HOJE
o que mudano botafogo?
Por Liga Nacional de Basquete
Com retornos, Botafogo confia na versatilidade para vencer clássico deste sábado com Vasco: "a ideia agora é variar bastante"
Depois de sofrer bastante com as lesões durante a temporada, o Botafogo enfim tem motivo para comemorar: o elenco está saudável e completo para a reta final da fase de classificação do NBB CAIXA 2018/2019.
O Glorioso, que venceu o Joinville/AABJ na última terça-feira, por 59 a 54, terá um compromisso complicado já neste sábado (23/02), o clássico carioca contra o Vasco da Gama, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.
+Confira a classificação geral do NBB CAIXA 2018/2019
Para o treinador Léo Figueiró, o Botafogo, sétimo colocado, até que conseguiu se virar bem no período das lesões e agora terá um ganho significativo em intensidade.
“Sofremos muito com as lesões, que foram significativas, mas até que conseguimos passar bem por esse período. É muito bom ver todo mundo de volta com muita energia, os treinos melhoraram muito em intensidade. A ideia é que a equipe possa ficar cada vez mais intensa durante os jogos, por ter esse rodízio maior tanto na defesa quanto no ataque”, disse Léo Figueiró.
Com 19 partidas disputadas até o momento, o Botafogo não pôde contar com três de seus principais atletas em várias delas: o armador Coelho se lesionou na estreia do campeonato e ficou de fora em 13 duelos, até voltar no final de janeiro, o pivô Murilo Becker esteve em quadra sete vezes, além do ala/armador Cauê Borges, que desfalcou o Glorioso em cinco dos últimos seis duelos.
O elenco saudável permite ao treinador Léo Figueiró variar as formações durante as partidas e surpreender os adversários. Na vitória contra o Joinville, por exemplo, o Botafogo utilizou três dos quatro armadores do elenco (Coelho, Cauê, Jamaal e Guga) ao mesmo tempo durante mais da metade da partida.
O comandante do alvinegro explicou a versatilidade do elenco, que foi justamente montado com o intuito de ter diversas maneiras de jogar, o que será visto em quadra nessa parte final da temporada.
“Essa equipe foi pensada para ser muito versátil e poder se encaixar em vários perfis. Conseguimos jogar com um, dois e até três armadores, mas também com três homens grandes, devido ao Arthur, que pode jogar na posição 3 (ala) e 4 (ala/pivô). Podemos subir ainda mais o time com o Ansaloni na 4. Enfim, tudo isso foi pensado na montagem do elenco, mas não pudemos variar tanto por causa das lesões. A ideia agora é variar bastante, com várias opções táticas interessantes pro final do campeonato”, explicou o treinador do Botafogo.
Clássico fundamental para o restante da temporada
O clássico carioca contra o Vasco será fundamental para o Botafogo. Na sétima colocação, com oito vitórias e 11 derrotas (42,1% de aproveitamento), o Glorioso pode se aproximar do sexto colocado Life Fitness/Minas e brigar por uma colocação ainda melhor na classificação.
O momento vivido pelo adversário deste sábado não é dos melhores. O cruzmaltino vem de uma sequência negativa de quatro derrotas e está, momentaneamente, fora da zona de classificação para os playoffs – 13ª colocação (cinco vitórias e 14 derrotas).

No primeiro turno, o Botafogo foi superior no clássico e levou a melhor por 97 a 79 (Rafael Ribeiro/Vasco da Gama)
Mesmo com essa fase do rival, Léo Figueiró espera um partida típica de um clássico, com muita intensidade e equilíbrio. Com muito respeito pelo Vasco, o treinador deseja uma boa partida de sua equipe para conseguir vencer com o apoio dos torcedores.
+Duda Machado comenta sobre boa fase individual e projeta clássico contra Botafogo
“De um clássico não podemos esperar nada diferente de um jogo muito intenso e pegado, com a entrega total dos dois times. Respeitamos muito o Vasco, todos os jogadores que estão lá e o Bial (treinador). A gente sabe que será muito equilibrado, mas jogaremos em casa e vamos fazer tudo o que for possível para conseguir a vitória diante do nosso torcedor, que com certeza vai comparecer ao Oscar Zelaya”, afirmou o treinador do Glorioso.
Com os próximos quatro compromissos em casa (Vasco, Flamengo, Minas e Brasília), o Botafogo pode aproveitar para conseguir uma boa sequência positiva e embalar de vez rumo à pós-temporada.
“Teremos uma sequência de jogos em casa, que será determinante. Vamos trabalhar jogo a jogo, mas queremos terminar a fase de classificação na melhor colocação possível, para ter o mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Colocar uma meta não condiz muito com o que a gente vem trabalhando, vamos vendo as possibilidades e oportunidades de acordo os jogos. Temos a chance de subir na tabela nessa sequência que teremos em casa”, completou Léo Figueiró.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca