HOJE
Ainda invictos
Por Liga Nacional de Basquete
Universo/Vitória e Brasília ganham novamente na Copa Universo e disputam título nesta terça-feira, com transmissão ao vivo do SporTV; Caxias e Minas também duelam

Brasília venceu o Caxias por 15 pontos de diferença; Giovannoni foi o cestinha, com 15 pontos (Jéssica Santana/Universo Vitória)
A Copa Universo teve sequência nesta segunda-feira. No Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), o torneio preparatório para o NBB CAIXA 2016/2017 teve sua segunda rodada realizada, com triunfos do anfitrião Universo/Vitória sobre o Minas Tênis Clube, por 74 a 68, e do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília sobre o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, pelo placar de 76 a 51.
Agora, os dois invictos disputarão o título simbólico da competição amistosa nesta terça-feira (25/10), às 20 horas (de Brasília). Além do confronto entre candangos e baianos, Minas e Caxias também se enfrentarão nesta terça-feira, às 17 horas, também ao vivo no Canal Campeão.
No primeiro duelo da segunda-feira, o Brasília levou a melhor sobre os caxienses, adversário nas oitavas de final do último NBB CAIXA (3 a 1), com grande atuação de Guilherme Giovannoni, autor de 15 pontos. Pelo lado gaúcho, o maior anotador foi o ala/pivô Arthur Bernardi, responsável por 12 pontos.
+Saiba mais: Top 9 de armadores do NBB CAIXA 2016/2017; tem jogador do Brasília e Vitória na lista
Bruno Savignani, técnico do esquadrão candango, inovou na escalação da equipe e entrou sem um pivô de ofício. Dos cinco titulares que costumavam entrar nos últimos jogos, saíram Lucas Mariano e Pilar, para a entrada de João Phylippe e Alex. Ao lado deles, começaram Fúlvio, Deryk e Giovannoni.
“Estou usando os amistosos não só para dar ritmo ao time, mas para testar variações também. Além das lesões, é crucial para a equipe saber jogar de diferentes formas. É muito importante ter opções de jogo e estar preparado para jogar de várias maneiras. Temos um elenco forte e que permite isso”, analisou Savignani.

Vitória, de Kenny Dawkins, venceu o Minas e decidirá o título da Copa Universo com o Brasília (Jéssica Santana/Universo Vitória)
Já no duelo que fechou a noite, o Universo/Vitória venceu um duro duelo contra a jovem equipe do Minas. Os destaques ficaram por conta do armador norte-americano Kenny Dawkins, da equipe baiana responsável por 17 pontos, e de seu compatriota Scott Rodgers, do clube mineiro, que foi o cestinha da partida ao anotar 24 pontos.
“Será um grande jogo (contra o Brasília). Hoje a gente oscilou muito contra o MInas. Não poderemos ter esses altos e baixos contra o Brasília. Vamos precisar ser mentalmente fortes para vencer”, comentou o técnico do Universo/Vitória, Régis Marrelli.
Confira a tabela completa da primeira edição da Copa Universo (horários de Brasília):
23/10 (Domingo) – 1ª rodada
Minas Tênis Clube 58 x 75 UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
Universo/Vitória 74 x 54 Banrisul/Caxias do Sul
24/10 (Segunda-feira) – 2ª rodada
UniCEUB/Cartão BRB/Brasília 76 a 51 Banrisul/Caxias do Sul
Universo/Vitória 74 x 68 Minas Tênis Clube
25/10 (Terça-feira) – 3ª rodada
17h – Banrisul/Caxias do Sul x Minas Tênis Clube – transmissão ao vivo do SporTV
19h – Universo/Vitória x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – transmissão ao vivo do SporTV
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca