HOJE
21 anos depois
Por Liga Nacional de Basquete
Corinthians estreia no NBB CAIXA nesta terça-feira e marca seu retorno à elite do basquete após 21 anos; duelo contra Franca será transmitido ao vivo pela ESPN

Corinthians marcará seu retorno à elite do basquete brasileiro nesta terça-feira na estreia no NBB CAIXA (Luiz Pires/LNB)
Foram longos 21 anos sem o tradicional Corinthians na elite do basquete brasileiro. Mas agora, a espera chegou ao fim. Na noite desta terça-feira (16/10), no Ginásio Wlamir Marques, o Timão fará sua estreia no NBB CAIXA diante do Sesi Franca Basquete, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN, e marcará seu retorno à divisão principal da modalidade da bola laranja.
Há 21 anos…
A última participação do Corinthians em um nacional foi em 1997, um ano depois de seu último título brasileiro (1996). Na ocasião, a equipe tinha as lendas Oscar Schmidt e Gerson Victalino no grupo e era comandado pelo ex-técnico Zé Boquinha, que hoje é comentarista dos canais ESPN.

Oscar Schmidt era um nomes do último time do Corinthians que disputou um nacional de elite (Arquivo/Folha de SP)
Esse time foi até a semifinal da competição e acabou eliminado pelo ‘xará’ Corinthians de Santa Cruz do Sul (RS), do lendário técnico Ary Vidal, por 3 a 1. A equipe gaúcha, por sua vez, foi vice-campeã daquele ano – hoje o clube disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete (Sub-20).
Tetracampeão brasileiro de basquete (1965, 1966, 1969 e 1996), o clube do Parque São Jorge conquistou o acesso ao NBB CAIXA através do título da Liga Ouro 2018. Em seguida, a equipe disputou o Campeonato Paulista 2018, mas acabou não avançando para os playoffs. Agora, o foco é no NBB CAIXA.
“A expectativa para a estreia é muito grande. O Corinthians é um time com história e tradição no basquete. Estamos trabalhando muito forte nessas últimas duas semanas para representar da melhor maneira possível essa camisa e brigar de igual para igual com qualquer equipe”, declarou o técnico do Corinthians, Bruno Savignani.
O elenco
Para sua nova era no basquete, o Corinthians foi ao mercado e trouxe nomes de peso para o elenco. Os destaques são Ricardo Fischer, armador da Seleção Brasileira e ex-Bilbao Basket-ESP, o ala/armador Kyle Fuller, campeão do último NBB CAIXA com o Paulistano/Corpore, e Guilherme Giovannoni, tricampeão brasileiro e com mais de 14 anos de Seleção, ex-Vasco.
Os pivôs Teichmann, também ex-Minas, e Shilton, outro com título do NBB CAIXA no currículo, os alas Gui Bento, campeão do último Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas, e o Maurício Aguiar, uruguaio com experiência na Itália e na seleção de seu país, foram outras aquisições do Timão.

Aguiar, Giovannoni, Fischer, Teichmann e Fuller estão entre os principais nomes do Timão (Luiz Pires/LNB)
Em relação ao elenco campeão da Liga Ouro 2018, permaneceram somente o capitão Gustavinho, o ala Humberto e o pivô Abner, MVP das Finais do título, além dos garotos Nicolas e Douglas e, é claro, do técnico Bruno Savignani.
“Montamos um elenco mesclando juventude e experiência buscando sofrer pouco fisicamente com a sequência de jogos. Nosso time vai entrar com uma postura agressiva defensivamente e buscando sempre a vitória, independente do adversário”, disse Savignani.
Sequência dura
Os primeiros passos do Corinthians no NBB CAIXA não serão nada fáceis. Depois de pegar o Franca, embalado pelo título do Paulista 2018 e pela classificação invicta na Liga Sul-Americana, a equipe terá pela frente o atual campeão nacional, Paulistano/Corpore, na sexta-feira (19/10), às 21 horas, ao vivo no Fox Sports.
Na outra semana, o Timão medirá forças com o Universo/Caixa/Brasília, na quarta-feira (24/10), novamente em casa, às 21 horas, ao vivo no Twitter do @NBB, e o EC Pinheiros, na sexta-feira (26/10), fora de casa, no Ginásio Henrique Villaboim, às 21 horas, ao vivo no Facebook do NBB.
+Tabela de jogos do Corinthians no NBB CAIXA
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca