#JOGAJUNTO

NBB Caixa

6 e contando…

Caxias do Sul Basquete CAX 71
x
86 Pinheiros PIN
15
1ºQ
X
14
8
2ºQ
X
17
20
3ºQ
X
27
28
4ºQ
X
28

Gin. Vasco da Gama

9 de dezembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Superior a partir do segundo tempo, Pinheiros supera Caxias do Sul fora de casa, mantém invencibilidade e segue isolado na liderança do NBB CAIXA

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
71
+1 POSIÇÕES
7º Colocado (*)
X
86
+1 POSIÇÕES
1º Colocado (*)
71
PTS
86
8
A3C
10
15
A2C
19
17
LLC
18
35
RT
37
13
ASS
22

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O EC Pinheiros segue sem saber o que é perder na temporada 2017/2018 do NBB CAIXA. Na noite deste sábado (09/12), a equipe do técnico César Guidetti levou a melhor sobre o embalado Banrisul/Caxias Basquete fora de casa, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), pelo placar de 86 a 71, e se manteve como único invicto e na isolado na liderança do maior campeonato do país.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Essa foi a sexta vitória em seis partidas da equipe pinheirense (100% de aproveitamento), que segue isolada na liderança do NBB CAIXA 2017/2018. Do outro lado, o Caxias teve seu embalo de dois triunfos consecutivos quebrado e permaneceu na sétima colocação, agora com campanha de quatro resultados positivos em oito oportunidades (50% de aproveitamento).

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

MVP mode: Desmond Holloway entrou em quadra com seu “modo MVP” ligado. Bastante agressivo em direção à cesta e preciso nas finalizações, o Jogador Mais Valioso do último NBB CAIXA foi o grande destaque do duelo na serra gaúcha ao deixar a quadra com 25 pontos, com direito 9/12 nos arremessos de quadra (75% de aproveitamento). Essa foi a maior marca de pontos do norte-americano na atual temporada, que agora tem média de 17,3 pontos por jogo.

Fala aí, MVP: “Mais uma vez nossa defesa funcionou muito bem. Já são seis jogos de invencibilidade, mas só ganhamos esses jogos porque nossa defesa foi bem. Esse é nosso segredo. Quando a defesa funciona bem, conseguimos ganhar tanto dentro quanto fora de casa”, disse Desmond Holloway.

Todos juntos: Apesar do grande desempenho individual de Holloway, o Pinheiros apresentou um grande jogo coletivo para sair de quadra com sua sexta vitória em seis jogos. Com 18 pontos e nove rebotes, o pivô Ansaloni foi para lá de importante para os pinheirense, assim como o armador Corderro Bennett, autor de dez pontos e seis assistências, e o ala Gemerson, com 13 pontos e cinco rebotes. Ao todo, a equipe paulista distribuiu 22 assistências, contra apenas 13 do Caxias.

Sempre ele: Decisivo nas duas últimas vitórias do Caxias, Alexandre Paranhos foi o grande destaque da equipe novamente. Desta vez, o ala/pivô registrou seu primeiro duplo-duplo na temporada ao anotar 17 pontos e mais 13 rebotes, sendo sete deles ofensivos. De quebra, o número de rebotes representou seu recorde da temporada no fundamento.

Também tentaram: Além de Paranhos, o Caxias contou com bons desempenhos do ala/armador Cauê Borges, responsável por 16 pontos (6/9 nos arremessos de quadra) e seis rebotes, do ala Pedro, que saiu do banco e registrou 12 pontos, e o armador argentino Enzo Cafferata, também vindo do banco, com dez pontos.

Fala aí: “Hoje nos faltou tranquilidade para resolver algumas situações de ataque. Estávamos muito afobados e acabamos nos prejudicando. No final do jogo poderíamos ter mais cabeça para correr atrás do placar, só na correria não daria certo, por isso acho que pecamos nesse aspecto”, lamentou Paranhos.

Mais Pinheiros: O início do jogo foi favorável ao Pinheiros. Depois de abrir 12 a 5 logo de cara, a equipe paulista viu os donos da casa reagiram com uma corrida de 10 a 2 em cinco minutos e fechou o primeiro quarto perdendo, por 15 a 14. A virada veio no segundo período, que terminou com significativa vantagem pinheirense de oito pontos: 31 a 23.

Bote certeiro: Mas foi no terceiro período que o único invicto no NBB CAIXA praticamente matou a partida. Ao aplicar uma corrida de 8 a 0 nos primeiros minutos da parcial, o Pinheiros abriu 16 pontos (39 a 23) e ficou em situação bastante confortável na partida. Por mais que os caxienses pressionassem, não conseguiram sucesso nas investidas e viram o clube de São Paulo dominar o restante do duelo e somente administrar a diferença, que rondou a casa dos 20 pontos no último quarto.

E agora: Único invicto do NBB CAIXA, o Pinheiros permanecerá na Região Sul do país e terá como próximo adversário o Joinville/AABJ, nesta segunda-feira (11/12), no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 19 horas, com transmissão ao vivo do SporTV. Já o Caxias do Sul voltará à quadra somente no dia 20 de dezembro (quarta-feira), quando cruzará o Brasil para enfrentar o Solar Cearense, em Fortaleza (CE), às 20h30 (de Brasília).

Fala aí: “Estamos tentando manter um clima legal, fechar uma família que está se formando. Cada dia é um dia. Caxias é um adversário muito difícil, uma equipe de muita qualidade e capacidade, não à toa está fazendo um grande campeonato. Temos que seguir nessa pegada todos os jogos para seguir bem colocado. Agora vamos pegar o Joinville tentando manter esse bom ritmo sem parar”, analisou o pivô Lupa, do Pinheiros.