HOJE
Agora é em casa
Por Liga Nacional de Basquete
Após vitória no Chile, Seleção Brasileira recebe a Venezuela, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

Juventude e experiência: Seleção Brasileira tem nova identidade para início das Eliminatórias (FIBA/Divulgação)
Chegou a hora da Seleção Brasileira jogar em casa. Depois de estrear nas Eliminatórias para a Copa do Mundo com vitória sobre o Chile fora de casa, a equipe verde-amarela duelará com a Venezuela, nesta segunda-feira (27/11), às 20h30, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. O canal Esporte Interativo transmite a partida ao vivo.
Grande novidade da FIBA para esta temporada, as Eliminatórias se estenderão até o início de 2019 e as Américas possuem sete vagas na Copa do Mundo da China. Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B ao lado de Chile, Venezuela e Colômbia. As equipes se enfrentarão entre si em turno e returno e os três primeiros da chave se classificam para a próxima etapa.
+Compre seu ingresso para Brasil x Venezuela na Arena Carioca 1
“É gostoso jogar uma partida oficial no Brasil novamente. Esperamos que o torcedor compareça para que possamos fazer nosso melhor dentro de quadra e vencer. É assim que vamos conquistar a confiança dos torcedores e recuperar a credibilidade do nosso torcedor. Temos que jogar bem, marcar muito e no ataque fazer o que fizemos contra o Chile, distribuir bem a bola e quem estiver melhor decidir”, disse o ala Alex Garcia, um dos mais experientes atletas da Seleção.
Em seu primeiro compromisso nas Eliminatórias, na última sexta-feira, o time brasileiro superou o Chile, por 86 a 73, em duelo realizado na cidade de Osorno. A partida marcou a estreia do técnico croata Aleksandar Petrovic no comando da Seleção Brasileira.
“O jogo foi duro, como a gente sabia que ia ser. Ginásio pequeno, os adversários jogando em casa, mas a gente impôs nosso ritmo, principalmente defensivamente, desde o começo. É claro que tivemos erros, já que tivemos apenas três dias de treinos. Mas o saldo é positivo. Temos muito a crescer ainda como equipe, mas foi uma ótima vitória, e o que conta é isso”, disse o armador Ricardo Fischer, que voltou à Seleção após quase dois anos.
Rival nesta segunda, a Venezuela estreou nas Eliminatórias com vitória sobre a Colômbia, por 85 a 71. Dona de grandes resultados nos últimos anos, a seleção venezuelana terá alguns desfalques importantes para o jogo no Rio de Janeiro. Gregory Vargas, do Montakit Fuenlabrada (ESP), David Cubilán, do Flamengo, e Miguel Ruiz, do Libertad Sunchalez (ARG) ficaram de fora por problemas políticos e desfalcam a equipe dirigida por Fernando Duró.
“Acho que essas ausências não mudam muita coisa. A Venezuela joga do mesmo jeito há muito tempo e vem crescendo demais nos últimos campeonatos que tem disputado. Estão jogando bem e fazendo jogo duro com todo mundo. Mas a obrigação é nossa. Jogando em casa, temos que impor nosso ritmo de jogo e fazer as coisas acontecerem do nosso jeito para vencer a partida”, alertou Alex.
Confira a lista completa dos convocados:
Armadores
Fúlvio Chiantia – Vasco da Gama
Ricardo Fischer – RETAbet Bilbao Basket (ESP)
Yago Matheus – Paulistano/Corpore
Alas
Alex Garcia – Sendi/Bauru Basket
Vitor Benite – UCAM Murcia (ESP)
Antonio Ferreira – Sesi Franca Basquete
Léo Meindl – Sesi Franca Basquete
Lucas Dias – Paulistano/Corpore
Jhonatan Luz – Paulistano/Corpore
Pivôs
Anderson Varejão – sem clube
Rafael Hettsheimeir – Sendi/Bauru Basket
Lucas Mariano – Vasco da Gama
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca