#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Aprendizadofora de quadra

21-02-2020 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Além das atividades práticas, o 2º Nike Elite NBB Camp também contou com diversas palestras para preparar os atletas fora das quatro linhas

Não é só em quadra que os atletas do 2º Nike Elite NBB Camp estão se desenvolvendo. Fora dela, as principais promessas Sub-17 do basquete brasileiro fizeram parte de três palestras com profissionais gabaritados do esporte, da comunicação e também com alguns dos principais jogadores do NBB CAIXA.

No primeiro dia do evento, segunda-feira (17), após a apresentação e o treino da tarde, os atletas participaram de um bate-papo com três nomes de peso: Danilo Castro, ex-jogador e comentarista da Band, Rafael Rocha, fisioterapeuta do Corinthians, e Fernando Jaeger, empresário e treinador físico.

Eles abordaram bastante a importância dos treinamentos e de uma boa preparação física na carreira de um atleta profissional, além de contarem histórias relacionadas a grandes jogadores que brilham nas quadras do Brasil afora.

No dia seguinte, terça-feira (18), o tema da palestra pós-treinamentos em quadra foi a relação dos jogadores com as mídias, principalmente as digitais. Um verdadeiro Media Trainning para os futuros craques do nosso basquete.

Estiveram presentes Felipe Kozlowski, head de parcerias do Instagram, Guilherme Buso, diretor de comunicação da LNB, Eduardo Agra, ex-jogador e comentarista dos canais ESPN, e Tonhão Romero, gerente de basquete do Corinthians.

Os profissionais falaram sobre temas diversos envolvendo a imagem dos jogadores, desde as ferramentas disponíveis para uso até a preparação para entrevistas e os impactos positivos que isso pode gerar. Além, é claro, das boas histórias vivenciadas por eles ao longo de suas trajetórias.

E para fechar a semana de palestras, nada como uma conversa especial com três referências do NBB CAIXA: o armador Ricardo Fischer, o ala Shamell e o ala/pivô Gabriel Jaú. Tudo isso na companhia de Diego Garcia, gerente de marketing esportivo da Nike no Brasil.

Maior cestinha da história do NBB CAIXA, o norte-americano Shamell contou aos jovens um pouco de sua longa história no basquete, com direito a bons e maus momentos. Ele também abriu sua rotina e deu umas dicas de como conseguir chegar tão bem perto de completar 40 anos.

“A principal coisa é ter amor e paixão pelo basquete. As palavras-chave para mim são treino e trabalho. Com a minha idade de hoje continuo fazendo o mesmo que fazia há 17 anos atrás e com isso ainda posso jogar em alto nível. Foi essa mensagem que tentei falar com eles. E no 1×1 nenhum deles ganha de mim (risos)”, afirmou o norte-americano.

Participante da 1ª edição do Camp como atleta, Gabriel Jaú retornou ao evento, dessa vez como palestrante. O jogador do Bauru falou dos sacrifícios vividos pelos jogadores e da resiliência nos momentos de lesão.

“Pra mim foi muito gratificante receber esse convite, poder conversar com eles e passar um pouco da experiência que eu tive nesse curto tempo de carreira ainda, mas já passei por lesões e também participei desse mesmo Camp. Falei sobre o quão importante são esses eventos, para aparecer pro pessoal. Foi bem legal o papo e rendeu bastante”, afirmou Jaú.

Já Ricardo Fischer, armador do Corinthians, falou sobre sua passagem pelo basquete espanhol e as dificuldades encontradas por lá. Além de ter abordado o caminho e as dificuldades vividas pelos atletas, que são privilegiados de poder viver essa experiência.

“Acho que essa troca é muito legal não só nós jogadores hoje, mas também com os fisioterapeutas que vieram, o pessoal de mídias sociais. A gente é um produto e temos que nos cuidar em todas as partes. Tive pouco isso de Camp quando tinha a idade deles, então falei para aproveitarem o máximo que é uma oportunidade única para eles se profissionalizarem o mais rápido possível, não deixar para pensar nisso com 20, 21 anos. Tem que pensar desde agora com 17 e eu, particularmente, vim com o intuito de abrir a mente deles para começarem a trabalhar o mais cedo possível”, disse Fischer.

Lista dos participantes:

Armadores
Tiago Alcântara Abbade Aguiar Faria (EC Pinheiros)
João Victor Capela dos Santos (EC Pinheiros)
Paulo Zu (Sesi Franca)
Miguel Victor Soares Nogueira da Silva (Tijuca Tênis Clube)
Caio de Moraes Brandão (Grande Florianópolis)

+Conheça mais os armadores do 2º Nike Elite NBB Camp

Alas-armadores
Vinicius Biagioni Vicenti (Paulistano/Corpore)
João Victor Scopel de Oliveira (Palmeiras)
Varley Augusto Maronezi (Paulistano/Corpore)
Matheus Gomes (Paulistano/Corpore)
João Victor Martins Pereira (Chapecó)

Alas
Kauan Temponi (Sesi Franca)
Gabriel Borges (Corinthians)
Yuri Neptune (Campinas)
Reynan Gabriel Camilo dos Santos (Sesi Franca)
Natan Mariano (Franca)

+Inspirações, estilos de jogo e experiência: saiba mais sobre os alas do Camp

Alas-pivôs
Emanuel Fernandes de Lima (EC Pinheiros)
José Santana Junior (EC Pinheiros)
Eduardo Sanches (Rio Claro)
Daniel Moreira Oliveira Santos Lima (EC Pinheiros)
Gustavo Henrique Almeida Santana (Palmeiras)

Pivôs
Walisson Adriano Chaves da Silva (Paulistano/Corpore)
Felipe Faustino Nascimento (Sesi Franca)
Daniel Duque dos Santos Frederico (Minas Tênis Clube)
Luiggi Pinelli Fachin (EC Pinheiros)
João Henrique dos Reis de Jesus (AGFEB Basket São José)

+Conheça os donos do garrafão no 2º Nike Elite NBB Camp