HOJE
Abertura ou revanche?
Por Liga Nacional de Basquete
Na reedição da última decisão, Paulistano e Flamengo se enfrentam e fazem a partida de abertura da temporada 2014/2015 do NBB em São Paulo
A abertura da temporada 2014/2015 do NBB será um jogão. Nesta sexta-feira, às 19h30 (de Brasília), Paulistano/Unimed e Flamengo reeditarão a última Final e darão a largada para a sétima edição do maior campeonato de basquete do país. O duelo será realizado no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
+ Clique aqui e confira informações e curiosidades sobre o duelo entre Paulistano e Flamengo
Donos das duas melhores campanhas da fase de classificação do NBB 6, os times levaram a melhor sobre seus rivais nas quartas e semifinais e chegaram à grande decisão da competição. Disputada na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, a Final foi bastante equilibrada e decidida apenas nos minutos finais.

Abertura com cara de decisão: finalistas do NBB 6, Paulistano e Flamengo abrirão o NBB 7 (Luiz Pires/LNB)
Para chegar a seu terceiro título do NBB na história, sendo o segundo de maneira consecutiva, o time da Gávea precisou superar uma grande batalha frente ao Paulistano. A vitória dos comandados do técnico José Neto, pelo placar de 78 a 73, veio apenas nos instantes finais, graças a uma sequência de lances livres, nas mãos de Laprovittola e Marcelinho, e um rebote “salvador” de Shilton nos segundos finais.
“Mais um NBB, um NBB ainda mais forte e talvez a gente tenha uma equipe ainda mais preparada. Já na primeira partida teremos o Paulistano, nosso adversários na decisão do NBB 6, pela frente. Tenho certeza que será um grande espetáculo, assim como foi a Final que fizemos”, declarou o técnico rubro-negro José Neto.
“A partida para nós não é apenas uma reedição da final, esta partida vale muito por ser em nosso ginásio, por ser válida pela primeira rodada, por ser o primeiro passo para nós alcançarmos o nosso objetivo no campeonato”, disse o ala Pilar, do Paulistano.
Apesar de se tratar da estreia da competição nacional, os dois times chegam para o duelo desta sexta-feira com bom ritmo de jogo. Com uma “pré-temporada dos sonhos”, o esquadrão rubro-negro conquistou o título do Mundial Interclubes, no início de outubro, ao vencer o atual campeão da Euroliga, Maccabi Tel-Aviv (ISR), na disputa realizada no Rio de Janeiro.
Na sequência, a equipe dirigida por José Neto voltou a fazer história e se tornou o primeiro time da América Latina a participar da pré-temporada da NBA. Em solo norte-americano, os cariocas atuaram frente a Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies. No retorno ao Brasil, o Flamengo conquistou seu décimo troféu consecutivo do Campeonato Carioca. Na última terça-feira, o time da Gávea fechou a série final diante do Macaé Basquete em 2 a 0 e colocou mais uma taça do estadual em sua galeria.
“Fizemos a melhor pré-temporada que poderíamos. Enfrentamos o campeão europeu, e vencemos, jogamos nos Estados Unidos contra times da NBA, ganhamos o Estadual, isso tudo fez com que o time ganhasse um entrosamento ainda maior e um ritmo de jogo excelente. Foi uma pré-temporada inesquecível, que deu ainda mais experiência ao grupo, a melhor preparação que poderíamos ter e isso cria uma expectativa muito positiva para o NBB”, disse o ala rubro-negro Marcelinho.

Pré-temporada dos sonhos: Flamengo foi campeão mundial jogou na NBA e ainda faturou o 10º título seguido do Carioca (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Por sua vez, o Paulistano teve no Campeonato Paulista 2014 a chance de ganhar ritmo de jogo para o NBB 7. No Estadual, a equipe dos norte-americanos Dawkins e Holloway teve um bom desempenho e foi eliminada apenas nas semifinais. Na fase de classificação, o time da capital ficou com a segunda colocação do Grupo A e teve o Mogi das Cruzes/Helbor como rival nas quartas de final.Com duas vitórias em casa e um triunfo como visitante, o clube da capital fechou o confronto em 3 a 1 e passou às semifinais.

Paulistano parou nas semifinais do Campeonato Paulista somente no quinto jogo contra Limeira (Ale da Costa/Portrait)
Na briga por um lugar na decisão, o esquadrão dirigido pelo técnico Gustavo de Conti duelou com o Winner/Limeira em uma série eletrizante. Após duas vitórias para cada lado, o confronto foi decidido apenas no quinto jogo. Atuando em casa, a agremiação do interior venceu e colocou fim ao sonho do Paulistano de retornar à decisão do Estadual.
“Fizemos um bom papel no Campeonato Paulista e estamos preparados para mais um NBB. Vamos pensar jogo a jogo para tentarmos ir longe como fizemos na última temporada. Vamos estrear com um jogo muito duro e estamos trabalhando muito para que seja uma excelente partida como foi a Final do NBB 6”, disse o ala/pivô Renato Carbonari.
Campeão e vice do NBB 6, respectivamente, Flamengo e Paulistano apostaram na manutenção de suas bases para a temporada 2014/2015 e fizeram apenas alguns ajustes em seus elencos. Do plantel da última temporada, a equipe carioca perdeu apenas os pivôs Shiton e Douglas e o norte-americano Washam. Por sua vez, o clube paulista não conta mais somente com o pivô Mineiro e o ala/armador Manteguinha em relação ao time que disputou a última edição da competição.
Junto da boa continuidade de seus jogadores, os times também fizeram grandes contratações. O time carioca acertou com o experiente ala argentino Walter Herrmann, de 35 anos, dono de um extenso e glorioso currículo que inclui a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Do outro lado, o Paulistano trouxe duas importantes peças: o armador Fernando Penna, ex-Goiânia, e o pivô norte-americano DeVon Hardin, que atuou na última temporada pelo Basquete Cearense e foi o grande campeão do Torneio de Enterradas do NBB 6.
“Todos os times foram ao mercado, se reforçaram, e isso faz o nível da competição aumentar ainda mais. Tenho certeza de que será ainda mais duro e equilibrado esse ano”, disse Marcelinho. Campeão e vice do NBB 6, respectivamente, Flamengo e Paulistano apostaram na manutenção de suas bases para a temporada 2014/2015 e fizeram apenas alguns ajustes em seus elencos.

Argentino Herrmann foi a grande contratação do Flamengo para a temporada 14/15 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca