HOJE
"Isso aqui nãotem preço"
Por Liga Nacional de Basquete
Campeão do NBB CAIXA pela primeira vez, Varejão comemora título e exalta temporada do Flamengo
No último sábado (08/06), o pivô Anderson Varejão escreveu mais um capítulo importante de sua trajetória no esporte da bola laranja. Após a vitória do Flamengo sobre o Sesi Franca Basquete, por 81 a 72, no Jogo 5 das Finais, o jogador conquistou pela primeira vez o NBB CAIXA em sua carreira.
Com o título conquistado com a camisa do rubro-negro carioca, Varejão se tornou o único jogador brasileiro a vencer a Euroliga, NBA e o NBB CAIXA.

Varejão, nesta temporada, conquistou pela primeira vez na carreira o título do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
No pós-jogo, transmitido ao vivo pelo Facebook do NBB CAIXA, o pivô comentou sobre a sensação de vencer a maior competição do basquete nacional com a camisa do Flamengo.
“Estou muito feliz e realizado. Estou feliz porque nesse um ano e meio que estou no Flamengo ficamos em terceiro do último NBB, ganhamos o Carioca, a Copa Super 8 e agora o NBB. Vim para o Flamengo para isso. Para tentar ajudar a equipe a ser campeã. Não foi para ser MVP de nada, nem para ser o cara da galera. Não quero isso, mas sim títulos. Daqui vinte anos vão olhar e lembrar o Varejão foi campeão do NBB. É isso que quero e por isso estou aqui hoje”, disse o jogador, que completou:
“Por isso me dedico, mesmo quando sinto dor de manhã e a última coisa que quero é treinar. Mesmo assim vou lá e treino. Faço isso por causa desses momentos. Isso aqui não tem preço”, reiterou.
+Já viu o Mini-Movie do Jogo 5 das Finais? É de arrepiar!

Após um ano e meio no Flamengo, Varejão finalmente pode soltar o grito de campeão do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
E chegar no topo do basquete nacional não foi uma missão fácil. Para conquistar o título, o Flamengo de Varejão teve que superar o Franca, líder da fase de classificação e que não perdia há 14 jogos.
Mesmo com esse cenário, o rubro-negro fez o dever de casa, venceu os dois jogos em seus domínios e encerrou a série no Jogo 5, fora de casa, em pleno Pedrocão – sexto título do NBB CAIXA do rubro-negro em 11 disputados.
+Dinastia rubro-negra: Flamengo conquista 6º título do NBB CAIXA em 11 edições disputadas
Para Varejão, a tranquilidade na partida decisiva foi essencial para a conquista do título.
“Hoje, em um jogo dramático, lá e cá, em que abríamos vantagem e eles iam buscar, conseguimos ter tranquilidade. Isso foi uma das coisas que conversamos, porque no Jogo 3 vacilamos com isso. Naquela ocasião, abrimos 17 pontos e deixamos o Franca voltar e ganhar o jogo. Sentimos quando eles entraram na partida. Mas dessa vez tivemos tranquilidade, mantivemos nossa cabeça no lugar, acreditamos naquilo que planejamos para o jogo e conseguimos trabalhar bem a bola”, que completou:
“Esse time é guerreiro e superou tudo isso. Poder vir aqui em Franca e ganhar dois títulos nessa temporada não é para qualquer um. Nosso time fez uma coisa inédita e está de parabéns”, afirmou.

Pela segunda vez na temporada, o Flamengo levantou uma taça no Pedrocão (Fotojump/LNB)
Com mais um título na conta, Varejão se firmou de vez como um dos jogadores brasileiros mais vitoriosos da história do basquete nacional.
Agora, o pivô pensa em ajudar ainda mais no crescimento do basquete nacional, que segundo ele está em ascensão.
“Sai do Brasil muito novo, mas tinha o sonho de representar o time do meu coração e tentar ganhar o NBB. Tive oportunidade de ir para a Europa e de coisas talvez não tão significativas na NBA. Mesmo assim, resolvi voltar. O basquete no Brasil está crescendo. Está no caminho certo e por isso voltei. Quero continuar ajudando o Brasil nisso, não só com a seleção brasileira, mas com o basquete brasileiro. Vou fazer o que eu puder pelo basquete brasileiro”, reiterou.
+Tensão, vibração e emoção: as expressões das Finais pelas lentes de João Pires
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Pátria Amada Brasil e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca