campeão nacional, Paulistano/Corpore, na sexta-feira (19/10), às 21 horas, ao vivo no Fox Sports.

Na outra semana, o Timão medirá forças com o Universo/Caixa/Brasília, na quarta-feira (24/10), novamente em casa, às 21 horas, ao vivo no Twitter do @NBB, e o EC Pinheiros, na sexta-feira (26/10), fora de casa, no Ginásio Henrique Villaboim, às 21 horas, ao vivo no Facebook do NBB.

+Tabela de jogos do Corinthians no NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.