#JOGAJUNTO

LDB

De olho nas sedes da LDB:Praia Clube (MG)

14-07-2022 | 05:44
Por Liga Nacional de Basquete

Confira as equipes e alguns nomes para ficar de olho da sede de Uberlândia (MG), realizada no Praia Clube; jogos da sede serão válidos pela primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022

A primeira fase do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2022 terá início na próxima segunda-feira (18/7) e metade do grupo A da competição já se prepara para atuar em um dos clubes mais tradicionais do esporte brasileiro. Uma das sedes da LDB 2022 será em Uberlândia (MG), mais precisamente no Ginásio Walterclides Borges de Sá (G3), localizado no Praia Clube – a última vez em que uma cidade do estado de Minas Gerais foi sede do campeonato de base foi em 2015, também em Uberlândia. Cinco equipes – Flamengo, Minas Tênis Clube, Praia Clube/Gabarito, BRB/Brasília e Campo Mourão/Assercam/Fecam duelarão entre os dias 25 e 29 de julho nesta sede especial e nostálgica para o fã de basquete brasileiro.

  • Flamengo

A equipe carioca chega à LDB 2022 em busca do terceiro título no campeonato de base. Após sagrar-se campeão na primeira edição, em 2011 e também em 2013, o Flamengo busca voltar ao caminho das glórias assim como está acostumado no NBB – são sete títulos em 14 edições do campeonato.

Para ficar de olho: Rafael Rachel

O jovem ala/pivô do Flamengo, de 21 anos, vai para sua quarta LDB seguida e mostra estar cada vez mais maduro a cada ano, afinal, já é parte integrante da rotação do técnico Gustavo de Conti no elenco principal do Flamengo, com 11 minutos de média no NBB 2021/2022. Nesta edição da Liga de Desenvolvimento, Rachel participará do campeonato de base após uma conquista importante para sua carreira – o Brasil sub-23 venceu os Estados Unidos e se tornou campeão do torneio amistoso Globl Jam e Rafael Rachel fez parte do elenco vitorioso comandado por Tiago Splitter. Em sua última participação na LDB, o jovem somou médias de 12.3 pontos, 9.7 rebotes e 13.4 de eficiência e registrou no currículo a atuação mais reboteira da edição, com 24 rebotes em duelo contra o Mogi Basquete.

  • Minas Tênis Clube

Apesar de nunca ter sido campeã da LDB, a base do Minas Tênis Clube está em evidência e será uma equipe relevante na atual edição. Além do bom desempenho na LDB 2021, ano o qual os mineiros ficarão com o 4º lugar, um atleta minastenista, Gui Santos, foi draftado recentemente por uma equipe da NBA, o Golden State Warriors, e está no elenco do time para a disputa da Summer League. O ala disputou a LDB pelo Minas Tênis Clube por três vezes (2018, 2019 e 2021) e agora busca uma oportunidade na maior liga de basquete do planeta.

Para ficar de olho: Tiago Dias

A cada ano, Tiago vem recebendo mais oportunidades no elenco principal do 123 Minas. Na temporada 2021/2022, o ala/pivô atuou em 28 partidas da equipe mineira, com média de 8 minutos por jogo e chegou a somar 21 pontos em duelo contra o Pinheiros, na temporada regular do NBB. Na LDB 2021, o jovem teve números de 11.5 pontos, 3.9 rebotes e 10.3 de eficiência.

  • Praia Clube/Gabarito

A equipe anfitriã da sede de Uberlândia buscará fazer valer o mando foto de quadra nesta primeira fase e irá em busca de seu primeiro título da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Apesar de nunca ter se sagrado campeã, a equipe da cidade de Uberlândia é rotineira no campeonato de base sub-22 e na última edição, ficou em 6º lugar na fase de classificação – apenas os quatro primeiros de cada grupo se classificam, como informado no guia da competição. 

Para ficar de olho: Raffael Mencarini

O ala/armador de 20 anos, Raffael Mencarini, chamou a atenção na edição anterior do campeonato de base. Em sua primeira participação em LDB, o jovem teve médias de 18.1 pontos, 3.9 rebotes e 10.8 de eficiência, com direito à uma atuação que entrou para a história – Mencarini anotou 34 pontos atuando pelo Campo Mourão e teve a segunda maior pontuação da LDB 2021.

  • BRB/Brasília

O BRB/Brasília retornou à LDB depois de seis anos e participou da edição de 2021 do campeonato, assim como está confirmada para a LDB 2022. A equipe do Distrito Federal, com vasto histórico no NBB, também busca o primeiro título do campeonato de base.

Para ficar de olho: Cadu

Com 2,01 metros de altura, o pivô Cadu é um dos principais nomes do Brasília. Aos 19 anos, o jovem atleta vai para sua segunda LDB, visto que em sua estreia no campeonato de base, no ano passado, somou 7.3 pontos, 8.1 rebotes e 8.1 de eficiência em 10 jogos disputados.

  • Campo Mourão

O início do projeto do Campo Mourão/Assercam/Fecam no basquete brasileiro se deu na LDB 2020, ano de estreia do time na competição de base. Na LDB deste ano, os paranaenses sonham em trazer o primeiro título da Liga de Desenvolvimento de Basquete para o estado do Paraná.

Para ficar de olho: Zé Vitor

Com sua terceira LDB batendo à porta, José Vitor chamou a atenção em anos anteriores por ter boas características defensivas. Aos 21 anos, o armador deve receber minutos com a camisa do Campo Mourão, pois além do destaque na defesa, em sua última participação no campeonato de base teve médias de 4.8 pontos, 2.6 assistências, 2.4 rebotes e 6.0 de eficiência.

Tabela de jogos – Sede Praia Clube/Uberlândia (MG)

25/07 – segunda-feira
15h – Minas Tênis Clube x Flamengo
17h15 – Praia Clube x Campo Mourão

26/07 – terça-feira
15h – Campo Mourão x Minas Tênis Clube
17h15 – Brasília x Praia Clube

27/07 – quarta-feira
15h – Flamengo x Campo Mourão
17h15 – Minas Tênis Clube x Brasília

28/07 – quinta-feira
15h – Brasília x Flamengo
17h15 – Praia Clube x Minas Tênis Clube

29/07 – sexta-feira
15h – Campo Mourão x Brasília
17h15 – Flamengo x Praia Clube

A primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete tem início na segunda-feira (18/7) e termina no dia 30 de julho, dividida em quatro sedes. Além da capital paulista, os jogos também terão as cidades de Uberlândia (MG), Mogi das Cruzes (SP) e Santa Cruz do Sul (RS) como palcos para os confrontos.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.