HOJE
A defesa venceu
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros bate recorde defensivo, empata série contra Botafogo e ganha força para Jogo 3 em casa: “voltamos a ser o que somos”
A noite desta quinta-feira (18/04) foi de recorde defensivo para o EC Pinheiros. No Jogo 2 da série quartas de final contra o Botafogo, o time do técnico César Guidetti sofreu apenas 58 pontos e estabeleceu sua melhor marca de defesa na atual temporada do NBB CAIXA. Com isso, a equipe venceu a partida no Ginásio Henrique Villaboim, por 67 a 58, e empatou o confronto de playoffs contra o Glorioso.
+Estatísticas, fotos e vídeos de Pinheiros x Botafogo
“Nossa defesa é muito forte, não à toa é a segunda do campeonato, e nos sentimos muito seguros com ela. Saber que os jogadores adversários estão jogando fora de posição, precisando pensar mais, é algo que nos dá ainda mais confiança”, disse o pivô Marcus Toledo.
“Lá no Rio pecamos muito na defesa, o Botafogo leu muito bem nossas ações, mas ajustamos isso durante a semana e felizmente tivemos esse grande desempenho defensivo hoje”, completou o ‘xerife’ da defesa pinheirense.

Pinheiros, do “xerife” Marcus Toledo, teve seu melhor desempenho defensivo na temporada (João Pires/LNB)
Dono da segunda melhor defesa da competição (75,89 pontos sofridos por jogo), o Pinheiros limitou o Botafogo ao seu segundo pior desempenho ofensivo na temporada – o pior foi 54 contra o Basquete Cearense. Além disso, forçou o Glorioso a 19 bolas perdidas, número superior à média do time na temporada regular, que é 13,65 por jogo.
+Ranking de defesas do NBB CAIXA 2018/2019
Tudo isso foi bem diferente do apresentado no Jogo 1, em que a equipe paulista sofreu 91 pontos e acabou derrotada por 15 pontos de diferença (91 a 76) no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro.
“Conversamos muito entre nós depois da derrota no Jogo 1 sobre sermos a segunda melhor defesa do NBB e mesmo assim termos tomado 91 pontos. É difícil sofrer 91 pontos e ainda vencer fora de casa. Hoje nosso ritmo foi muito bom, principalmente na defesa, pois é ela que puxa o ataque. Sem dúvidas essa vitória se deve totalmente à defesa”, comentou o armador Felipe Ruivo, cestinha do Pinheiros na partida, com 13 pontos (3/3 nas bolas de 3).
Agora, a série entre Pinheiros e Botafogo será desempatada neste sábado (20/04), novamente no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.
Para Marcus Toledo, a equipe não se sentiu pressionada pelo resultado negativo no Jogo 1 e conseguiu voltar a apresentar o basquete da temporada inteira.
“Não sentimos a pressão. Se estivesse 2 a 0 agora também continuaria a mesma coisa, pois só avança quem vence três jogos. Conseguimos empatar a série e ainda temos o mando de quadra. Temos muito o que melhorar, mas o que importa é que voltamos a ser o que somos, um time alegre, como fomos durante a temporada toda. Sábado será outra história, mas entraremos com o mesmo foco de hoje”, finalizou Toledo.
+Nada é impossível: confira as 5 maiores viradas da história dos playoffs do NBB CAIXA
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
