HOJE
A rodadade segunda
Por Liga Nacional de Basquete
Com invicto, estreante e campeão em quadra, 3 partidas abrem 2ª semana do NBB CAIXA 2018/2019: veja o que está em jogo na rodada desta segunda-feira
A segunda semana do NBB CAIXA 2018/2019 será aberta nesta segunda-feira (22/10), com a realização de três partidas. O destaque da noite fica por conta do duelo entre o atual campeão Paulistano/Corpore e o Basquete Cearense, que se enfrentarão no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.
Além desse confronto, a rodada ainda terá o invicto EC Pinheiros medindo forças com o embalado Joinville/AABJ, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 19 horas, e a estreia do Minas Tênis Clube no NBB CAIXA, diante do São José Basketball, no Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba, às 20 horas.
Quer saber o que estará em jogo na rodada desta segunda-feira? Dê uma conferida e não deixe de acompanhar às partidas!
Paulistano: em busca da sequência
Atual campeão do NBB CAIXA, o Paulistano/Corpore não iniciou sua defesa pelo título da maneira que gostaria – perdeu para o Mogi das Cruzes/Helbor na abertura da competição, em casa, por 85 a 75. Mas, na sequência, conquistou sua primeira vitória na temporada diante do Corinthians, na casa do adversário, por 92 a 83.
Diante do Basquete Cearense, os comandados do técnico Régis Marrelli irão em busca de sua segunda vitória seguida, que se acontecer, os colocará no pelotão de cima da tabela. É claro que, como o campeonato ainda está no começo, é cedo para cravar qualquer cenário de classificação, mas toda e qualquer vitória neste início de temporada será crucial lá na frente.

Paulistano, de Georginho, conquistou sua 1ª vitória no NBB CAIXA diante do Corinthians e agora quer emplacar sequência positiva (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Do outro lado, o Basquete Cearense ainda não sabe o que é vencer na atual temporada do NBB CAIXA. Até o momento, o representante nordestino tem três jogos e três derrotas – perdeu para Flamengo (73 a 54) em casa e São José (92 a 86) e Mogi (100 a 72) como visitante.
Este será o último jogo da turnê de três desafios fora de casa que o Carcará teve neste início de temporada. Depois, o time do técnico Dannyel Russo terá dois duelos seguidos em casa, contra Sesi Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket, somente na próxima semana.

Basquete Cearense buscará sua primeira vitória no NBB CAIXA antes de pegar Bauru e Franca em casa (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
Resumindo: uma vitória nesta segunda-feira contra os atuais campeões do NBB CAIXA seria uma injeção de motivação enorme tanto para a equipe quanto para o torcedor do Basquete Cearense já visando as pedreiras contra os gigantes do interior paulista na semana que vem.
Pinheiros x Joinville: o confronto dos embalados
A rodada desta segunda-feira colocará frente a frente talvez as duas maiores sensações deste início de temporada do NBB CAIXA: EC Pinheiros, que está invicto com três triunfos em três oportunidades, e o Joinville/AABJ, que foi ao Rio de Janeiro e voltou com duas vitórias e uma derrota na bagagem.

Pinheiros, de Bennett, venceu seus 3 primeiros compromissos no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
Um dos únicos invictos na competição até aqui, ao lado do Flamengo, o time pinheirense levou a melhor sobre dois adversários diretos na briga pelas primeiras posições, Bauru (92 a 81) e Mogi (83 a 77), e também sobre o perigoso São José Basketball (88 a 86). É o início de temporada dos sonhos dos comandados de César Guidetti, que possuem talvez melhor basquete das primeiras rodadas do NBB CAIXA.
Do outro lado, o representante de Santa Catarina é a grande surpresa deste início de campeonato, e a turnê de três partidas no Rio de Janeiro provou isso: belas vitórias sobre Botafogo (64 a 62) e Vasco da Gama (74 a 66) e uma derrota dramática para o poderoso Flamengo (76 a 75) em plena Arena Carioca 1.
O Joinville, que manteve praticamente todo o elenco da temporada anterior e trouxe o técnico Daniel Lazier, ex-Curitiba Basquete na LDB, praticamente nas vésperas do início do NBB CAIXA, vem mostrando que sua organização tática o credencia a brigar por boas posições na zona dos playoffs e vencer qualquer equipe do campeonato.
Minas: a estreia no NBB CAIXA
Único time que ainda não entrou em quadra na temporada, o Minas Tênis Clube terá seu primeiro desafio na 11ª edição do NBB CAIXA diante do São José Basketball. O “atraso” se deve à participação da equipe na fase de grupos da Liga Sul-Americana 2018, em Cali, na Colômbia – terminou no terceiro lugar do Grupo C (+Leia mais).
O reformulado time do técnico Flávio Espiga chegará para o NBB CAIXA com uma grande carga de jogos internacionais na bagagem, tendo em vista que, além dos três jogos da Sul-Americana, havia feito uma turnê de seis amistosos na Argentina contra clubes da elite local na pré-temporada, além do Campeonato Mineiro.

Minas debutará no NBB CAIXA 18/19 vindo de um 3º lugar no Grupo C da Liga Sul-Americana (Divulgação/FIBA)
O elenco minastenista conta com seis caras novas para a atual temporada. São três norte-americanos, um armador (Lucas Lima, ex-Londrina) e uma nova dupla de garrafão formada pelos pivôs Alexandre Paranhos, ex-Caxias, e o pivô Leozão, reboteiro do último NBB CAIXA, que estava no Basquete Cearense. Os únicos remanescentes da edição anterior foram o armador Gegê, o ala Jefferson Campos e o ala/pivô Wesley Castro.
Do outro lado, o São José retornou à elite do basquete brasileiro fazendo dois grandes jogos, contra EC Pinheiros fora de casa e Basquete Cearense em casa. No primeiro, a equipe chegou a ter a bola para virar o jogo, mas acabou falhando e perdendo para os pinhreirenses (88 a 86). Já no segundo, prorrogação diante do Carcará, mas vitória (92 a 86).
O esquadrão joseense teve como grande referência nas duas primeiras partidas a dupla do perímetro formada pelo armador argentino Fabian Sahdi e o ala/armador Pedro Teruel, ambos com média de 19,0 pontos nos respectivos duelos. O “hermano” ainda contabilizou 8,5 assistências por jogo e somou uma expressiva média de 23,5 de eficiência – segunda maior do campeonato.
+Destaques nas estatísticas do NBB CAIXA 2018/2019

Armador argentino Fabian Sahdi é “o cara” do São José até o momento no NBB CAIXA (Lucas Guanaes/Divulgação)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.
Próximos jogos do NBB CAIXA
22/10 (Segunda-feira)
19h – Joinville/AABJ x EC Pinheiros
20h – São José Basketball x Minas Tênis Clube
20h – Paulistano/Corpore x Basquete Cearense – ao vivo no Facebook
23/10 (Terça-feira)
19h – Sendi/Bauru Basket x Vasco da Gama – ao vivo na ESPN
24/10 (Quarta-feira)
19h – Paulistano/Corpore x Minas Tênis Clube – ao vivo no Facebook
21h – Corinthians x Universo/CAIXA/Brasília – ao vivo no Twitter
25/10 (Quinta-feira)
19h – Sendi/Bauru Basket x Botafogo – ao vivo no Facebook
20h – Sesi Franca Basquete x Vasco da Gama – ao vivo no BandSports
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
